Percezione positiva del 1° UNIVAG Mini-Futsal Festival

  • Fabrí­cio Cesar de Paula Ravagnani Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT\Bela Vista)
  • Neize Beatris de Campos Curso de Educação Fí­sica - UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande - MT, Brasil.
  • Adilson Domingos dos Reis Filho Reis & Santini Assessoria e Consultoria. Núcleo de Estudos em Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT)
  • Albert Bruno Maciel Arruda Curso de Educação Fí­sica - UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, Integrante do Núcleo de Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde - NAFIMES/FEF/UFMT, Cuiabá-MT, Brasil.
  • Joás Dias de Araújo Cavalcante Professor do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Integrante do Núcleo de Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde - NAFIMES/FEF/UFMT, Várzea Grande-MT, Brasil.
Parole chiave: Iniziazione sportiva, Pedagogia sportiva, Giochi ridotti

Abstract

L'obiettivo dello studio è stato quello di verificare la percezione dei bambini in relazione al 1° Festival di Mini-Futsal tenutosi presso il Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG. Il festival è stato tenuto dagli studenti del corso di educazione fisica dell'UNIVAG durante l'evento, i dati sono stati raccolti attraverso un questionario, contenente domande aperte. Hanno partecipato allo studio 20 bambini, con un'età media di 9,75+0,44 anni. I risultati hanno mostrato che la maggior parte dei bambini ha percepito positivamente la propria partecipazione e quella degli accademici al festival e solo il 15% ha percepito negativamente la partecipazione degli accademici all'evento. Si conclude che il 1° Festival del mini-futsal svoltosi è stato percepito positivamente dai bambini partecipanti.

Biografie autore

Fabrí­cio Cesar de Paula Ravagnani, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT\Bela Vista)

Doutor. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT\Bela Vista), Integrante do Núcleo de Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde - NAFIMES/FEF/UFMT

Adilson Domingos dos Reis Filho, Reis & Santini Assessoria e Consultoria. Núcleo de Estudos em Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT)

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Fisiologia do Exercí­cio; Especialização em Exercí­cio Fí­sico aplicado à Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais; Mestrado em Biociências pela FANUT/UFMT, na linha de pesquisa Nutrição, Exercí­cio, Rendimento Fí­sico e Doenças Metabólicas. Revisor ad hoc dos periódicos cientí­ficos Motriz, Pensar a Prática, Revista Mackenzie de Educação Fí­sica e Esporte, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Saúde e Pesquisa e Journal of Physical Education and Sport Management. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade fí­sica e saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Medidas e Avaliação em Educação Fí­sica e Esportes, Cineantropometria, Composição Corporal, Bioquí­mica do Exercí­cio, Aptidão Fí­sica e Envelhecimento.

Riferimenti bibliografici

-Bolonhini, S. Z.; Galatti, L. R.; Paes, R. R. Teaching games for understanding: a importância da percepção do jogo na iniciação esportiva In: II Congresso Internacional de Deportes de Equipo. 2009.A Coruña. II Congreso Internacional de Deportes de Equipo. 2009.

-Bunker, D.; Thorpe, R. Is there a need to reflect on our games teaching? In Rethinking games teaching. R. Thorpe, D. B.;L. Almond (Eds), p. 25-33. Loughborough, England: Lougborough Université of Tecnology. 1986.

-Ferreira, M. S. A competição na Educação Física Escolar. Motriz. Vol. 6. Núm. 2. p. 97-100. 2000.

-Gil. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ªedição. Atlas.2006.

-Kawashima, L. B. Branco, M. F. A pedagogia do futsal no contexto educacional da escola. Efdeportes. Revista Digital. Buenos Aires. Ano. 13. p. 119,. 2008.

-Korsakas, P.; Rose, D. J. Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 1. 2002.

-Melo, V. A.; Knijnik, J. D. Futebol, cinema e masculinidade: uma análise de Asa Branca, um Sonho Brasileiro (1981) e Onda Nova (1983). Rev. Port. Cien. Desp. Vol. 9. Núm. 2-3. p. 183-191. 2009.

-Mota, R. B. P. Desporto Escolar: organização, dinamização da atividade interna. Horizonte, Lisboa. Vol. 19. Núm. 109. p. 1-8. 2003.

-Nista-Piccolo, V. L.; Prodócimo, E.; Souza, M. T.; Brandl, C. E. H.; Zylberberg, T. P.; Farias, L. Manifestações da inteligência corporal cinestésica em situação de jogo na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 12. Núm. 4. p. 1-126. 2004.

-Pinho, S. T.; e colaboradores, Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz, Rio Claro. Vol. 16. Núm. 3. p. 580-590. 2010.

-Ravagnani, F. C. P. 2º Festival de mini-futebol da Universidade Católica Dom Bosco, 2008. Disponível em:<http://cidadedofutebol.uol.com.br/cidade07/>Acessoem: 01/10/2010.

-Reverdito,R. S.; e colaboradores. Competições Escolares: Reflexão e Ação em Pedagogia do Esporte para Fazer a Diferença na Escola. Pensar a Prática. Vol. 11. Núm. 1. p. 37-45, 2008.

-Santana, W. C. Iniciação esportiva e algumas evidências de complexidade. In: Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil, 14, 2002, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa. p. 176-180. 2002.

-Santos Filho, J. F.; Ravagnani, F. C. P; Reis Filho, A. D. Frequência de lesões de joelho em atletas de futebol de salão. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 16. Núm. 159. 2011.

-Scaglia, A. J.; Montagner, P. C.; Souza, A. J. Pedagogia da competição em esportes: da teoria à busca de uma proposta prática escolar. Motus Corporis. Vol. 8. Núm. 2.p. 20-30. 2001.

-Silva, J. V. P. Práticas pedagógicas em educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Pensar a Prática, Goiânia. Vol. 16. Núm. 1. p. 1-319. 2013.

-Turpin, J. A. P. La competición en el ámbito escolar: um programa de intervención social. 2002. Tesis Doctorado Educación. Facultad de Educación. Departamento de Didáctica General y Didáticas Específicas. Universidade de Alicante. Alicante. 2002.

-Verardi, C. E. L.; De Marco, A. Iniciação Esportiva: a influência de pais, professores e técnicos. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro. Vol. 4. Núm. 2. 2008.

-Vidal, S. M.; e colaboradores. Construção de cartas centílicas da coordenação motora de crianças dos 6 aos 11 anos da Região Autónoma dos Açores, Portugal. Rev. Port. Cien. Desp. Vol. 9. Núm. 1. p. 24-35. 2009.

Pubblicato
2016-01-25
Come citare
Ravagnani, F. C. de P., Campos, N. B. de, Reis Filho, A. D. dos, Arruda, A. B. M., & Cavalcante, J. D. de A. (2016). Percezione positiva del 1° UNIVAG Mini-Futsal Festival. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 7(27), 505-511. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/312
Sezione
Articoli: Edizione Speciale