Avaliação da técnica de futebolistas da categoria sub-15 em diferentes ambientes de prática

  • Bruno Henrique Coelho Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Victor Neiva Lavorato Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Felipe Moniz Carvalho Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Davi Correia Silva Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
Palavras-chave: Futebol, Escolinhas de futebol, Técnica

Resumo

Os diversos componentes do futebol interagem entre si, afetando o rendimento final nos atletas praticantes da modalidade. Dentre esses, destaca-se a capacidade técnica. Dessa forma, faz-se necessária a avaliação dos componentes técnicos de uma equipe de futebol. O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho técnico de adolescentes da categoria Sub-15 de duas escolinhas de futebol. Os atletas foram divididos conforme seus ambientes de prática, em Grupo A e Grupo B. Inicialmente, foi realizado um teste de normalidade de Shapiro-Wilk entre os grupos avaliados. Posteriormente, foi utilizado o teste T de Student para avaliar a diferença entre o Grupo A e Grupo B. Para avaliação, utilizou-se o Teste Especí­fico de Habilidades e Destrezas Globais no Futebol, composto por três etapas: avaliação do drible, passe e chute. Os resultados evidenciaram que as capacidades técnicas passem e chute foram similares entre os dois grupos avaliados. A capacidade técnica drible obteve melhor desempenho no Grupo A. Concluiu-se que somente houve diferença entre os grupos para a variável drible, a qual, dentre os componentes avaliados, é a mais dependente de qualidades fí­sicas.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Coelho, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Graduando em Educação Fí­sica pela Faculdade Governador Ozanam Coelho

Victor Neiva Lavorato, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Fí­sico

Professor no curso de Educação Fí­sica na Faculdade Governador Ozanam Coelho

Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Felipe Moniz Carvalho, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Fí­sico

Professor no curso de Educação Fí­sica na Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Davi Correia Silva, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Fí­sico

Professor no curso de Educação Fí­sica na Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Referências

-Andrade, R.L. Influência dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no escalão sub-11 de formação do futebol. Trabalho de Conclusão de Curso. UFMG-MG. Belo Horizonte. 2010.

-Bangsboo, J.; Lindquist, F. Comparison of various exercise tests with endurance performance during soccer in professional players. International journal of sports medicine. Vol. 13. Num. 2. 1992. p. 125-132.

-Feltrin, Y. R.; Machado, D. R. L. Habilidade técnica e aptidão física de jovens futebolistas. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 2. Num. 1. 2009. p. 45-49.

-Franchini, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri. Manole. 2001.

-Garganta, J. Competências no ensino de jovens futebolistas. Lecturas educación física y deportes. Buenos Aires. Num. 45. 2002.

-Giulianotti, R. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte e das multidões. São Paulo. Nova Alexandria. 2002.

-Guimarães, B. M.; Paoli, P.B. O treinamento técnico por posição no futebol: as especificidades na percepção dos técnicos de categorias de base no futebol mineiro. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 4. Num. 1. 2011.

-Kroger, C.; Roth, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos Jogos Esportivos. São Paulo. Phorte. 2002.

-Mor, D.; Christian, V. The development of a skill test battery to measure general soccer ability. North Carolina Journal of Health and Physical Education. Vol. 15. Num. 1. 1979.

-Neto, A.T.; Abreu, C.; Liberali, R.; Almeida, R. Análise da coordenação motora de uma equipe sub-11 de futebol de campo em Florianópolis. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 4. 2010. p. 7-13. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/34/34>

-Paoli, P. B.; Grasseli, A. Fundamentos técnicos do futebol. Canal Quatro. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/MG. 2003.

-Paoli, P. B.; Silva, C. D; Soares, A. J. G. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 1. Num. 1. 2008. p. 38-52.

-Scaglia, A. Escolinha de futebol: Uma questão pedagógica. Motriz. Rio Claro. Vol. 2. Num. 1. 1996. p. 36-43.

-Soares, V. O. V.; Rodrigues V. A. O.; Praça, G. M.; Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. Desempenho técnico de jogadores de futebol nos escalões sub-14 e sub-15. Corpus et scientia. Vol. 11. Num. 1. 2015. p. 47-54.

Publicado
2018-12-18
Como Citar
Coelho, B. H., Lavorato, V. N., Carvalho, F. M., & Silva, D. C. (2018). Avaliação da técnica de futebolistas da categoria sub-15 em diferentes ambientes de prática. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(40), 572-576. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/632
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original