As implicações das abordagens pedagógicas na formação de jogadores de futebol

  • Vinicius Nogueira Gaspar Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Abordagem pedagógica, Formação, Futebol, Pedagogia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir com renomados autores sobre as abordagens pedagógicas e suas implicações na formação de jogadores de futebol. Algumas modificações recentes nos comportamentos sociais fizeram com que cada vez mais crianças procurem as escolinhas de futebol como meio de iniciação ao esporte. Entretanto alguns professores dessas escolinhas ainda não se atentaram que parase formar jogadores é preciso uma abordagem pedagógica adequada às características específicas do futebol. Ao focarmos nossa abordagem em alguma das exigências estaremos indo em desacordo com a premissa básica de multiplicidade que envolve a formação de um jogador de futebol. Por isso torna-se relevante uma maior discussão sobre essas abordagens e em como elas influenciam na formação do jogador.

Referências

-Freire, J.B. Pedagogia do esporte. In Moreira, W.W; Simões, R. (org). Fenômeno Esportivo no Início de um Novo Milênio. Piracicaba. Unimep. 2000.

-Freire, J.B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associado, 2003.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas Educación Física y Deportes. Revista Digital. Año8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Oliveira, J.; Graça, A. (org.). O ensino dos jogos desportivos coletivos.2ª edição. Porto. Universidade do Porto. 1995.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Oliveira, J.; Graça, A. (org.). O ensino dos jogos desportivos coletivos.3ª edição. Porto. Universidade do Porto,1998.

-Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos. 2ª edição. Porto. FCDEF-UP. 1995.

-Greco, P.J.; Benda, R. (org.). Iniciação esportiva universal. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Vol.1. Editora Universitária. UFMG. 1998.

-Libâneo, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6ª edição. São Paulo. Cortez. 2002.

-Naveiras, P. Bases para una articulación pedagogica-didáctica en la iniciación deportiva infantil. Stadium. Buenos Aires. Ano 28. 1994.

-Paes, R.R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas. Editora ULBRA. 2001.

-Ré, A.H.N. Desempenho de adolescentes no futsal: relações com medidas antropométricas, motoras e tempo de prática. Tese Doutorado Escola de Educação Física e Esporte. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2007.

-Reverdito, R.S.; Scaglia, A.J. Pedagogia do esporte: Jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.

-Santos, J.A.R. Preparador Físico: Realidade, logro ou utopia? Revista Horizonte. Lisboa. Vol. 9. Núm. 51. p. 101-112. 1992.

-Scaglia, A.J.; Souza, A. Pedagogia do esporte. In: Comissão de Especialistas-ME. Dimensões Pedagógicas do esporte. Brasília. UNB/CAD. 2004.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Gaspar, V. N. (2012). As implicações das abordagens pedagógicas na formação de jogadores de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(10). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/111
Seção
Artigos: Edição Especial