O El perfil de la producción científica sobre fútbol sala en las subáreas socioculturales y pedagógicas de la educación física

  • Luiz Canedo Junior Universidade Federal do Paraná-UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná-UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.
Palabras clave: Bibliometría, Fútbol Sala, Epistemología, Educación Física

Resumen

El fútbol sala es un deporte muy extendido en Brasil, ya que se juega en diferentes contextos y por diferentes públicos. En las últimas décadas se ha producido un proceso de profesionalización del deporte. Algunas razones pueden explicar este movimiento, sin embargo, a este proceso contribuye cada año la producción académica, principalmente el campo científico de la Educación Física (EF). Por lo tanto, el presente trabajo pretende esbozar una visión general de la producción de artículos científicos sobre fútbol sala en las subáreas socioculturales y pedagógicas de la EF. Para la construcción de la bibliometría se utilizaron las bases de datos Scielo, Scopus, WoS y Lilacs. Se concluye que en los últimos años la corriente de internacionalización de la producción científica se ha dado en los estudios que abordan el fútbol sala en las subáreas del conocimiento antes mencionadas.

Biografía del autor/a

André Mendes Capraro , Universidade Federal do Paraná-UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. 

Citas

-Almeida, J.; e colaboradores. Coach decision-making in Futsal: from preparation to competition. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 19. Núm. 5. p. 711-723. 2019.

-Andrade Junior, J. R.; Caregnato, A. F.; Cavichiolli, F. R. Futsal, um sonho olímpico: o jogo de poder FIFA x COI. Pensar a Prática. Vol. 19. Núm. 2. p. 409-422. 2016.

-Aquino, R.; e colaboradores. A produção científica acerca do aspecto tático-técnico nos jogos esportivos coletivos: Análise dos periódicos Brasileiros. Movimento. Vol. 23. Núm. 4. p.1407-1420. 2017.

-Araújo, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão. Vol. 12. Núm. 1. p. 11-32. 2006.

-Barreira, J.; e colaboradores. Produção Acadêmica em Futebol e Futsal Feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS). Vol. 24. Núm. 2. p.607. 2018.

-Bartoluci, S.; Baršić, M. “Beautiful, and you play football?”: Gender (in)equality and football/futsal. Studia Ethnologica Croatica. Vol. 32. Núm. 1. p. 097-126. 2020.

-Berdejo-Del-Fresno, D. A review about futsal. American Journal of Sports Science and Medicine. Vol. 2. Núm. 3. p. 70-70. 2014.

-Bezerra, A.; Domingues, T.; V. Ribeiro, C. H. Esporte e inclusão social: estudo de caso de uma equipe de alto nível de futsal. (Portuguese). Vol. 31. Núm. 1. p. 7-18. 2012.

-Bracht, V. Mas afinal o que estamos perguntando com a pergunta "o que é educação física". Movimento. Vol. 2. Núm. 2. p. 1-8. 1995.

-Cagliari. M.S.; e colaboradores. Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica. Motrivivência. Vol. 32. Núm. 61. p.1-22. 2020.

-Candido, C. M.; e colaboradores. Educação física e mídia: Estudo bibliométrico na web of science de 1945-2019. Movimento. Vol. 27. 2021.

-Caregnato, A. F.; e colaboradores. A produção científica sobre futsal: análise de dissertações e teses publicadas no portal da CAPES entre 1996-2012. Motrivivência. Vol. 27. Núm. 46. p. 15-34. 2015.

-Carneiro, F. F. B.; e colaboradores. Uma revista em movimento: contribuições para a subárea sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira (2004-2014). Movimento. Vol. 22. Núm. 1. p.11-34. 2016.

-Cavichiolli, F. R.; e colaboradores. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Rev. bras. educ. fís. Esp. Vol. 27. Núm. 2. p. 341-342. 2011.

-Chow, J. Y.; e colaboradores. Pedagogia não linear: Design de aprendizagem para sistemas neurobiológicos auto-organizados. Novas Ideias em Psicologia. Vol. 29. Núm. 2. p. 189-200. 2011.

-Pinho, S. T.; e colaboradores. The learning of decision-making on interception and passing in futsal. International Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 0. Núm. 0. p. 1-17. 2020.

-Dimeo, P.; Ribeiro, C. H. ‘I Am Not a Foreigner Anymore’: a Micro-Sociological Study of the Experiences of Brazilian Futsal Players in European Leagues. Movimento. Vol. 15. Núm. 2. p. 33-44. 2009.

-Feron, A. D. V.; Silva, M. M. E. A igreja do “diabo” e a produção do conhecimento na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 29. Núm. 1. p.107-122. 2007.

-Gama, J. C. F.; Ferreira Neto, A.; Santos, W. Formação para atuação com o esporte: características bibliográficas e redes de colaboração. Movimento. Vol. 27. 2021.

-Galatti, L. R.; e colaboradores. Pedagogia do esporte: esporte na ciência e o ensino dos jogos coletivos. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 25. p.153-162. 2014.

-Gomes, L. C.; e colaboradores. Regular graduate programs in physical education in Brazil: Epistemological diversities in the pedagogical subarea. Movimento. Vol. 25. Núm. 1. 2019.

-Gonçalves, G. H. T.; e colaboradores. Conteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal: um estudo comparativo. Motrivivência. Vol. 32. Núm. 63. p. 01-20. 2020.

-Lazarotti Filho, A.; e colaboradores. Modus operandi da produção científica da educação física: Uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educacao Fisica. Vol. 23. Núm. 1. p. 1-14. 2012.

