A relação entre chutes em direção ao gol e o resultado final da Copa do Mundo de Futsal na Tailândia em 2012

  • Rogério da Cunha Voser ESEFID - UFRGS
  • Marcelo Francisco da Silva Cardoso ESEFID/UFRGS
  • José Cí­cero Moraes ESEFID/UFRGS
  • Giovani dos Santos Cunha ESEFID/UFRGS
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS
  • Matheus Lima Morais ESEFID/UFRGS
Palavras-chave: Futsal, Técnica, Rendimento, Análise de jogo

Resumo

O objetivo desta investigação foi descrever a relação entre a média de chutes em direção ao gol e o resultado final dos jogos de futsal da copa do mundo da Tailândia de 2012. Os dados foram obtidos da base de dados do torneio Mundial de Futsal que estão publicadas no site oficial da FIFA. Foram analisados 52 jogos, sendo 36 jogos na fase de grupos, 8 jogos nas oitavas de final, 4 jogos nas quartas de finais, 2 jogos na semi final, 1 jogo na disputa de terceiro lugar e o jogo final. Os resultados apontaram que nos 52 jogos disputados no Mundial de Futsal na Tailândia ocorreram 3604 chutes com média de 69,3 por jogo, sendo que destes 1416 foram em direção ao gol com média de 27,2 por jogo; e somente 348 se materializaram em gols com média de 6,7 gols por jogo. Encontrou-se uma correlação positiva moderada (r = 0,513; p < 0,0001) entre os chutes em direção ao gol e o resultado de vitória no jogo A média de chutes em direção ao gol foi estatisticamente diferente em relação ao resultado no jogo (derrota = 10,40±4,85; vitória = 17,02±6,26; p= 0,000). Conclui-se que as equipes que chutam mais em direção ao gol apresentam uma probabilidade maior de serem as vencedoras nos jogos de Futsal profissional.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEFID - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Marcelo Francisco da Silva Cardoso, ESEFID/UFRGS

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha (1985), especialização em Treinamento Fí­sico Desportivo na UFRGS (1986), especialização em Metodologia do Ensino da Educação Fí­sica e Esportes na UFRGS (1996) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutorando do curso de Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Educação Fí­sica escolar ensino fundamental e médio, ensino, avaliação e treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, avaliação da aptidão fí­sica para saúde, avaliação do rendimento esportivo, cineantropometria. Participa como membro pesquisador de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UFRGS: Grupo de Estudos em Esporte GEE e NP3 - Esporte - Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte.

José Cí­cero Moraes, ESEFID/UFRGS

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí­ (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatí­stica; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Giovani dos Santos Cunha, ESEFID/UFRGS

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercí­cio (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto I da Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Fí­sica Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, International Journal Sports Medicine e Journal of Sports Science. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores fí­sicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como o Handebol, Voleibol, Futebol, Futsal, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). 

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Nos últimos anos, atuou na docência superior com as disciplinas de Inglês Aplicado aos Negócios, Português Instrumental, Comunicação Empresarial, Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual. Além da Docência, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e de Colegiado na Faculdade SOGIPA e na Instituição Educacional São Judas Tadeu - RS, além de ter participado dos projetos de mobilização destas instituições para o ENADE e de ter publicado alguns artigos acadêmicos. Atualmente é professora dos Cursos de Especialização em Administração na Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS.

Matheus Lima Morais, ESEFID/UFRGS

Graduado em Educação Fí­sica pela ESFID/UFRGS, coordenador técnico das Categorias de base do Esporte Clube Cruzeiro -RS, trabalha na assesoria esportiva da PACE, prestando serviço de grupo de corrida e academia funcional.

Referências

-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: Por que tudo o que você sabe sobre futebol está errado. São Paulo. Paralela. 2013.

-Balzano, O. N.; Leite, W. S. S.; Santos, R. R. Determinação da Eficiência Coletiva Ofensiva no Futsal de Alto Rendimento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Núm. 21. p. 162-168. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/265/232>

-Barbieri, F.A.; Santiago, P.R.; Gobbi, L. T.; Cunha, S. A. Análise cinemática da variabilidade do membro de suporte dominante e não dominante durante o chute no futsal. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 8. Núm. 1. p. 68-76. 2008.

