Análise dos gols marcados na liga de futebol de e-sports da Turquia: qual a diferença em relação às competições reais?
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os gols marcados na Liga Turca de Futebol E-Sports em três temporadas. Foi avaliado um total de 1016 gols marcados em 348 competições disputadas em três temporadas na Turkish E-Sports Football League. Nove critérios diferentes foram usados na avaliação dos gols. O programa SPSS 25 foi usado para a análise estatística dos dados obtidos. A frequência e a porcentagem, que são estatísticas descritivas, foram usadas na análise dos dados. Como resultado da pesquisa, observou-se que 219 (21,5%) dos 1016 gols marcados na Turkey E-Sports Football League foram marcados entre 76 e 90 minutos e 255 (73,2%) equipes que marcaram o primeiro gol em 348 competições venceram a competição. Na Turkey E-Sports Football League, 925 (91%) gols foram marcados como resultado de ataques organizados e 67 (73,6%) dos gols de bola parada foram marcados em pênaltis. Na Turkey E-Sports Football League, 615 (60,5%) dos gols marcados foram marcados com um único chute. Observa-se que 984 (96,8%) dos gols marcados na Turkey E-Sports Football League foram marcados de dentro da área de pênalti e 938 (92,3%) dos gols foram marcados com um chute de pé. Observou-se que 693 (68,2%) gols marcados na Turkey E-Sports Football League foram marcados a partir da 3ª zona definida dentro da área de pênalti e 201 (24,3%) assistências foram marcadas a partir da 9ª zona definida fora da área de pênalti. Observa-se que as competições de futebol real e as competições de futebol E-Sports são semelhantes de acordo com os resultados da análise.
Referências
-Acar, M.F.; Yapıcıoğlu, B.; Arıkan N.; Yalçın S.; Ateş N.; Ergun M. Analysis of goals scored in 2006 World Cup. VIth World Congress on Science and Football. Book of Abstracts. January 16-20. Antalya. Turkey. 2007.
-Akgül, F. Spor Toto Süper Lig Süleyman Seba Sezonunda Atılan Gollerin Analizi. Selçuk Üniversitesi. Sağlık Bilimleri Enstitüsü. Yüksek Lisans Tezi. Konya. Türkiye. 2017.
-Albayrak, M. Elektronik Spor Tüketicilerinin Satın Alma Davranışlarını Etkileyen Faktörlere İlişkin Bir Araştırma. İstanbul Gelişim Üniversitesi. Sağlık Bilimleri Enstitüsü. Yüksek Lisans Tezi. İstanbul. Türkiye. 2019.
-Argan, M.; Özer, A.; Akın, E. Elektronik Spor: Türkiye’deki Siber Sporcuların Tutum ve Davranışları. Spor Yönetimi ve Bilgi Teknolojileri. Vol. 1. Num. 2. 2006. p. 1-11.
-Armatas, V.; Yiannakos, A. Analysis and evaluation of goals scored in 2006 World Cup. Journal of Sport and Health Research. Vol. 2. Num. 2. 2010. p. 119-128.
-Armatas, V.; Yiannakos A.; Sileloglou P. Relationship Between Time and Goal Scoring in Soccer Games: Analysis of Three World Cups. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 7. Num. 2. 2007. p. 48-58.
-Armatas, V.; Yiannakos, A.; Papadopoulou, S.; Skoufas, D. Evaluation of goals scored in top ranking soccer matches: Greek "Super League" 2006-07. Serbian Journal of Sports Sciences. Vol. 3. Num. 1. 2009. p. 39-43.
-Barros, R.M.; Misuta, M.S.; Menezes, R.P.; Figueroa, P.J.; Moura, F.A.; Cunha, S.A.; Anido, R.; Leite, N.J. Analysis of The Distances Covered by First Division Brazilian Soccer Players Obtained With an Automatic Tracking Method. Journal of sports science & medicine. Vol. 6. Num. 2. 2007. p. 233-242.
-Borowy, M. Public Gaming: Esport and Event Marketing in The Experience Economy. Simon Fraser University. Master's Thesis. Canada. 2012.
