Um estudo de caso sobre os saberes profissionais na formação do treinador de futebol

  • Caio Cesar Portugal Universidade Vila Velha - UVV/ES, Brasil.
  • Murilo Eduardo Santos Nazário Universidade Vila Velha - UVV/ES, Brasil.
  • Lucas Mendonça Alburquerque Universidade Vila Velha - UVV/ES, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Treinador, Profissão

Resumo

Pouco se tem discutido a respeito dos saberes necessários para a formação do treinador, em particular de futebol, isso pode ser consequência de uma tradição que considera como reflexões centrais o treinamento técnico- tático e a preparação física. A pesquisa nasce da seguinte questão: quais os saberes necessários para a formação do treinador de futebol? Assim como discutir como esses saberes são mobilizados e utilizados pelo treinador. O objetivo é analisar quais tem sido os saberes mobilizados e utilizados no seu cotidiano profissional. Dessa forma o estudo utilizou-se da pesquisa de campo, tendo como ferramenta a entrevista narrativa, que se deu com o treinador de futebol do clube capixaba Espírito Santo Futebol Clube. Os resultados serão apresentados em categorias temáticas. Foi identificado que dentre os clubes brasileiros é comum que no comando das equipes os treinadores sejam advindos do futebol, mas que no cenário atual os treinadores de formação acadêmica têm obtido êxito. Ao analisar a trajetória profissional dos treinadores, nota-se que os profissionais de educação física foram inseridos nos clubes de futebol como preparadores físicos, e com o passar de o tempo assumir o cargo de treinador. O treinador deve manter uma relação equilibrada de experiências da formação vinda do futebol, com a formação acadêmica. Assim podemos afirmar que os saberes necessários para a formação do treinador da modalidade de futebol, são os saberes orais, experienciais, curriculares, pedagógicos, técnicos e afetivos e que os mesmos são mobilizados para a formação de atletas autônomos e eficientes.

Referências

-Araújo Filho, W. C. Futebol Brasileiro: A Trajetória do Jogador Profissional e o Fim de Sua Carreira. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP. 2009.

-Arroyo, M.P.M.; Álvarez, F.D.V. El Entrenador Deportivo: Manual Práctico para su Desarollo y Formación. El Entrenador Desportivo Como Ser Social. Diferentes Modelos de Entrenador. Editora Inde Publicaciones. p. 26-27. 2004.

-Benites, L.C.; Barbieri, F.A.; Neto, S. S. O Futebol: Questões e Reflexões a Respeito Dessa “Profissão”. Revista Pensar a Prática. Vol.10. Núm. 1. 2007.

-Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Portugal. edições 70. 2009.

-Brasil, V.Z.; e colaboradores. Propostas Conceituais a Respeito do Conhecimento Profissional do Treinador Esportivo. Revista da Educação Física da UEM. Vol. 26. Núm. 3. 2015.

-Bettanim, M.R.; Nunes, H.F.P.; Silva, C.S.; Drigo, A.J. Atividade de treinador de futebol no Brasil: ofício ou profissão. Revista brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 25. Núm. 1. p.212-219. 2017.

-Charlot, B. Da Relação com o Saber, Elementos para uma Teoria. Porto Alegre. Artmed. 2000.

-Costa, I. T. Análise do Perfil de Liderança de Treinadores de Futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Dissertação de Mestrado. Escola de Educação Física, Fisioterapeuta e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2006.

-Cunha, A.; Gaspar, A.; Costa, C.; Carvalhos, F.; Fonseca, J. O “Bom Treinador”. Representações das características dos treinadores segundo atletas da modalidade desportiva colectiva-Futebol. Revista Horizonte. Vol. 16. Núm. 91. 2000.

-Da Matta, R.; e colaboradores. O Universo do Futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982.

-Damo, A. Do Dom a Profissão: Uma Etnografia do Futebol de Espetáculo a Partir da Formação de Jogadores no Brasil e na França. 2005. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005.

-Duarte, D. F. T. S. O Treinador de Sucesso no Futebol: Uma Perspectiva de Treinadores e Jogadores de Elite do Futebol Português. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. Porto. 2009.

Garganta, J. Revista de Entrenamiento Deportivo: Conocimiento y Acción en el Fútbol. Tender Un Puente Entre la Táctica y la Técnica. Vol. 15. Núm. 1. p. 15-23. 2001.

-Lovisolo, H. Saudoso Futebol, Futebol Querido: A Ideologia da Denúncia. In: Helal, R.; Soares, A. J.; Lovisolo, H. A Invenção do País do Futebol: Mídia, Raça e Idolatria. Rio de Janeiro. Mauad. 2001.

-Mahlo, F. O Acto Táctico no Jogo. Ed. Compendium. Lisboa. 1980.

-Marques, A. T. Revista Treinamento Desportivo: As Profissões do Corpo: O Treinador. Vol. 5. Núm. 1. p. 04-08. 2000.

-Marturelli Junior, M. A Organização do Trabalho de Treinadores de Futebol: Estratégias de Ação e Produtividade de Equipes Profissionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2002.

-Milistetd, M. A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: Análise das estratégias de formação inicial em Educação Física. Tese de Doutorado em Educação Física. Centro de Desportos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2015.

-Paoli, P. B. Os Estilos de Futebol e os Processos de Seleção e Detecção de Talentos. Tese de Doutorado em Educação Física. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 2007.

-Portugal, C. C.; Nazario, M. E. D. S. O estado do conhecimento sobre os saberes na formação do treinador de futebol e futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p. 298-307. 2017. de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/505

-Rodrigues, F. X. F. A Formação do Jogador de Futebol no Sport Club Internacional (1997-2002). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2003.

-Soares, A. J. G: Futebol Raça e Nacionalidade no Brasil: Releitura da História Oficial. Tese de Doutorado apresentada Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 1998.

-Talamoni, G. A.; Oliveira, F. I. S.; Silva, R. N. B.; Hunger, D. Perfil dos Treinadores da Seleção Brasileira de Futebol Sob a Ótica da Teoria Configuracional de Norbert Elias. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física; VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Florianópolis. Anais. 2012.

-Talamoni, G.A.; Oliveira, F.I.S.; Hunger, D. As Configurações do Futebol Brasileiro: Análise da Trajetória de um Treinador. Vol.19. Núm. 01. Porto Alegre. 2013.

-Tardif, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 7ª edição. Editora Vozes. Petrópolis. 2006.

-Thiengo, R. C. Os Saberes e o Processo de Formação de Futebolistas no São Paulo Futebol Clube. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. UNESP. Rio Claro. 2011.

-Tozetto, A.V.B.; Galatti, L.R.; Milistedt, M. Desenvolvimento professional de treinadores esportivos no Brasil: Perspectivas de aprendizagem ao longo da vida. Pensar a prática. Vol. 21. Núm. 1. p.207-219. 2018.

-Vanek, M. Psychological problems in major sport events. In C. K. Giam; K. K. Chook. K. C. The (Eds.) Proceedings of the 7th World Congress of Sport Psychology: Sport Psychology and Human Performance. Singapore. 160-164. 1989.

Publicado
2023-02-26
Como Citar
Portugal, C. C., Nazário, M. E. S., & Alburquerque, L. M. (2023). Um estudo de caso sobre os saberes profissionais na formação do treinador de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(60), 557-565. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1308
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original