Formação de atletas em futsal: análise de um programa a partir da concepção crí­tico-emancipatória - possibilidades e limitações

  • Ramon Diego Waltrick Mestrando do Programa de pós-graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Lorival José Carminatti Docente do Programa de pós-graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Membro do Laboratório de Desenvolvimento Humano, LAPEDH, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: Futsal, Formação, Atletas, Crítico-emancipador, Kunz

Resumo

Considerando a urgente necessidade de ampla formação humana durante o processo de desenvolvimento de atletas e a crescente profissionalização do futsal, este trabalho teve como objetivo analisar o programa de formação de atletas de uma instituição esportiva. A partir das competências fundamentais da proposta crítico-emancipatória, utilizadas como fonte secundária da pesquisa, foram analisados documentos, os quais, demonstram a intenção da instituição em proporcionar uma formação emancipadora baseada na proposta de Kunz, bem como, demonstram evidências de resultados positivos quanto a formação de atletas. Sugere-se a utilização de ferramentas de avaliação dos processos, de maneira a possibilitar a quantificação dos resultados ao longo do tempo, bem como a utilização de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem complementando assim a necessidade de amplo desenvolvimento.

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Publicado
2021-05-09
Como Citar
Waltrick, R. D., & Carminatti, L. J. (2021). Formação de atletas em futsal: análise de um programa a partir da concepção crí­tico-emancipatória - possibilidades e limitações. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(50), 573-582. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/963
Seção
Artigos: Edição Especial