O valor do futsal como um meio de desenvolvimento moral de adolescentes com dificuldade de relacionamento social

  • Davi Assad Laboratório de Temas Filosóficos Aplicado (LABFILC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Centro de Investigação, Educação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) - Porto, Portugal.
  • Fabrí­cio Cardoso Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Centro de Investigação, Educação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) - Porto, Portugal. Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc), Programa de Neurobiologia, Instituto de Biofí­sica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ênio Dias Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Centro de Investigação, Educação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) - Porto, Portugal. Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc), Programa de Neurobiologia, Instituto de Biofí­sica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Íris Lima Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Centro de Investigação, Educação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) - Porto, Portugal. Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc), Programa de Neurobiologia, Instituto de Biofí­sica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Paula Queirós Laboratório de Temas Filosóficos Aplicado (LABFILC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Heron Beresford Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Centro de Investigação, Educação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) - Porto, Portugal
Palavras-chave: Virtude, Esporte, Axiologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma reflexão teórica acerca do valor do futsal, como um meio de desenvolvimento moral de adolescentes com dificuldade de relacionamento social. Para se assegurar a consecução do objetivo, se visitou o pensamento de muitos autores preocupados com o assunto citado, e de outros que até mesmo procuraram apontar alternativas para o mesmo. Os adolescentes, que estão numa fase tão conturbada, do ponto de vista físico, psíquico, moral e social, e muitavez encontra-seem situações de risco, necessitam de uma educação moral adequada. Esta deve ser atrativa, e pode ser realizado através do futsal que, assim como outros esportes, principalmente, os coletivos, podem ser um ótimomeio de formação moral para adolescentes, pois se podedesenvolver através dos treinos, a cooperação, o respeito aos adversários, a tolerância à dificuldade dos outros, a honestidade, o sentido de grupo, a justiça, o respeito às regras, e diversos outros valores que são intrínsecos ao futsal, mas que precisam ser descobertos e construídos pelo professor

Referências

-Araújo, C. M.; Oliveira, M. C. Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo. Educação em Revista. Belo Horizonte. Vol. 26. Núm. 3. p. 169-194. 2010.

-Assad, D. O valor do futsal como um meio de desenvolvimento das virtudes morais de adolescentes de 11 a 13 anos com dificuldade de relacionamento social. Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. TCC de Licenciatura. 2011.

-Beresford, H. Valor: saiba o que é. 2ª edição. Rio de Janeiro. Shape. 2008.

-Candau, V. M.; Lucinda, M. C.; Nascimento, M. G. Escola e violência. 2ªedição. Rio de Janeiro. DP&A.2001.

-Comte-Sponville, A. A vida humana. Martins Fontes. 2007.

-Crivelatti, M. M. B.; Durman, S.; Hofstatter, L. M. Sofrimento psíquico na adolescência. Texto Contexto Enferm. Vol. 15. Núm. esp. p. 64-70. 2006.

-Ferreira, T. H.; Farias, M. A.; Silvares, E. F. Adolescência através dos Séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 26. Núm. 2. p. 227-234. 2010.

-Gallahue, D. L.; Ozumn, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Phorte. 2001.

-Gesell, A. O jovem dos 10 aos 16 anos. Lisboa. Dom Quixote. 1978.

-Guivernau, M.; Duda, J. Moral Atmosphere and Athletic Aggressive Tendencies in Young Soccer Players. Journal of Moral Education. Vol. 31. Núm. 1. 2002.

-Huizinga, J. Homo ludens. 2ªedição. São Paulo. Perspectiva. 1990.

-Marshall, W. A. O corpo: As 7 idades do Homem: um estudo do desenvolvimento humano: corpo, personalidade e capacidades, 2ªedição. Zahar. Cap. 7. p. 57-61. 1981.

-Matos, J.; Andrade, A. Intervenção do profissional de educação física em jovens em situação de risco social: a contribuição da psicologia do esporte. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 9. Núm. 2. p. 133-156. 2011.

-Miller, D. Personalidade. As 7 idades do Homem: um estudo do desenvolvimento humano: corpo, personalidade e capacidades, 2ªedição. Zahar. Cap. 8. p. 62-69. 1981.

-Mocarzel, L, R. C. S.; Murad, M. F.; Ferreira, A. S.; Silva, C. A. F. Violência e fair-play no meio esportivo: O caso do kung-fu. Corpus et Scientia. Vol. 8. Núm. 2. p. 109-124. 2012.

-Nogueira, L. A.; Bandeira, J.; Santhyago, M. C. Educação em saúde na atenção ao adolescente: relato de experiência. Em extensão. Vol. 11. Núm. 2. p. 167-171. 2012.

-Pikunas, J. Desenvolvimento Humano: uma ciência emergente. 3ªedição. McGraw-Hill do Brasil. 1979.

-Pinto, F. S.; Santana, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? Revista Digital efdeportes. Buenos Aires. Año 10. Núm. 85. 2005.

-Santana, W. C. Futsal: metodologia da participação. Londrina. Lido. 2001.

-Santos, A. R. Espírito Esportivo: Fair Play e prática de esportes. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 4. Núm. 4. p. 13-28. 2005.

-Senna, S. R.; Dessen, M. A. Contribuições das Teorias do Desenvolvimento Humano para a Concepção Contemporânea da Adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 28. Núm. 1. p. 101-108. 2012.

-Taedivo, L. S. O adolescente e o sofrimento emocional nos dias de hoje. Vetor. 2007.

-Voser, R. C.; Giusti, J. G. O futsal e a escola. Artmed. 2002.

-Zaratim, S. Aspectos socioculturais do Futsal. Renefara. Vol. 2. Núm. 2. 2012.

Publicado
2013-06-09
Como Citar
Assad, D., Cardoso, F., Dias, Ênio, Lima, Íris, Queirós, P., & Beresford, H. (2013). O valor do futsal como um meio de desenvolvimento moral de adolescentes com dificuldade de relacionamento social. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(16). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/201
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original