Motivational factors for the practice of the futsal initiation

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Henrique Policarpo Piccinin Horus Faculdades/SC
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituição Educacional São Judas Tadeu.
Keywords: Motivation, Sport Psychology, Futsal

Abstract

This study aimed to identify the reasons for the practice of the futsal initiation. Its sample was composed by 88 futsal practitioners of both sexes, aged from 7 to 17 years who are part of the basic categories of the City School of Atletas do Futuro from Saltinho-SC state. The data collection instrument used was the Inventory Motivation for Sports Practice of Gaya and Cardoso (1998). Concerning results, the highest average presented was sport competence (2.7), followed by health (2.6) and, after, friendship and recreation (2.2). The Student T Test revealed that the average sportsmanship surpassed that of health and friendship, moreover, the average health topped the friendship (p <0.05). There were no statistically significant correlations between age, time of practice of the participants and the three dimensions of motivation. There was also no significant difference in motivation between the sexes of respondents.

Author Biographies

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Henrique Policarpo Piccinin, Horus Faculdades/SC

Professor Especialista em Futsal, trabalha em escolinhas de futsal.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS)
Professor Adjunto DE - Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituição Educacional São Judas Tadeu.

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente atua em cursos de Especialização nas disciplinas; Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual.

References

-Braganhol, M. A.; Dos Santos, R. A. Fatores Motivacionais para a Prática de Dança em Meninas. Cinergis. Vol. 10. p. 35-41. 2009.

-Cabral, G. M.; Negreiros, A. A. Fatores Motivacionais na Prática Esportiva. 5ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Instituto Federal do Tocantins. 2014.

-Cardoso, L. M. Fatores Motivacionais para a Prática do Futsal Feminino, numa Equipe de Rendimento Sub-17: Um Estudo de Caso. TCC de Bacharelado em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense. UNESC. 2012.

-Cavalcanti, L.A. Fatores que Motivam Alunos, Professores Gestores na Prática e Desenvolvimento do Futsal Escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. p. 284-290. 2013.

-Cohen, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.1988.

-Da Costa, R. L. C., et al. Aspectos Motivacionais a Prática Esportiva de Atletas Participantes do Campeonato Metropolitano da Liga Campo-Grandense de Futebol de Campo. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. p. 139-144. 2009.

-David, C. E. B. Aspectos motivacionais e desempenho técnico tático em praticantes de futsal com 10 e 13 anos de idade. Dissertação de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2012.

-Dos Santos, M A. G. N.; Manoel, R. V. Fatores Motivacionais na Prática do Futebol. Revista Hórus. Vol. 4. Núm. 2. p. 220-230. 2010.

-Fischer, F.; e colaboradores. Motivação no Futebol de Campo. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. p. 187-192. 2009.

-Gaya, A.; Cardoso, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista perfil. Vol. 2. Núm. 2. 1998.

-Interdonato, G. C.; e colaboradores. Fatores motivacionais de atletas para a prática esportiva. Motriz. Vol. 14. p. 63-66. 2008.

-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E. A motivação para a prática do futebol decrianças com idade entre 09 a 12 anos. Revista Digital. Buenos Aires. Año 13. Núm. 128. 2011.

-Moraes, M. P. S. Análise comparativa dos alunos da 6ª série da Escola Adventista de Pelotas-RS: Motivação na prática de futsal nas aulas de educação física e no Projeto/Escolinha de Futsal. TCC em Licenciatura em Educação Física. Unijuí. Ijuí-RS. 2013.

-Nuñez, P.; e colaboradores. Motivos que levam Adolescentes a Praticar o Futsal. Revista Conexões. Vol. 6. Núm. 1. 2008.

-Paim, M. C. C. Fatores Motivacionais e Desempenho no Futebol. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.

-Paim, M. C. C.; Pereira, E. F. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz. Vol. 10. p. 159-166. 2004.

-Paim, M. C. C.; Pereira, E. F. Fatores Motivacionais em Adolescentes para Prática de Jazz. Revista da Educação Física. Vol. 16. p. 59-66. 2005.

-Pereira E. F.; e colaboradores. Fatores motivacionais de crianças e adolescentes asmáticos para a prática da natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 17. p. 9-17. 2009.

-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.

-Rubio, K. (org.). Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2000.

-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. Porto Alegre. TCC Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. 2009.

-Samulski, D. M. Psicologia do esporte. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1990.

-Santos, L. B.; Da Silva, T. D.; Hirota, V. B. Mulher no esporte: uma visão sobre a prática no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.

-Scalon, R. M. Fatores motivacionais que influem na aderência e no abandono dos programas de iniciação desportiva pela criança. Dissertação de Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Escola de Educação Física da UFRGS. Porto Alegre. 1998.

-Silva, D. A. P. Os fatores motivacionais no futsal feminino no município de Rebouças-PR. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 14. Edição Especial. 2012. Disponível em:. Acesso em: 10/05/2015.

-Silva, K. L. S.; e colaboradores. Fatores Motivacionais em Praticantes de Voleibol Escolar da Cidade de João Pessoa, PB. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 71. Núm. p. 253-258. 2008.

-Terra,G. B.; Hernandez, J. A. E.; Voser, R. C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 128. 2009.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ª edição. Porto Alegre. ArtMed. 2012.

-Voser, R. C.; Hernandez, J.A.E.; Ortiz, L. F. R.; Voser, P.E.G.A Motivação para a prática do Futsal: Comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm. 21. p. 196-201. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287/234>

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 4ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2008.

Published
2016-03-03
How to Cite
Voser, R. da C., Piccinin, H. P., Hernandez, J. A. E., & Voser, P. E. G. (2016). Motivational factors for the practice of the futsal initiation. RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football, 8(29), 175-180. Retrieved from https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/410
Section
Scientific Articles - Original

Most read articles by the same author(s)