-Borowy, M.; Jin, D.Y. Pioneering E-Sport: The Experience Economy and the Marketing of Early 1980s Arcade Gaming Contests. International Journal of Communication. Num. 7. 2013. p. 2254-2274.
-Bostancı, B. Elektronik Spor Alanının Sektörel ve Akademik Bağlamda Değerlendirilmesine Yönelik Bir Araştırma. İzmir Kâtip Çelebi Üniversitesi. Sosyal Bilimler Enstitüsü. Yüksek Lisans Tezi. İzmir. Türkiye. 2019.
-Bulut, S.B. Spor Bilimleri Alanı Akademisyenlerinin Elektronik Spora Bakış Açılarının İncelenmesi. Kırıkkale Üniversitesi. Sağlık Bilimleri Enstitüsü. Yüksek Lisans Tezi. Kırıkkale, Türkiye. 2020.
-Burns, T. E-Sports' can now drop the 'e'. 2014. Retrieved date: 20.06.2021. Retrieved from: https://www.aljazeera.com/opinions/2014 /7/26/e-sports-can-now-drop-the-e
-Busert, S. Quantitative Analyse der Torerfolge Waehrend der Fussball Weltmeisterschaft 1998 und Fussball-Europameisterschaft 2000 und Daraus Resultierende Trainingspraktische Konsequenzen. Cologne: Diplomarbeit der Deutschen Sporthochschule Köln. 2001.
-Carling, C.; Williams A.M.; Reilly, T. The Handbook of Soccer Match Analysis: A Systematic Approach to Improving. 1st ed. London: Routledge, Taylor & Francis. 2007. p. 1-15.
-Cerrah, A.O.; Özer B.; Bayram İ. Quantitative analysis of goals scored from set pieces: Turkey Super League Application. Türkiye Klinikleri J Sports Sci. Vol. 8. Num. 2. 2016. p. 37-45.
-Cerrah, A.O.; Gürol, B. Türkiye Futbol Süper Ligi’nde 2001-2009 Yılları arasında atılan gollerin analizi. Türkiye Klinikleri J Sport Sci. Vol. 3. Num. 2. 2011. p. 79-85.
-Chapman, A. Digital Games as History: How Video games Represent The Past and Offer Access to Historical Practice Routledge Advances in Game Studies. Oxfordshire: Taylor & Francis. 2016.
-Charalampos, M.; Yiannis, M.; Michalis, M.; Zizis, P. Analysis of goals scored in the UEFA Champions League in the period 2009/2010. Serbian Journal of Sports Sciences. Vol. 7. Num. 2. 2013. p. 51-55.
-Clough, P.; Strycharczyk, D. Developing mental toughness: Improving performance, wellbeing and positive behaviour in others. Kogan Page Publishers. 2012.
-Çobanoğlu, H. O. Analysis of Goal Scored on Russia World Cup 2018. Journal of Education and Training Studies. Vol. 7. Num. 2. 2019. p. 184-191.
-Çobanoğlu, H.O.; Terekli, M.S. 2016 European Football Championship: Goal Analysis. Turkey. Clinics Journal of Sport Sciences. Vol. 10. Num. 3. 2018. p. 123-129. https://doi.org/10.5336/sportsci.2018-61913
-Coşkun, E.; Öztürk, M. C. Steam dünyası: dijital oyun bloglarına yönelik bir değerlendirme. Gümüşhane Üniversitesi İletişim Fakültesi Elektronik Dergisi. Vol. 4. Num. 2. 2016.
-Durlik, K.; Bieniek, P. Analysis of Goals and Assists Diversity in English Premier League. Journal of Health Sciences. Vol. 4. Num. 05. 2014. p. 47-56.
-Eniseler, N. Futbolda Sistematik Maç Analizi. 1. Futbol Bilim ve Teknoloji Dergisi. Num. 5. 1995. p. 24-26.
-Gomes, R.V.P.; Stivan, C.E.; Luppi, V.F.; Bien, C.F. Incidência de gols no campeonato brasileiro de futebol da série A 2009. Revista EFDeportes. Num. 16. 2011. p. 161.
