Caracterí­sticas do futsal e o processo de formação de jogadores

  • Felipe Machado da Cruz Santos Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Alessandro Hervaldo Nicolai Ré Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Futsal, Talento, Crianças, Adolescentes

Resumo

Esse estudo apresenta uma revisão de literatura acerca da formação de jogadores e as características das ações realizadas durante jogos de futsal. A partir da pesquisa realizada, alguns pontos importantes podem ser destacados, tais como, um melhor entendimento da promoção do talento em vez da preocupação com a identificação/exclusão precoce. Muitas vezes, a seleção de atletas é realizada levando-se em consideração características transitórias associadas ao processo de crescimento e maturação biológica. O entendimento das características físicas e da maturação sexual no desempenho de jovens atletas deve ser levado em consideração para que ocorra um adequado planejamento de treinamento. Em relação às características do futsal, os estudos mostram que o futsal é um esporte de alta intensidade com elevada requisição de capacidades anaeróbia e aeróbia, e de força, velocidade e agilidade. Somando-se às capacidades físicas, as habilidades motoras específicas (técnica) e a capacidade cognitiva (tática) determinam o desempenho em situação real de jogo. São necessários mais estudos focados nas inter-relações entre as capacidades físicas (metabólicas), técnicas e táticas e suas consequências para o processo de formação esportiva.

Biografia do Autor

Felipe Machado da Cruz Santos, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo

Formado no Curso de Ciências da Atividade Fí­sica, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. 2008-2011. Professor de futebol no Sport Club Corinthians Paulista desde 2010, estagiário desde 28 de março de 2010 até 31 de dezembro de 2011, CLT a partir de 17 de janeiro de 2012. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Habilidades e Capacidades Motoras - GEPCHAM - EACH-USP e Pós-Graduando em Fisiologia do Exercí­cio - CEFIT.

Alessandro Hervaldo Nicolai Ré, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Faculdade de Educação Fí­sica de Santo André (1998), especialização (Lato Sensu) em Treinamento Desportivo, Mestrado (Doutorado Direto - FAPESP) em Educação Fí­sica pela Escola de Educação Fí­sica e Esporte da Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Educação Fí­sica pela EEFE-USP (2007), área Biodinâmica do Movimento Humano. Atualmente, é professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - curso de Ciências da Atividade Fí­sica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em programas de atividade fí­sica na infância e na adolescência, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte para crianças e adolescentes, crescimento e desenvolvimento humano, processo de aquisição de habilidades motoras e análise de jogo.

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Publicado
2013-12-27
Como Citar
Santos, F. M. da C., & Ré, A. H. N. (2013). Caracterí­sticas do futsal e o processo de formação de jogadores. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(19). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/243
Seção
Artigos Científicos - Revisão