Il calcio femminile in Brasile e negli Stati Uniti: somiglianze e differenze nello sport

  • Geórgia Fernandes Balardin Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Angelo Duarte Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Parole chiave: Gli sport, Donne, Club

Abstract

Quando si parla di calcio femminile si sa poco del Brasile e della struttura offerta dal Paese, che è intrigante, perché questo è il Paese del calcio. Questa ricerca mira a descrivere le differenze e le somiglianze tra il calcio femminile giocato nei club brasiliani e statunitensi. Questo studio presenta un approccio qualitativo, descrittivo e interpretativo. Allo studio hanno partecipato sette atleti di calcio brasiliani, che hanno giocato o giocato in club negli Stati Uniti e in Brasile. Come strumento di raccolta delle informazioni è stata utilizzata un'intervista semi-strutturata. Per acquisire i dati sono state effettuate interviste con script prestabiliti, utilizzando il Google Form. Dalle informazioni raccolte è stata effettuata un'analisi qualitativa dei dati. I risultati hanno mostrato che il calcio femminile in Brasile ha bisogno di un maggiore investimento socioculturale e finanziario che consenta un livello e una valutazione simili ai club negli Stati Uniti. Questa differenza osservata durante la ricerca si verifica in tutte le categorie valutate, sia dal punto di vista della partecipazione della famiglia allo sviluppo delle categorie iniziali, sia da quello professionale. Negli Stati Uniti i club professionistici femminili utilizzano un ufficio marketing come mezzo per raccogliere risorse finanziarie, favorire la struttura fisica, fornire la qualità dell'allenamento tecnico e tattico delle atlete, riflettere sulle prestazioni delle squadre nei campionati nazionali e internazionali. Tuttavia, nonostante le differenze tra i paesi, il calcio femminile è considerato lo sport preferito dalla maggior parte delle donne qui in Brasile.

Biografie autore

Geórgia Fernandes Balardin, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em futebol de campo e salão. Tendo participado de diferentes competições em ní­vel regional, nacional e internacional. Possui graduação no curso de licenciatura em Educação Fí­sica - ESEFID/UFRGS.

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Miguel Angelo Duarte, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol. Especialização em Pesquisa Curricular. Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Fí­sica, Esporte Adaptado e Esporte Paraolí­mpico; Esportes-Surdos.

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Pubblicato
2018-02-17
Come citare
Balardin, G. F., Voser, R. da C., Duarte, M. A., & Mazo, J. Z. (2018). Il calcio femminile in Brasile e negli Stati Uniti: somiglianze e differenze nello sport. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 10(36), 101-109. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/549
Sezione
Articoli scientifici - Originali

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