Eficiência do sistema defensivo das quatro primeiras colocadas da Copa do Mundo de futebol - 2010: quantificação dos atletas presentes nos setores de recuperação da posse de bola

  • Lucas dos Santos Villela Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF - Futebol e Futsal: As ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futebol, Sistema Defensivo, Princípios, Setores

Resumo

O processo defensivo no futebol é fundamentalmente diminuir os espaços com o máximo de atletas possíveis próximos a bola, entendendo este fato, o estudo teve como objetivo quantificar o número de atletas presentes no setor anterior ao da recuperação da bola e no setor onde ocorreu a recuperação. Foram estudados os princípios e conceitos de marcações, tendo sido adotado para quantificar as ações uma divisão com 12 setores:Defesa, Intermediária Defensiva, Intermediária Ofensiva, Ataque (Esquerda, Centro, Direita). Os resultados apontaram a Espanha efetuando os desarmes com no mínimo três atletas (68%) dentro do setor,enquanto a Holanda teve índices muito próximos entre dois (29.9%), três (26.7%) e quatro (27.8%) atletas, a Alemanha recuperou 65% das ocasiões com três e quatro atletas no setor e oUruguai obteve maior parte das ações de desarme com dois (33.3%) e três (30.2%) jogadores. Em relação ao setor anterior ao desarme, Espanha (33.7%) e Alemanha (37%) tiveram maior ação com três atletas, já Holanda e Uruguai mantiveram o padrão anterior, Holanda com a proximidade entre dois (29.7%), três (29.7%) e quatro (23.4%), e Uruguai com dois (27.7%) e três (36.9%) ao redor da bola. Pôde-se concluir como é primordial um sistema organizado, uma equipe coesa e compacta dentro das fases do jogo. Para efeito de treinamento, sugere-se sessões baseadas nas situações fracionadas de jogo.

Referências

-Accame, F. Fútbol en zona. Gymnos Editorial. Madrid. 1995.

-Ancelotti, C. Entrevista ao Jornal AS. 2 de Novembro de 2004. 2004.

-Amieiro, N. «Defesa à zona» no futebol: A «(Des)Frankensteinização» de um conceito. Uma necessidade face à «inteireza inquebantável» que o «jogar» deve manisfestar. Licenciatura. FCDEF-UP. 2004.

-Batista, P. Organização defensiva: Congruência entre os princípios, sub-princípios e sub-sub-princípios de jogo definidos pelo treinador e a sua operacionalização. Um estudo de caso realizado no Sporting Clube de Espinho.Licenciatura Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2006.

-Bauer, G. Fútbol. Entrenamiento de la técnica, la táctica yla condición física. Editorial Hispano Europea. Barcelona.1994.

-Bayer, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

-Bertei, R.R. Organização no futebol: sistemas e tipos de marcação no processo de formação de jogadores. Monografia de Licenciatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009.

-Bonizzoni, L. Pressing’ Story. Società Stampa Sportiva. Roma.1988.

-Cabezón, J. M.; Fernández, J. La mappa del gol. Noticiário SettoreTécnico –FIGC. 4.p.16-21.1996.

-Cappa, A.Ela chique de espacios y outros fundamentos tácticos del fútbol moderno. Revista Técnica Profesional -Training Futbol. Valladolid. Núm. 98. p. 23-27. 2004.

-Castelo, J. Futebol: A organização do jogo. Edição do autor. 1996.

-Carvalhal, C. No treino de Futebol de rendimento superior. A recuperação é...muitíssimo mais que “recuperar”.Liminho, Industrias Gráficas. Braga. 2001.

-Cruyff, J. Me gusta el fútbol. RBA Libros. Barcelona. 2002.

-Frade, V.A interacção, invariante estrutural da estrutura do rendimento do futebol, como objecto de conhecimento científico –Uma proposta de explicitação de causalidade. Projecto para a prestação de provas de doutoramento. FCDEF-UP. 1990.

-Fraile Sánchez, A.; Agudo Frisa, F. Acciones tácticas del fútbol y su entrenamiento. Zaragoza. Kronos. 2006.

-Frade, V. Entrevista a Leal (2004): In Rendimento no Futebol -diferentes entendimentos, diferentes orientações metodológicas. Licenciatura. FCDEF-UP. 2004.