-Good, O. Today is the 40th Anniversary of the World's First Known Video Gaming Tournament. 2012. Retrieved date: 13.6.2021 Retrieved from: https://kotaku.com/today-is-the-40th-anniversary-of-the-worlds-first-known-5953371
-Griffiths, M.D.; Davies, M.N.; Chappell, D. Breaking the stereotype: The case of online gaming. Cyber Psychology & Behaviour. Vol. 6. Num. 1. 2003. p. 81-91.
-Hoyngo, J.; Steenbergen, J. What is esports? 2019. Retrieved date: 24.06.2021 Retrieved from: https://www.allesoversport.nl/ thema/beleid/wat-is-esports/
-Hughes, M. Notational Analysis. In: Reilly., T. ed. Science & Soccer. 1st ed. London: E & F Spon. 1996. p. 343-62.
-Hughes, M.; Franks, I. Notational Analysis of Sport, E & F.N. Spon. 1997.
-IeSF. International E-Sports Federation Member Countries. 2021. Retrieved date: 27.06.2021. Retrieved from: https://iesf.org/ about/members
-Işıkdemir, E. Fifa-2014 Dünya Kupasında (Brezilya) oynanan futbol müsabakalarının görüntü analizi yöntemiyle teknik ve taktik açıdan incelenmesi. Muğla Sıtkı Koçman Üniversitesi. Sağlık Bilimleri Enstitüsü. Beden Eğitimi ve Spor Ana Bilim Dalı. Yüksek Lisans Tezi. Muğla. Türkiye. 2016.
-James, N.; Mellalieu, S.; Taylor, J. Notational Analysis of Corner Kicks in English Premier League Soccer. In: Reilly T.; Cabri, J.; Araujo, D. eds. Science and Football V The Proceedings of the Fifth World Congress on Science & Football. 1st ed. London. E & F Spon. 2005. p.225-230.
-Jin, D. Esports And Television Business In The Digital Economy. In D. Jin (ed.). Korea's online gaming empire. Cambridge. MA: MIT Press. 2010. p. 59-79.
-Jones, G. What is this thing called mental toughness? An investigation of elite sport performers. Journal of applied sport Psychology. Vol. 14. Num. 3. 2002. p. 205-218.
-Karasar, N. Bilimsel Araştırma Yöntemi. Ankara: Nobel Akademik Yayıncılık. 2014.
-Kushner, D. Masters of doom: How two guys created an empire and transformed pop culture. New York. NY: Random House. 2003.
-Lago, C.; Martin, R. Determinants of Possession of the Ball in Soccer. J Sports Sci. Vol. 25. Num. 9. 2007. p. 969-74.
-Larch, F. The History Of The Origin Of Esports. 2019. Retrieved date: 10.06.2021. Retrieved from: https://www.ispo.com/en/ markets/history-origin-esports
-Leite, W. Euro 2012: Analysis and Evaluation of Goals Scored. International Journal of Sports Science. Vol. 3. Num. 4. 2013. p. 102-106.
-Li, R. Good Luck Have Fun: The Rise Of Esports, 1 st ed. Skyhorse Publishing, New York. 2016.
-Loy, R. Entwicklungstendenzen im Weltfußball. Fußballtraining. Vol. 8. Num. 9. 1990. p. 23-31.
-Michailidis, C.; Michailidis, I.; Papaiakovou, G.; Papaiakovou, I. Analysis and Evaluation of Way and Place That Goals Were Achieved During The European Champions League Of Football 2002-2003. Sports Organization. Vol. 2. Num. 1. 2004. p. 48-54.
-Michailidis, Y.; Michailidis C.; Primpa, E. Analysis of goals scored in European Championship 2012. Journal of Human Sport & Exercise. Vol. 8. Num. 2. 2013. p. 367-375.
-Mitrotasios, M.; Armatas, V. Analysis of goal scoring patterns in the 2012 European Football Championship. The Sports Journal. Num. 19. 2014.
-Njororai, W.W.S. Analysis of Goals Scored in The 2010 World Cup Soccer Tournament Held in South Africa. Journal of Physical Education and Sport. Vol. 13. Num. 1. 2013. p. 6.
