Modelo de formação em futebol: análise de clubes do estado do Rio Grande do Sul

  • Rodrigo Vicenzi Casarin Programa de Pós graduação lato sensu da UGF - Futebol e Futsal: As ciências do esporte e a metodologia do treinamento
  • Igor Streit Programa de Pós graduação lato sensu da UGF - Futebol e Futsal: As ciências do esporte e a metodologia do treinamento
Palavras-chave: Futebol, Escalões de base, Processo de formação, Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de formação perspectivado por seis clubes do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo utilizou um questionário criado pelos próprios pesquisadores como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o objetivo principal do processo de formação visa vencer todas as competições disputadas (50,0%). Verificou-se tambéma preferência para a opção dos treinadores definirem o projeto de cada escalão sem a definição de um documento orientador (50,0%). A metodologia mais utilizada foi o treino tradicional (50,0%). Percebeu-se a preferência por ex-jogadores como critério pararecrutamento de treinadores (50,0%). Na questão que abordava o padrão de exercitação a opção de utilizar exercícios diferentes entre os escalões (50,0%) e a opção da utilização de um padrão semanal para todos os escalões (50,0%) foram escolhidas. Relativamente aos conteúdos desenvolvidos, nota-se primazia pelo desenvolvimento das dimensões fragmentadas com duas opções sendo escolhidas com (33,3%). Para a maioria do público estudado a etapa iniciação deve apenas desenvolver o gosto sadio pelo desporto, terceirizando para as escolinhas recreativas (50,0%). Ao futebol de rua, há apenas uma preocupação razoável na etapa de iniciação (50,0%). Quanto à progressão complexidade do jogo, o 11 x 11 assume conta do processo em todos os escalões (66,7%). Na questão relacionada às características que o jogador deve apresentar no final do processo de formação, a tendência tradicional falou mais alto e a dimensão física e técnica foram novamente escolhidas (50,0%). Procurou-se evidenciar nesse estudo uma reflexão crítica einstigadora, para que evolução do futebol no Estado do Rio Grande do Sul e em todo Brasil transporte-se realmente a um “novo paradigma” contemplando a complexidade do jogo.

Referências

-Antão, N. A Visão dos Treinadores na Formação de Futebol. Porto. Papiro. 2006.

-Arena, S.S.; Böhme, M.T.S. Federações esportivas e organização de competições para jovens. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 12. Núm. 4. p. 45-50. 2004.

-Bnagsbo, J. Energy demands in competitive soccer. Journal of Sports Sciences. London. Vol. 12. p. S5-S12. 1994.

-Bento, J.O. Como quem se confessa. In A. L. Pereira; A. Costa; R.P. Garcia (Eds.).O desporto entre lugares -O lugar das Ciências Humanas para a compreensão do Desporto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. p. 7-12. 2006.

-Bunker, D.; Thorpe, R. A model for the teaching of games in the secondary school. Bulletin of Physical Education. Vol. 10. p.9-16. 1982.

-Capra, F. O ponto de mutação. São Paulo. Cultrix. 2005.

-Carvalhal, C. No treino de futebol de rendimento superior: a recuperação é... muitíssimo mais quer recuperar. Braga. Liminho. 2001.

-Faria, R. Periodização Táctica. Um Imperativo Concepto metodológico do Rendimento Superior em Futebol. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.Porto.1999.

-Ferreira, A.P. Ensinar os jovens a jogar... A melhor solução para aprendizagem da técnica e da táctica. 2007. Disponível em: <http://www.fmh.utl.pt/disciplinas/MTI/apaulo/Artigo_APF.pdf>. Acessado em 11/12/2010.

-Filgueira, F. M. Futebol: uma visão da iniciação esportiva. Ribeirão Preto São Paulo. Ribergráfica. 2004.

-Fonseca, H. Futebol de Rua, um fenómeno em vias de extinção? Contributos e implicações para a aprendizagem. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto.2006.

-Freire, J.B. Pedagogia do Futebol. 2ª edição. Campinas. Autores Associados. 2006.

