O interesse feminino pelo Futebol na escola

  • Willer Soares Maffei Departamento de Educação Fí­sica (GEsPEFi), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP, Brasil.
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi Departamento de Educação Fí­sica (GEsPEFi), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP, Brasil.
  • Bruno Jacob de Carvalho Departamento de Educação Fí­sica (GEsPEFi), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Educação física, Interesse, Desinteresse

Resumo

O consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Fí­sica, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Fí­sica nas escolas públicas estaduais do municí­pio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrí­nsecos e extrí­nsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrí­nsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estí­mulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.

Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, Departamento de Educação Fí­sica (GEsPEFi), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP, Brasil.

Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Bauru Faculdade de Ciências, Departamento de Educação Fí­sica, Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Fí­sica em Rede Nacional (PROEF), Integrante do Grupo de Pesquisa-GEsPEFi.

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Publicado
2020-04-19
Como Citar
Maffei, W. S., Verardi, C. E. L., & de Carvalho, B. J. (2020). O interesse feminino pelo Futebol na escola. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(45), 507-514. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848
Seção
Artigos: Edição Especial