Ní­vel de conhecimento declarativo dos princí­pios táticos de jogo por parte de jogadores de futebol nas diferentes categorias

  • Mizael Costa Universidade Estácio de Sá
  • Juan Pablo Reyes Universidade Nacional da Colômbia
Palavras-chave: Jogos Desportivos Coletivos, Futebol, Conhecimento Declarativo, Princípios de jogo

Resumo

Tendo em vista a importância dos princí­pios de jogo sugeridos pela literatura para formação de jogadores de futebol e também para o processo de ensino/aprendizagem e treinamento da modalidade, este estudo teve como objetivo avaliar o ní­vel de conhecimento declarativo de princí­pios de jogo por parte de jogadores e comparar as diferentes categorias. Participaram da pesquisa 59 atletas, sendo nove da categoria sub-15, vinte e oito da categoria sub-17 e vinte e dois da categoria sub-20 que observaram imagens a eles disponibilizadas para identificar o princí­pio de jogo inserido no contexto da jogada do atleta em destaque na figura. A pesquisa identificou que os jogadores demonstraram baixo conhecimento dos princí­pios de jogo e não houve diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre as categorias, nos fazendo perceber que jogadores mais velhos não mostraram maior conhecimento tático como sugere a literatura e os princí­pios de jogo citados como importantes podem não estar sendo observados nos treinamentos sugerindo que novas pesquisas sejam feitas para avaliar o ní­vel de excelência de jogadores e a relação com o conhecimento de princí­pios de jogo.

Referências

-Casarin, R.V.; Reverdito, R.S.; Greboggy, D. L.; Afonso, C. A.; Scaglia, A. J. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Porto Alegre. Revista Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 133-152. 2011.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P. J.; Mesquita, I. Proposta de avaliação do comportamento tático de jogadores de futebol baseada em princípios fundamentais de jogo. Rio Claro. Revista Motriz. Vol. 17. Núm. 3. p. 511-524. 2011.

-Garganta, J. M. S.; O ensino dos jogos desportivos coletivos: Perspectivas e tendências. Revista Movimento. Núm. 8. p. 19-27. 1998.

-Garganta, J. M. S.; Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Buenos Aires. Revista Digital. Núm. 45. 2002.

-Giacomini, D. S.; Silva, E. G.; Greco, P. J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de diferentes categorias e posições. Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 33. Núm. 2. p. 445-463. 2011.

-Giacomini, D. S.; Soares, V. O.; Santos, H. F.; Matias, C. J.; Greco, P. J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Revista Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 43-53. 2011.

-Greco, P. J. Conhecimento técnico-tático: O modelo pendular do comportamento e da ação nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. p. 107-129. 2006.

-Quina, J. N. Futebol: referências para a organização do jogo. Portugal. Instituto Politécnico de Bragança. p. 1-103. 2001.

-Venlioles, F. M. Escola de Futebol. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

Publicado
2015-04-10
Como Citar
Costa, M., & Reyes, J. P. (2015). Ní­vel de conhecimento declarativo dos princí­pios táticos de jogo por parte de jogadores de futebol nas diferentes categorias. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(23), 111-127. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/337
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original