O futebol feminino no Brasil e nos Estados Unidos: semelhanças e diferenças no esporte

Geórgia Fernandes Balardin, Rogério da Cunha Voser, Miguel Angelo Duarte, Janice Zarpellon Mazo

Resumo


Quando falamos de futebol feminino, pouco se sabe sobre o Brasil e a estrutura oferecida pelo país, o que é intrigante, pois este é o país do futebol. Essa pesquisa tem como objetivo descrever as diferenças e semelhanças entre o futebol feminino praticado em clubes do Brasil e dos Estados Unidos. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Participaram do estudo sete atletas brasileiras de futebol, que tenham atuado ou atuam em clubes dos Estados Unidos e do Brasil. Como instrumento de coleta de informações utilizou-se uma entrevista semiestruturada. Para captação de dados foram realizadas entrevistas com roteiro pré-estabelecidos, utilizando o Formulário Google. A partir das informações coletadas foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados mostraram que o futebol feminino no Brasil necessita de um maior investimento sociocultural e financeiro que permita uma equiparação e valorização semelhante aos clubes dos Estados Unidos. Essa diferença observada durante a pesquisa acontece em todas as categorias avaliadas, tanto do ponto de vista da participação da família no desenvolvimento das categorias iniciais, quanto no profissional. Nos Estados Unidos os clubes profissionais femininos utilizam um departamento de marketing como forma de captar recursos financeiros, favorecendo a estrutura física propiciando a qualidade do treinamento técnico e tático das atletas, refletindo no desempenho das equipes em campeonatos nacionais e internacionais. No entanto, apesar das diferenças entre os países, o futebol feminino é considerado o esporte de escolha pela maioria das mulheres aqui no Brasil.

 

ABSTRACT 

The female football in Brazil and United States of America: differences and similarities in the sport

This research aims to describe the differences and similarities between women's football played in Brazilian and United States’ teams. A semi-structured interview was performed with Brazilian athletes who play or have played in Brazil and in the United States to evaluate the athletes' perceptions regarding different aspects, namely: facilities; health resources; athletic apparel; tactical and technical training; written and digital media; and the youth teams. From the information obtained through interviews a qualitative analysis of the data by topic was made. Seven athletes agreed to participate of the study.The results showed that women's soccer in Brazil needs a greater socio-cultural and financial investment that allows a similar assimilation and appreciation to the clubs of the United States. This difference observed during the research occurs in all categories evaluated, both from the point of view of the participation of the family in the development of the initial categories, as well as in the professional. In the United States, professional women's clubs use a marketing department as a means of attracting financial resources, favoring the physical structure, promoting the quality of the technical and tactical training of the athletes, reflecting the performance of the teams in national and international championships. However, despite the differences between countries, women's football is considered the sport of choice by most women here in Brazil.


Palavras-chave


Esportes; Mulheres; Clubes

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