-Rampinini, E.; Bishop D.; Marcora S.M.; Ferrari Bravo D.; Sassi R.; Impellizzeri F.M. Validity of simple field tests as indicators of match-related physical performance in top-level professional soccer players. Int J Sports Med. Vol. 28. Num. 3. 2007. p. 228-235.
-Seo, Y. Electronic Sports: A New Marketing Landscape of the Experience Economy. Journal of Marketing Management. Vol. 29. Num. 13/14. 2013. p. 1542-1560.
-Süngü, E.; Bostan, B. Türkiye’de ve Türkiye’den Oyun Çalışmaları. Ankara: Nobel Yayınları. 2020.
-Silva, C.D.; Campos Júnior, R.M. Análise dos Gols ocorridos na 18a Copa do Mundo de Futebol da Alemanha 2006. Revista Digital, Buenos Aires. Vol. 11. Num. 101. 2006.
-Silva, C. Gols: uma avaliação no tempo de ocorrência no futebol internacional de elite. Educación Física y Deportes. Vol. 12. Num. 112. 2007.
-Snavely, T. L. History and Analysis of eSport Systems. The University of Texas. Kinesiology and Health Education. Master’s Thesis. USA. 2014.
-Tokul, E.; Mülazımoğlu, O. Analysing the process from the initiation of attack to goal scoring touch in the Euro 2016. Universal Journal of Educational Research. Vol. 6. Num. 12. 2018. p. 2738- 2742. https://doi.org/10. 13189/ujer.2018.061206
-Tokul, E. 2016 Avrupa Futbol Şampiyonasında Atılan Gollerin ve Şutların Teknik ve Taktik Kriterler Açısından İncelenmesi. Muğla Sıtkı Kocaman Üniversitesi. Sağlık Bilimleri Enstitüsü. Beden Eğitimi ve Spor Ana Bilim Dalı. Yüksek Lisans Tezi. Muğla. Türkiye. 2017.
-Üçüncüoğlu, M.; Çakır, V. O. Modern Spor Kulüplerı̇nin Espor Faaliyetlerine İlgi Gösterme Nedenleri Üzerine Bir Araştırma. İnönü Üniversitesi Beden Eğitimi ve Spor Bilimleri Dergisi. Vol. 4. Num. 2. 2017. p. 34-47.
-Wagner, M. On The Scientific Relevance Of Esport. 2006 International Conference on Internet Computing and Conference on Computer Game Development. Las Vegas, Nevada: CSREA Press. 2006. p. 437-40.
-Walther, B. K. Playing and gaming. The International Journal. Of Computer Game Res. Vol. 3. Num. 1. 2001.
-Wikipedia. World Cyber Games. 2021. Retrieved date: 27.06.2021 Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/World_Cyber_Games
-Yılmaz, E.; Çağıltay, K. Electronic Games and Turkey. 2004. Retrieved date: 18.05.2021 Retrieved from: http://simge.metu.edu.tr/con ferences/TBD04-ElektronikOyunlar.pdf
-Yiannakos, A.; Armatas, V. Evaluation of the goal scoring patterns in European Championship in Portugal 2004. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 6. Num. 1. 2006. p. 178-188. https://doi.org/10. 1080/24748668.2006.11868366
-Yüksel, Y.E Espor İzleyicileri Buraya: Türkiye'de Kaçırdığınız 6 Espor etkinliği. 2021. Retrieved date: 16.12.2021 Retrieved from: https://www.webtekno.com/turkiyedeki-espor-etkinlikleri-h114942.html
-Zıvalıoğlu, H.; Doğan, A.A.; Sakallıoğlu, F.; Türkan, M.; Baş, M. Trabzonspor futbol takımının saha içerisindeki teknik hareketlerinin analizi. 1. Spor Bilimleri Kongresi Bildirileri, Atatürk Üniversitesi Bildiri Özetleri Kitapçığı. Erzurum: Num. 5. 1998. p. 122-129.
Copyright (c) 2025 Halil Türktemiz, Halil Orbay Çobanoğlu

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).