Análise de Desempenho: um olhar sobre os métodos empregados em categorias de base de clubes de futebol da cidade de Porto Alegre-RS

  • Manoel Eduardo do Prado Shamah Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Alexandre Patz Hein Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Marcos Xavier de Andrade Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rodrigo Carlet Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Luciano de Oliveira Elias Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Luis Eurico Kerber Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Análise de desempenho, Análise de jogo

Resumo

Introdução e Objetivo: Nas últimas décadas o futebol passou a ser estudado e interpretado nos seus minuciosos detalhes, obtendo maior informação qualificada sobre o jogo. A análise de desempenho procura promover a melhora do rendimento da equipe e/ou do atleta.  O presente estudo teve como objetivo investigar a aplicação dos métodos de análise de desempenho no processo de formação de jovens futebolistas em três clubes profissionais da cidade de Porto Alegre-RS. Materiais e Métodos: A metodologia deste estudo caracteriza-se como de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Através do instrumento de entrevista semiestruturada foram entrevistados analistas de desempenho das categorias de base de três clubes. Como procedimento de análise dos dados, utilizou-se o método de triangulação. Resultados e Discussão: Os clubes estruturados nesta área de atuação, apesar de sistematizarem de maneira diferente os métodos utilizados, baseiam-se em princípios fundamentados na teoria. Os analistas de desempenho mencionam utilizar análises quantitativas e qualitativas sobre os dados dos jogos, assim como efetuam observações individuais e coletivas. Entretanto, em alguns casos, apresentou-se uma maior preocupação em análise de dados coletivos, sobrepondo-se as análises individuais, podendo distanciar-se do desenvolvimento e da formação dos atletas, papel das categorias de base. Conclusão: A análise de desempenho pode auxiliar na formação e desenvolvimento de jovens atletas de futebol, cabendo aos profissionais da área encontrarem os melhores métodos para sua aplicação. Os recursos usados pelos analistas, especialmente a filmagem do jogo, proporcionam um olhar mais técnico acerca dos acontecimentos ocorridos nas partidas.

Referências

Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: Por que tudo o que você sabe sobre futebol está errado. 1ª edição. São Paulo. Paralela. 2013.

-Braz, T.V. Análise de jogo no futebol: considerações sobre o componente técnico-tático, planos de investigação, estudos da temática e particularidades do controle das ações competitivas. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 15. 2013. p. 10.

-Cauduro, M. T.; e colaboradores. Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo. Feevale. 2004.

-Dias, C. Análise táctica no Futebol: Estudo exploratório dos comportamentos tácticos desempenhados por jogadores no campo relvado e no campo pelado. Dissertação de Licenciatura em Desporto e Educação Física, na Ãrea de Alto Rendimento. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. Porto. 2009.

-Fonseca, K. C. G. Da ideia à prática: análise do modelo de jogo idealizado, treinado e realizado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP. 2018.

-Fernandes, L.F.F.; Possebon, M.; Birk, M.; Menezes, F.C. L. Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo-RS. Feevale. 2004.

-Franks, I. M.; Miller, G. Eyewitness testimony in sport. Journal of sport behavior. Vol. 9. Núm. 1. 1986. p. 38.

-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista portuguesa de ciências do desporto. Vol. 1. Núm. 1. 2001. p. 57-64.

-Gómez-ruano, M.A. La importancia del análisis notacional como tópico emergente en Ciencias del deporte. The importance of performance analysis as an emergent research topic in sport sciences]. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. Vol. 13. Núm. 47. 2017 p. 1-4.

-Macedo, P.A.P.; Leite, M.M. Scout como um instrumento avaliativo do treinamento esportivo nas categorias de base do futebol. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 1. 2009. p. 21-35.

-Okazaki, V.H.A.; Dascal, J.B.; Okazaki, F.H.A.; Teixeira, L.A. Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 11. Núm. 1. 2012.

-Silva, P.M. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa. 2006.

-Silva, S. A. P. S. Pesquisa qualitativa em educação física. Revista Paulista de Educação Física. 1996. 87-98.

-Teoldo, I.; Guilherme, J.; Garganta, J. Para um Futebol Jogado com Ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes. Curitiba. Appris. 2015.

-Thiengo, C.R. Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro-SP. 2011.

-Vendite, L.L; Moraes, A.C.; Vendite, C.C. Scout no futebol: uma análise estatística. Conexões. Vol. 1. Núm. 2. 2003. p. 183-194.

-Volssovitch, A; Ferreira, A.P. Da descrição estática à predição dinâmica. A evolução das perspectivas de análise da performance nos jogos desportivos coletivos. In: Fundamentos e aplicações em análise do jogo. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. FMH. 2013.

Publicado
2021-07-17
Como Citar
Shamah, M. E. do P., Hein, A. P., Andrade, M. X. de, Carlet, R., Elias, L. de O., Kerber, L. E., & Voser, R. da C. (2021). Análise de Desempenho: um olhar sobre os métodos empregados em categorias de base de clubes de futebol da cidade de Porto Alegre-RS. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(52), 1-8. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/968
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##