-Manoel, E. D. J.; Carvalho, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira : a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa. Vol. 37. Núm. 2. p. 389-406. 2011.

-Marques, R. F. R.; Marchi Júnior, W. Migration for Work: Brazilian Futsal Players’ Labor Conditions and Disposition for Mobility. Journal of Sport and Social. p. 19. 2020.

-Marques, R. F. R.; Marchi Junior, W. A cobertura midiática sobre o futsal masculino no Brasil: Perspectiva dos atletas da Seleção Brasileira principal. Movimento. Vol. 25. p. e25018. 2019.

-Marques Filho, C. V.; e colaboradores. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática. Vol. 24. 2021.

-Medeiros, D. C. C. O esporte e o ídolo das origens: desvelando a constituição do futsal. Pensar a Prática. Vol. 22. 2019.

-Morbi, M. D. R.; Mateu, P.; Marques, R. F. R. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento. Vol. 26. p. e26065. 2020.

-Moreira, V. J. P.; Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 19. Núm. 1. p.84-98. 2013.

-Moreno-Ceja, F. Produccion cientifica de los investigadores de la Universidad de Guadalajara reportada en el isi web of knowledge, durante el período 1996-2005: un análisis bibliométrico desde el modelo departamental.

-Navarro, A. C. Nasce a Revista Brasileira de Futsal e Futebol do Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. 2009.

-Pizarro, D.; e colaboradores. The effects of a nonlinear pedagogy training program in the technical-tactical behaviour of youth futsal players. International Journal of Sports Science and Coaching. Vol. 14. Núm. 1. p. 15-23. 2019.

-Pizarro, D.; e colaboradores. Development of Defensive Actions in Small-Sided and Conditioned Games With Offensive Purposes in Futsal. Frontiers in Psychology. Vol. 11. Núm. p. 1-10. 2020.

-Rigo, L. C.; e colaboradores. Unidade na diversidade: Desafios para a Educação Física no século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 16. Núm. 4. p.339-345. 2012.

-Rosa, S.; Leta, J. Tendências atuais da pesquisa brasileira em Educação Física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista brasileira de educação física e esporte. Vol. 25. Núm. 1. p. 7-18. 2011.

-Rubio, K. Psicologia do Esporte. São Paulo. Casa do psicólogo. 2000.

-Ruiz-Pérez, I.; e colaboradores. A Field-Based Approach to Determine Soft Tissue Injury Risk in Elite Futsal Using Novel Machine Learning Techniques. Frontiers in Psychology. Vol. 12. Núm. p. 1-15. 2021.

-Saad, M. A.; e colaboradores. Impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnicotático individual dos jogadores de futsal das categorias Sub-13 e Sub-15. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 22. Núm. 2. p. 96-105. 2014.

-Santana, W. C.; França, V. S; Reis, H. H. B. Perfil do processo de iniciação ao futsal dos jogadores juvenis paranaenses. Motriz. Revista de Educação Física. Vol.13. Núm. 3. p. 181-187. 2007.

-Sekulic, D.; e colaboradores. Physiological and anthropometric determinants of performance levels in professional futsal. Frontiers in Psychology. Vol. 11. p. 1-14. 2021.

-Pacheco, A. C.; Silveira, R.; Stigger, M. P. Etnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação Física. Motrivivência. Vol. 32. Núm. 61. p. 1-15. 2020.

-Silva, A. L. S.; Nazário, P. A. Mulheres atletas de futsal: Estratégias de resistência e permanência no esporte. Revista Estudos Feministas. Vol. 26. Núm. 1. p. 1-15. 2018.

-Souza, D. L.; Cunha, A. C. P. O Perfil da produção de artigos relacionados com o esporte nos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil (2010-2016). Movimento. Vol. 26. p. e26002. 2020.

-Stigger, M. P.; Silveira, R. Ocio y homosexualidad: un estudio etnográfico sobre el asociativismo deportivo de mujeres, en el contexto de un deporte dicho masculino. Polis (Santiago). Vol. 9. Núm. 26. p. 133-155. 2010.

-Travassos, B.; e colaboradores. Effects of manipulating the number of targets in U9, U11, U15 and U17 futsal players’ tactical behaviour. Human Movement Science. Vol. 61. p.19-26. 2018.

-Travassos, B.; Araújo, D.; Davids, K. Is futsal a donor sport for football?: exploiting complementarity for early diversification in talent development. Science and Medicine in Football. Vol. 2. Núm. 1. p. 66-70. 2018.

-Vargas, T. G.; e colaboradores. A experiência do sport education nas aulas de educação física: Utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal]. Movimento (ESEFID/UFRGS). Vol. 24. Núm. 3. p. 735. 2018.

-Vieira Filho, C.; e colaboradores. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática. Vol. 24. 2021.

-Vukušić, D.; Miošić, L. Reinventing and reclaiming football through radical fan practices? NK Zagreb 041 and Futsal Dinamo. Soccer and Society. Vol. 19. Núm. 3. p.440 452. 2018.

-Zorba, E. Fair play behavior in futsal: Study in high school students. Universal Journal of Educational Research. Vol. 6. Núm. 7. p. 1449-1453. 2018.

Publicado
2022-11-13
Cómo citar
Canedo Junior , L., & Capraro , A. M. (2022). O El perfil de la producción científica sobre fútbol sala en las subáreas socioculturales y pedagógicas de la educación física. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 14(58), 275-290. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1264
Sección
Artículos Científicos - Originales