Efeito do treinamento pliométrico no desempenho da velocidade e altura dos saltos vertical e horizontal para jovens jogadores de futebol
Palavras-chave:
Potência, Força, Adolescentes, Iniciação esportivaResumo
Vários estudos vêm mostrando a importância da potência muscular em uma partida de futebol e que o treinamento com saltos é um método de melhorar esta capacidade física. Assim o presente estudo investigou se o treinamento pliométrico aplicado em adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, durante quatro semanas, traria melhoras no desempenho dos testes de velocidade de 30 metros e de saltos vertical e horizontal. A amostra foi composta por 08 atletas de futebol das categorias sub-15 e sub-17 de uma escolinha de futebol da cidade de Ibiporá-PR, os quais foram divididos em dois grupos. O grupo salto (GS) realizou os treinamentos pliométrico duas vezes na semana além de participar dos treinamentos técnicos e táticos da equipe, o grupo controle (GC) não realizou os treinos específicos de pliometria, mais participou normalmente do restante do trabalho da equipe. Os jogadores foram submetidos a avaliação antropométrica, composição corporal, testes de velocidade em 30 metros e de potência que foram utilizados para avaliar o desempenho dos mesmos. Para a análise estatística foi realizado o teste de Shapiro Wilk, na sequência foi aplicado o teste Mann-Whitney para amostras não paramétricas, o nível de significância adotado foi p>0,05. Nos resultados não foi encontrado diferença significativa para nenhum dos testes motores avaliados após a intervenção, concluindo-se que 4 semanas de treinamento pliométrico não é suficiente para ocasionar melhoras significativas na velocidade e na altura dos saltos vertical e horizontal.
Referências
-Abad, C.; Cuniyochi, R.; Kobal, R.; Gil, S.; Pascoto, K.; Nakamura, F.; Loturco, I. Efeito do destreinamento na composição corporal e nas capacidades de salto vertical e velocidade de jovens jogadores da elite do futebol brasileiro. Revista Andaluza de Medicina del Deporte. Vol. 9. Núm. 3. p. 124-130. 2016.
-Arruda, M. Futebol: ciências aplicadas ao jogo e ao treinamento. São Paulo. Phorte. 2013. 558 p.
-Faulkner, J. A. Physiology of swimming and diving. Baltimore: Academic Press. p. 415-446. 1968.
-Garcia, M.; Garcia, E.; Kuplich, P.; Linck, A. A idade ideal para a iniciação do treinamento de força no futebol. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p. 7. 2007. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/28>
-García, F.R.; López, J.P. Efectos de 8 semanas de entrenamiento pliométrico y entrenamiento resistido mediante trineo en el rendimiento de salto vertical y esprint en futbolistas amateurs. Kronos, v. 15, n. 2, 2016.
-Gonçalves, R.A.; Navarro, A.C. A influência do treinamento de força especial explosiva pliométrica para membros inferiores em saltos e velocidade. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 32. p. 64-69. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/454>
-Jorge, K.; Palavicini, L. Pliometria, forma de aumentar o desempenho de atletas iniciantes da modalidade de voleibol com idades entre 12 a 14 anos, na execução do salto vertical. Ágora: revista de divulgação científica. Vol. 16. Núm. 2. p. 105-120. 2009.
-Loturco, I.; Pereira, L.A.; Kobal, R.; Zanetti,V.; Kitamura, K.; Abad, C.C.; Nakamura, F.Y. Transference effect of vertical and horizontal plyometrics on sprint performance of high-level U-20 soccer players. Journal of sports sciences. Vol. 33. Núm. 20. p. 2182-2191. 2015.
-Matsudo, V. K. R.; Duarte, C. R. Desenvolvimento da força de membros inferiores em escolares de 7 a 18 anos em função do sexo, idade, peso, altura e atividade física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 2.Núm. 3. p. 85-91. 1985.
-Moraes, A. M.; Pellegrinoti, I.L. O efeito de um ciclo de treinamento pliométrico no desenvolvimento da velocidade de deslocamento em jogadores de basquetebol infantil masculino. Movimento e Percepção. Vol. 5. Núm. 7. 2005.
-Neto, J.B. A especificidade do treinamento pliométrico perante o salto vertical com indivíduos treinados na modalidade futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 9. Núm. 6. 2010.
-Secco, R.A. Análise da potência em goleiros de futebol através do treinamento pliométrico. Repositório Institucional da UFPR. 2013. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/32846>
-Utsch, R. S.; Guerra, T. C.; Porcaro, C. A. Influência do treinamento pliométrico em areia e grama sobre a potência e velocidade em jogadores de futebol juvenis. Revista didital. Ano 14. Núm. 137. 2009.
-Venegas, J. C. V.; Gallegos, S. I. A. Elefecto de un programa de entrenamiento de fuerza explosiva en la velocidad longitudinal y con cambios de dirección en jugadores de fútbol universitario. Tese de Doutorado. Universidad Católica de la Santísima Concepción. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