-Garganta, J. M. Modelação tática do jogo de futebol: estudo da organização da fase ofensiva em equipes de alto rendimento. 1997. Tese Doutorado Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. Porto. 1997.

-Garganta, J. Atrás do palco, nas oficinas do futebol. In Garganta, J.; Oliveira, J.; Murad, M. (Eds). Futebol de muitas cores e sabores -reflexões em torno do desporto mais popular do mundo. p. 227-232. 2004.

-Hernandez Moreno, J. Análisis de las estructuras del juego deportivo. 2ª edição. Barcelona. Inde Publicaciones. 1998.

-Laurier, A. Football –Culture Tactique et príncipes de jeu. ChironSports. Paris. 1989.

-Lopes, A.A.S.M. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo. Phorte. 2004.

-Menotti, C.L. Entrevista a Jesus Cuadrado Pino.In: Nuestra entrevista del mês: entrevista de metodologia y táctica. Revista Técnica Profesional -Training Futbol. Núm. 99. p. 8-17. Valladolid. 2004.

-Michels, R.Le «pressing» en football. In Football, entraînement àl’ éuropéenne, Vigot Editions. Paris. 1981.

-Miranda, C. Defesa "zona pressing" enquanto sistema defensivo precursor do aumento das finalizações: estudo de jogos das finais da Taça UEFA e Liga dos Campeões, 2005. Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. Porto.

-Mombaerts, E. (1991). Football –De l’analyse du jeu à la formation dujoueur. Édictions Actio. Joinville-le-Pont.

-Mourinho, J.. Entrevista a Rui Faria in “Periodização Táctica”. Um Imperativo Concepto metodológico do Rendimento Superior em Futebol. Licenciatura. Opção de Futebol. FCDEF-UP. Porto. 1999.

-Mourinho, J. Entrevista a Nuno Amieiro in «DEFESA À ZONA» no Futebol: A «(Des)Frankensteinização» de um conceito. Uma necessidade face à «inteireza inquebrantável» que o «jogar» deve manifestar. Licenciatura. Opção de Futebol. FCDEF-UP. Porto. 2003.

-Mourinho, J. Entrevista a Ricardo Barreto in O problematizar de dois princípios de jogo fundamentais no acesso ao rendimento superior em Futebol. Licenciatura. Opção de Futebol. FCDEF-UP. Porto. 2003.

-Mourinho, J. In Jornal Record. 18 de Fevereiro. p. 24-25. 2006.

-Pacheco, R. O Ensino do Futebol. Futebol de 7 –Um Jogo de Iniciação ao Futebol de 11. Edição do autor. 2001.

-Perez Garcia, J. Entrevista a Jesús Cuadrado Pino in nuestra entrevista del mês: entrevista de táctica. Revista Técnica Profesional -Training Fútbol. Núm. 76. p. 8-15. Valladolid. 2002.

-Ramos, A. Uma “(des)baromatriz(acção)”concepto comportamental da(s)zona(s) pressing. Um “olhar” sobre o(s) sucesso(s) persistente(s) de dois treinadores de «top»: José Mourinho (FC Porto-Chelsea FC) e Carlo Ancelotti (AC Milan). Licenciatura. FADEUP. 2005.

-Romero, D. Entrevista a Jesús Cuadrado Pino in nuestra entrevistadel mês: entrevista de táctica. El pressing de ataque para el sistema de juego 1-4-2-3-1. Revista Técnica Profesional -Training Fútbol. Núm. 99. p. 18-10. Valladolid. 2004.

-Silva, R. G. O futebol é para todos. 3ª edição. Lisboa. 1978.

-Tavares, J. Uma noção fundamental: a especificidade. O como investigar a ordem das “coisas” do jogar, uma espécie de invarâncias de tipo fractal. Licenciatura. FCDEF-UP. 2003.

-Teodorescu, L. Problemas da Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos. Livros Horizonte. Lisboa. 1984.

-Valdano, J. El miedo escénico y otras hierbas. Aguilar. Madrid. 2002.

-Worthington, E. Learning & teaching soccer skills. Califórnia: Hal Leighton Printing Company. 1974.

Publicado
2012-02-11
Como Citar
Villela, L. dos S. (2012). Eficiência do sistema defensivo das quatro primeiras colocadas da Copa do Mundo de futebol - 2010: quantificação dos atletas presentes nos setores de recuperação da posse de bola. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(8). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/92
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original