-Barbieri, F.A. Ochute com o membro dominante e não dominante realizado com a bola parada e em deslocamento no futsal. Dissertação de Mestrado em Ciências da Motricidade. Rio Claro. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista. 2007.

-Castellano, J.; Casamichana, D.; Lago, C. The use of match statistics that discriminate between successful and unsuccessful soccer teams. Journal of Human Kinetics. Vol. 31. p. 139-147. 2012.

-Castro, F. A. V.; Navarro, A. C. Relação entre vitórias ou derrotas e a quantidade de finalizações no jogo de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 2. Num. 5. p. 68-71. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/45/45>

-Garganta, J. Analisar o jogo nos jogos desportivos colectivos: uma preocupação comum ao treinador e ao investigador. Horizonte. Lisboa. Vol. 14. Núm. 83. p. 7-14. 1998.

-Hughes, M.; Franks, I. Notational analysys of sport. London: E e FN SPON.1997. 320 p.

-Irokawa, G. N.F. Caracterização das finalizações do jogo de futsal: um estudo sobre a copa do mundo de futsal FIFA 2008. 2009. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2009.

-Junior, k. M. J.; Soares, G. S.; Silva, V. F. O efeito do treino da visão periférica na correlação entre chutes para o gol e tentos realizados no futsal. Conexões. Vol. 6. Núm. 2. 2008.

-Kumahara, R.; Barbieri, F. A.; Leme, J. A.; Machado, A.A. Análise qualitativa das ações e do sistema de jogo de equipes profissionais de futsal. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. Núm. 1. 2009. p. 65-70.

-Lima, M. R. M. Perfil das finalizações no futsal: um estudo do XXII jogos da juventude do Paraná. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.

-Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. Análise de jogo nos jogos esportivos coletivos: o exemplo do voleibol. Revista Pensara Prática. Vol. 12. Núm. 3. p. 1-16. 2009.

-Marchiori, C. L.; Voser, R. C. Análise do Chute Ofensivo nos Jogos Universitários Gaúchos de Futsal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 17. Núm. 171. 2013.

Moraes, J.; Cardoso, M.; Vieira, R.; Oliveira, R. Perfil caracterizador dos gols em equipes de futebol de elevado rendimento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 4. Num. 12. p. 140-150. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/144/133>

-Moreira, D.; Godoy, J.R.P.; Braz, R. G.; Machado, G. F. B.; Santos, H. F. S. Abordagem cinesiológica do chute no futsal e suas implicações clínicas. R. bras. Ci e Mov. Vol. 12. Núm. 2. p.81-85.2004.

-Peñas, C.; Balbsteros, J.; Dellai, A.; Gómez, M. Game related statistics that discriminated winninng, drawing and losing teams from the Spanish soccer league. Journal of Sports Science and Medicine. Vol. 9. Num. 2. p. 288-293. 2010.

-Silveira, C. F. Efeito Agudo Prolongado na Coordenação do Chute no Futsal. Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação Física. Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. 2010.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. J. Métodos de Pesquisa em atividade Física. 5ªedição. Artmed. 2007.

-Tourinho Filho, H.; Soares, B.; Barbanti, V.J. Análise do Desempenho em Quadra de Jogadores de Futsal: Um Estudo Longitudinal. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 14. Núm. 141. 2010.

-Voser, R.C. Futsal: princípios técnicos e táticos. 4ªedição. Canoas. Ulbra. 2014

-Voser, R. C.; Giusti, J.G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2ª edição. Porto Alegre. Penso. 2015.

Publicado
2017-09-08
Como Citar
Voser, R. da C., Cardoso, M. F. da S., Moraes, J. C., Cunha, G. dos S., Voser, P. E. G., & Morais, M. L. (2017). A relação entre chutes em direção ao gol e o resultado final da Copa do Mundo de Futsal na Tailândia em 2012. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(34), 258-264. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/497
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##