-Gaiteiro, B. A Ciência Oculta do Sucesso! -Mourinho aos olhos da ciência. Monografia de Licenciatura. Porto Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. 2006.

-Gomes, A.C. Sistema e estruturação do ciclo anual de treinamento. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. Vol. 10. Núm. 18. p. 77-84. 1995.

-Gomes, M. O Desenvolvimento do Jogar Segundo a Periodização Táctica. MCSports. 2008.

-Laborit, H. Deus Não Joga Dados. Mem Martins. Publicações Europa-América.1987.

-Leal, M.; Quinta, R. O treino no Futebol: uma concepção para a formação. Edições APPACDM de Braga. Braga. 2001.

-Lemos, H. Projecto de formação em Futebol: Um passo importante para a construção de um processo de formação de qualidade. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. 2005.

-Lobo, L. Formação, Mitos e Utopias. Disponível em:http://www.planetadofutebol.com/index.php?search=futebol+de+rua.2007.Acessado em15/01/2011.

-Losa, J.A.M. El entrenador de fútbol base. Sevilla. Wanceulen Editorial Deportiva. 2007.

-Maciel, J. A (In)(Corpo)r(Acção) Precoce dum jogar de Qualidade como Necessidade (Eco) Antroposocial total-Futebol um Fenómeno AntropoSocial Total, que «primeiro se estranha e depois se entranha» e... logo, logo ganha-se!. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2008.

-Martins, F. A Periodização Táctica segundo Vítor Frade. Mais que um conceito, uma forma de estar e reflectir o Futebol. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2003.

-Marques, A. Desporto para crianças e jovens. Razões e finalidades: Fazer da competição dos mais jovens um modelo de formação e de educação. Porto Alegre. UFRGS Editora. 2004.

-Mitchell, S.A.; Oslin, J.L. Teaching sport concepts and skills: A Tactical games approach. Champaign. IL. Human Kinetics. 2006.

-Morin, E. Introdução ao Pensamento Complexo.4ªedição. Lisboa. Instituto Piaget. 2003.

-Moreno, O.C. El modelo de juego del F. C. Barcelona: una red de significado interpretada desde el paradigma de lacomplejidad. Espanha. Mc Sport.2009.

-Mourinho, J. Entrevista. in:Faria, R. Periodização táctica. Um imperativo concepto-metodológico do rendimento superior em futebol. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 1999.

-Oliveira, J.G. Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição do processo ensino-aprendizagemtreino do jogo. Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2004.

-Pacheco, R. O Ensino do Futebol 7: Um Jogo de Iniciação ao Futebol de 11. Porto. Edição de Autor. 2001.

-Ramos, F. Futebol. Da "Rua" à Competição. Lisboa. Instituto do Desporto de Portugal. 2003.

-Reverdito, R.S.; Scaglia, A.J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz. Revista de Educação Física. Vol. 13. Núm. 1. p. 51-63. 2007.

-Scaglia, A. Formação x captação. Disponível em: <http://www.universidadedofutebol.com.br/2007/07/3,6223,FORMACAO+X+CAPTACAO.aspx>. 2007. Acessado em 15/02/2011.

-Schmidt, R.A.; Lee, T. D. Motor control and learning: a behaviora lmphasis. Champain. Human Kinetics. 1999.

-Snow, S. Small Sided Games. US Youth Soccer. Ohio. USA. 2004.

-Tamarit, X. Qué es la "Periodización Táctica"? Vivenciar el «juego»para condicionar el juego. MCSports. 2007.

-Teodorescu, L. Problemas de Teoria e Metodologia dosJogos Desportivos. Lisboa. Livros Horizonte. 1984.

-Thomas, J.; Nelson, J. Métodos de pesquisa em atividade física e saúde. 3ª edição. Artmed. 2002.

Publicado
2012-02-05
Como Citar
Casarin, R. V., & Streit, I. (2012). Modelo de formação em futebol: análise de clubes do estado do Rio Grande do Sul. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(7). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/76
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original