Variação tática de goleiro linha não altera o resultado das partidas de futsal na Taça São Paulo 2009

  • André Henrique Barbosa Aires Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Esquema tático, Variação tática, Goleiro-linha

Resumo

Tendo o futsal como um esporte coletivo, onde o goleiro que tem uma função de suma importância no futsal, pois exige que ele seja um especialista, por isso é o principal objeto deste estudo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a coleta e análise da utilização das variações táticas dos goleiros linha de futsal se existem alteração no placar? Caso ocorra se foi de uma forma positiva ou negativa, quando o goleiro linha e mais utilizado (placar desfavorável, favorável ou empate), tendo como base os jogos da Taça São Paulo categoria juvenil 2009 -SP, através de planilha de observação (Scout), coletando-se os dados através de observações. Fazendo uma revisão na literatura encontramos Couto e Souza (2004) que diz nos últimos anos as regras do futsal passaram por algumas alterações, com importante repercussão na atuação do goleiro. Inicialmente, o goleiro teve sua área de meta liberada para a marcação de gols. Posteriormente, foi impedido de receber com as mãos as bolas recuadas por seus companheiros, sendo obrigado a jogar com os pés. E por último, a mudança considerada mais significativa para a função do goleiro, houve a permissão do mesmo de jogar fora da sua área de meta com os pés, tornando-se o quinto jogador de linha, participando de forma ativa na organização tática da equipe. Com isso a maneira das equipes atuarem taticamente mudou bastante e o futsal se tornou mais ofensivo. Para a realização deste estudo foi utilizado como material uma planilha criada para observações da entrada e saída do goleiro linha na partida, com os resultados encontrados foi feita algumas tabelas que facilitaram a nossa discussão e assim foi mensurado através da planilha de observação, concluímos então que a entrada do goleiro linha se caracteriza na sua maioria quando o time esta com o placar desfavorável.

Referências

-Ferreira, R.L. Futsal e a Iniciação.5ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

-Greco, P.J.; Benda, R.N. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Vol. 2. Belo Horizonte. UFMG. 1998.

-Greco, P.J. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol. Belo Horizonte. Health. 2000.

-Mattos, J.G.C.; Salles, E.M. Futsal: alterações das regras e suas influências no processo de treino. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa. Vol. 4. Núm. 1. p. 16-24. 1996.

-Mutti, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ª edição São Paulo. Phorte. 2003.

-Oliveira, R.L. Análise Técnico-Tática e Pontuação das Finalizações no Jogo de Futsal do Campeonato Brasileiro de Seleções, Categoria Juvenil em 2002-GO. 2002. Monografia Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. UFMG. Belo Horizonte. 2002.

-Saad, M.; Costa, C.F. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis. Visual Books. 2001.

-Santos Filho, J.L. Manual de Futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.

-Souza, P.R.C. Conhecimento Tático no Futsal: um estudo comparativo. 1996. Monografia Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física. UFMG. Belo Horizonte. 1996.

-Souza, P.R.C.; Leite, T.M.F. Futsal. In: Greco, P.J. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Vol. 2. p. 171-203. Belo Horizonte. UFMG. 1998.

-Tolussi, F.C. Futebol de Salão. São Paulo. 3ª edição Hemus. 1986.

-Voser, R. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

Publicado
2012-02-11
Como Citar
Aires, A. H. B. (2012). Variação tática de goleiro linha não altera o resultado das partidas de futsal na Taça São Paulo 2009. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(8). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/85
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original