Análise das competências motoras em crianças da categoria de sub-11 de uma escola de futebol
Resumo
Introdução e objetivo: A avaliação das capacidades motoras é um recurso que possibilita a obtenção de dados de uma população específica que se podem tornar decisões válidas sobre o seu desenvolvimento motor. Analisar as habilidades motoras permite melhorar habilidades necessárias para prática do futebol. O objetivo do estudo foi verificar os níveis de competências motoras das crianças de uma escola de futebol. Materiais e métodos: A investigação caracterizou-se como uma investigação do tipo transversal de carácter descritivo e abordagem quantitativa. Sendo a amostra 19 rapazes da categoria sub 11 de uma escola de futebol, que foram avaliados através de um instrumento composto por testes de habilidades de locomoção e manipulação através do TGMD-2 que foi preenchido com um questionário, para além da anamnese para variáveis do estudo . Para a comparação entre grupos foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson e para as variáveis foi utilizado o teste t de Student, U de Mann-Whitney e o teste de variância de via (ANOVA), e a análise dos dados foi realizada por meio do software SPSS® versão 22 para Windows®, adotando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Classificação a nível médio para o quoficiente motor grosso das crianças, apresentando uma menor eficiência nas capacidades de manipulação. Discussão: O futebol pouco atua na questão do controlo de objetos manipulativos, exceto o guarda-redes. Estudos semelhantes identificaram uma diferença significativa para as capacidades manipulativas em comparação com as locomotivas. Conclusão: Ao analisar os resultados, se faz necessário desenvolver práticas globais de habilidades motoras grossas além das específicas da modalidade.Referências
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