O estado do conhecimento sobre os saberes na formação do treinador de futebol e futsal

  • Caio Cesar Portugal Universidade Vila Velha
  • Murilo Eduardo dos Santos Nazario Universidade Vila Velha
Palavras-chave: Futebol, Treinador, Profissão

Resumo

Pouco se tem discutido a respeito dos saberes necessários para a formação do treinador desportivo, em particular de futebol e futsal, isso pode ser consequência de uma tradição na área que ainda considera como reflexões centrais o treinamento técnico- tático e a preparação fí­sica. Desse modo, a presente pesquisa nasce da seguinte questão: quais têm sido os interesses em periódicos da área do futebol e futsal em discutir sobre os saberes na formação do treinador? O objetivo central é apresentar os saberes necessórios para a formação do treinador desportivo das modalidades futebol e futsal. Para tanto, tem-se desenvolvido um estudo de bases quali-quantitativas, estruturado em duas fases, na primeira realizou-se uma pesquisa documental, em periódicos da área da Educação Fí­sica e do Futebol, amparada por indicadores bibliométricos. Com essa incursão metodológica foi possí­vel verificar que o treinador tem sido objeto de pouco interesse de discussão, que não há autores que publicam constantemente sobre este tema. Verificou-se ainda, que as principais pesquisas são originais, ou seja, possuem trabalhos de campo o que contribui para análises mais ampliadas e atualizadas. Percebe-se também, que os instrumentos de coletas de dados mais utilizados valorizam a narrativa dos sujeitos envolvidos. Por fim, esses resultados contribuirão para a segunda fase do estudo que será a realização de uma pesquisa explicativa junto a treinadores de futebol e futsal da região metropolitana de Vitória.

Referências

-Arroyo, M.P.M.; Álvarez, F.D.V. El Entrenador Deportivo: Manual Práctico para su Desarollo y Formación. El entrenador desportivo como ser social. Diferentes modelos de entrenador. Inde Publicaciones. p. 26-27. [2015].

-Brasil, V.Z.; e colaboradores. Revista da Educação Física / UEM: Propostas Conceituais a Respeito do Conhecimento Profissional do Treinador Esportivo. Maringá. Vol. 26. Núm. 3. 2015.

-Charlot, B. Da Relação com o Saber, Elementos Para uma Teoria. Artmed. 2000.

-Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed. 2007.

-Da Matta, R.; e colaboradores. O Universo do Futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982.

-Damo, A. Do Dom a Profissão: Uma Etnografia do Futebol de Espetáculo a Partir da Formação de Jogadores no Brasil e na França. Doutorado em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005.

-Ferreira, N.S.A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Vol. 27. Núm. 79. p. 258. 2002.

-Garganta, J. Conocimiento y Acción en el Fútbol. Tender Un Puente Entre la Táctica y la Técnica. Revista de Entrenamiento Deportivo. Vol. 15. Núm. 1. p. 15-23. 2001.

-Lovisolo, H. Saudoso futebol, futebol querido: a ideologia da denúncia. In: Helal, R.; Soares, A. J.; Lovisolo, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro. Mauad. 2001.

-Mahlo, F.: O Acto Táctico no Jogo. Ed. Compendium. Lisboa.1980.

-Nascimento, A.C.S. Mapeamento Temático das Teses Defendidas nos Programas de Prós Graduação em Educação Física no Brasil (1994-2008). Tese de Doutorado em Ciência da Informação. Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

-Paoli, P. B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Tese de Doutorado em Educação Física. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 2007.

-Proni, M. Brohm e a organização capitalista do esporte. In: Proni, M.; Lucena, R. (Orgs.). Esporte: História e Sociedade. Campinas. Autores Associados. 2002.

-Soares, A. J. G. Futebol, malandragem e identidade. Vitória. SPDEC/UFES.1994.

-Soares, A. J. G: Futebol raça e nacionalidade no Brasil: Releitura da História Oficial. Tese de Doutorado em Educação Física. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro.1998.

-Tardif, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 7ª edição. Vozes. 2006.

Publicado
2017-09-08
Como Citar
Portugal, C. C., & Nazario, M. E. dos S. (2017). O estado do conhecimento sobre os saberes na formação do treinador de futebol e futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(34), 298-307. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/505
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original