Perfil antropométrico da equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas

  • Maurí­cio Lobo Giusti Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Graciele Ferreira de Ferreira Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Márcia Morschbacher Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Gabriela Barreto David Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Mariana Otero Xavier Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Mariane de Sá Britto Morales Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Ravena Swoboda Antunez Grupo de Estudos em Futsal (GEF) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Palavras-chave: Futsal, Perfil antropométrico, Desempenho

Resumo

O presente estudo foi realizado de forma descritiva e objetivou determinar o perfil antropométrico das atletas da equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas e como objetivo específico a descrição do perfil antropométrico por posições das atletas, que foram divididas em: goleiras, fixas, alas e pivôs. As variáveis mensuradas foram idade, estatura, peso, percentual de gordura, massa corporal gorda, massa corporal magra e IMC. Os resultados encontrados foram: média geralde idade de 22,56 ± 3,77 anos, média geral de estatura 1,64 ± 7,2cm, massa corporal média de 61,98kg ± 11,41kg, percentual de gordura médio de 19,79% ± 6,62%, média geral de massa corporal gorda de 12,82kg ± 7,35kg, média geral de massa corporal magra de 49,16kg ± 6,16kg e média geral de IMC de 22,77kg/m² ± 3,43kg/m². Nos resultados encontrados de acordo com as posições das atletas foi possível perceber que a maior média de massa corporal, IMC, percentual de gordura e massa gorda se deu na categoria das goleiras. Em contrapartida, as alas apresentaram os menores resultados quando avaliados sob os mesmos índices. E a maior média de estatura ficou na categoria das fixas. A partir da descrição dos resultados encontrados, considera-se pertinente indicar que a caracterização do perfil antropométrico de atletas representa um importante instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de treinamento, sempre respeitando as limitações e a realidade de regime de cada equipe.

Referências

-Avelar, A. e colaboradores. Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2008.

-Campeizi, J.M.; Oliveira, P.R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbicas de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento e Percepção, Espírito Santo de Pinhal, Vol. 6, Núm. 8. 2006.

-Green, S. Antropometric and physiological características of South Australian soccer players. Australian Journal of Sciencw and Medicine in Sport, Vol. 4, Núm. 1, p. 3-7, 1992.

-Oliveira, P.R. Periodização contemporânea do treinamento desportivo: modelo das cargas concentradas de força: sua aplicação nos jogos desportivos (basquetebol, futebol de campo, futsal e voleibol) e luta (judô). São Paulo. Phorte, 2008.

-Queiroga,M.R.; Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforme a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria de Desempenho Humano. Vol. 7. Núm. 1. p. 30-34. 2005.

-Tenroller, C.A. Futsal: ensino e prática. Canoas. Ed. Ulbra, 2004.

-Tricoli, V.A. A. Análise da potência muscular nos músculos extensores do joelho em jogadores de basquetebol e voleibol do sexo masculino. São Paulo: USP, 1994.

-WHO. Physical status: the use and interpretation of athropometry. Geneva, 1995.

-Vigilância alimentar e nutricional -Sisvan: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde. Brasília. Ministério da Saúde. 2004.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Giusti, M. L., Ferreira, G. F. de, Morschbacher, M., David, G. B., Xavier, M. O., Morales, M. de S. B., & Antunez, R. S. (2012). Perfil antropométrico da equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(11). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/123
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original