Análise motivacional da prática de futsal em crianças de 3 a 7 anos de idade e das expectativas dos pais
Resumo
A modalidade de futsal é provavelmente a mais procurada em colégios, escolinhas de iniciação esportiva e também no tempo de lazer de boa parte das crianças do país. A família tem influência fundamental na vivência esportiva de seus filhos, porém, expectativas divergentes podem frustrar e atrapalhar o desenvolvimento esportivo e humano da criança. Diante disto, parece relevante que o professor/treinador, conheça as motivações e expectativas tanto daquelas crianças que praticam esportes, como de seus pais. Este estudo se propõe verificar a motivação e interesse dos alunos de iniciação ao futsal de um projeto escolar com crianças e compará-los com a motivação e interesse dos pais, sobre a prática do filho. Participaram do estudo 87 crianças com idades entre 03 e 07 anos de idade e 87 adultos, pais ou mães dessas crianças. Os alunos e pais responderam ao Inventário de Motivação para a Prática Desportiva, adaptado de Gaya e Cardoso (1998). Entre pais e mães, foi possível verificar diferença nas proporções das respostas relacionadas aos itens motivacionais para competência desportiva: "para vencer" (p=0,01), "para ser um atleta" (p=0,03) e "para desenvolver habilidades" (p=0,04). Entre pais/mães e filhos houve diferenças nas respostas de diversos itens motivacionais nos três domínios do inventário: competência desportiva, saúde e amizade/lazer (p<0,05). O estudo demonstrou que mães e pais têm expectativas diferentes quanto à participação do filho no esporte, quanto à competência esportiva e que pais e filhos diferem em diversos aspectos quanto à motivação esportiva da criança.
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