Futebol feminino na escola: a perspectiva de alunos do ensino fundamental

  • Felipe Kerne Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Futebol, Feminino, Escola

Resumo

A Educação Física escolar no Brasil tem nos desportos coletivos o principal conteúdo de suas aulas, dentre os mais oferecidos estão o voleibol, futebol, basquetebol e handebol. Desta forma o futebol torna-se muitas vezes a ferramenta mais utilizada nas aulas de Educação Física, já que o Brasil é considerado o país do futebol. Mas sabemos que por muitos anos este desporto foi culturalmente considerado um esporte masculino, o que acabou afastando as mulheres dessa prática. O presente estudo teve como objetivo analisar o cenário atual do futebol feminino dentro do ambiente escolar de ensino fundamental, buscando apontar qual a perspectiva das alunas quanto à prática desse esporte na escola. Os dados foram coletados através de questionário fechado aplicado a 89 alunas de 6ª e 7ª série do ensino fundamental, matriculadas na rede pública do município de Imbé. Os resultados mostram que 89 % das meninas participantes da pesquisa já tiveram algum tipo de experiência com futebol nas aulas de educação física, e 72 % das participantes indicaram que meninas costumam jogar futebol em sua escola, sendo que o espaço destinado a pratica do esporte ainda é dominado pelos meninos,o futebol aparece em segundo lugar na preferência das meninas dentre os esportes mais praticados no ambiente escolar com 38 % ficando atrás do voleibol, com 42 % da preferência. Conclui-se que as meninas têm praticado o futebol na escola e demonstram interesse pelo mesmo, o que caracteriza uma mudança de cenário se comparado com estudos similares realizados na década anterior

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Publicado
2014-08-26
Como Citar
Kerne, F. (2014). Futebol feminino na escola: a perspectiva de alunos do ensino fundamental. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/249
Seção
Artigos: Edição Especial