Ensinar o treinador a ser um treinador de futebol: Uma abordagem teórica com implicações práticas

  • Filipe Rodrigues Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal.
  • Rita Rita Center for Organizational and Social Studies of P. PORTO, (CEOS.PP P. PORTO), Portugal.
  • Luí­s Cid Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM - IPSantarém), Portugal.
  • Diogo Teixeira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.
  • Diogo Monteiro Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM - IPSantarém), Portugal.
Palavras-chave: Futebol, Treinador, Procedimentos de ensino

Resumo

Este estudo focou-se na análise do impacto do clima motivacional induzido pelos treinadores na perceção de esforço por parte de jovens atletas praticantes de futebol, através de um modelo hí­brido, considerando como quadros teóricos motivacionais a Teoria dos Objetivos de Realização e a Teoria da Autodeterminação. Foram analisados dados de 803 atletas masculinos com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos (M=17.60; DP=2.21), com uma frequência de treino semanal entre 2 a 6 vezes por semana (M=3.56; DP=.85) e duração entre 60 a 300 minutos (M=99.75; DP= 1.08). Os participantes preencheram quatro questionários previamente traduzidos e validados para a lí­ngua portuguesa no contexto do desporto. Os valores de ajustamento indicam aceitação do modelo de medida e do modelo de equações estruturais. Todas as regressões revelaram ser significativas, tendo em conta os pressupostos teóricos. Os efeitos indiretos mostram que o clima orientado para a tarefa prediz positivamente a perceção de esforço, tanto por via da motivação autônoma, como por via da motivação controlada. Contrariamente, um clima orientado para o ego apresenta um efeito indireto negativo e significativo na perceção de esforço, independentemente da regulação motivacional. Em termos práticos, os treinadores devem concentrar-se na aprendizagem dos jovens atletas e no desenvolvimento de novas capacidades. Além disso, é de extrema importância que o progresso e esforço, quer a ní­vel do atleta quer a ní­vel geral da equipa, sejam reforçados e parabenizados pelo treinador, de forma a promover um envolvimento equilibrado e harmonioso entre atletas.

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Publicado
2021-05-09
Como Citar
Rodrigues, F., Rita, R., Cid, L., Teixeira, D., & Monteiro, D. (2021). Ensinar o treinador a ser um treinador de futebol: Uma abordagem teórica com implicações práticas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(50), 559-572. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/960
Seção
Artigos: Edição Especial