Modelo MGME: proposta para a gestão de marketing em clubes de futebol

  • Ivan Furegato Moraes Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Flávia da Cunha Bastos Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Marketing Esportivo, Administração de Marketing, Campeonato Paulista, Gestão do Esporte, Futebol Profissional

Resumo

A expansão global e o desenvolvimento econômico do futebol a partir da década de 1990 transformaram a modalidade em um rentável negócio inserido na Indústria do Entretenimento. Para responder aos novos desafios, o Marketing Esportivo passou a ser utilizado pelos clubes de futebol para atender às necessidades e desejos dos torcedores e gerar receitas. Apesar do desenvolvimento e da relevância nos clubes europeus, o Marketing Esportivo ainda é utilizado parcialmente pelos clubes brasileiros, que não se beneficiam de todas as suas potencialidades. Esse contexto motivou o desenvolvimento de um modelo teórico/prático para a gestão de marketing nos clubes de futebol profissionais brasileiros adequado à realidade nacional e baseado em diferentes modelos teóricos e práticos. A pesquisa se caracterizou como aplicada, exploratória e qualitativa, sendo realizada em quatro etapas: revisão bibliográfica sobre modelos teóricos; pesquisa de campo junto aos clubes brasileiros; análise comparativa dos resultados das etapas iniciais; e construção do modelo. O modelo proposto é fruto de diferentes fontes teóricas e práticas e a partir de quatro partes aponta como o marketing pode ser gerido adequadamente em clubes de futebol, com opções para clubes de diferentes portes e realidades. A pesquisa reúne diferentes modelos, diretrizes e ferramentas para a gestão de marketing em clubes de futebol, propondo um modelo inédito que pode ser a base para pesquisas futuras e possibilitar o aperfeiçoamento do marketing dos clubes brasileiros.

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Publicado
2023-02-26
Como Citar
Moraes, I. F., & Bastos, F. da C. (2023). Modelo MGME: proposta para a gestão de marketing em clubes de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(59), 415-432. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1284
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original