Avaliação da capacidade aeróbica de jogadores juvenis de futebol no teste de Cooper de 2400

  • Wallace Pessanha Ribeiro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho Futebol e Futsal: As ciências do esporte e a metodologia do treinamento
Palavras-chave: Futebol, VO2máximo, Resistência aeróbica, Teste físico

Resumo

O objetivo do presente estudo foi mostrar o efeito do treinamento do V02 máximo em atletas de futebol na categoria sub-17 da Desportiva Ferroviária, permitindo a elaboração/comparação dos trabalhos feitos no período de 30 dias. A amostra foi composta por 10 atletas do sexo masculino da categoria juvenil (sub-17) praticantes de futebol na cidade de Cariacica-ES, todos filiados a Federação Espírito Santense de Futebol. Os testes utilizados foram Peso Corporal, Estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), % de Gordura Corporal através das dobras cutâneas triciptal (TR), supra-iliaca (SI), Bicipital (BI) e subescapular (SUB) utilizando aequação de Deurenberg (1991), Resistência Aeróbica utilizando o teste de Cooper de 2400 metros. Os resultados demonstraram existir diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis: melhores índices de desempenho em IMC, peso, % de Gordura, tempo de chegada em 2400 metros e V02máximo. Conclui-se que os 10 atletas tiveram uma melhora após o primeiro teste físico, e que os trabalhos realizados nos trinta dias tiveram grande responsabilidade para a mudança de desempenho dos atletas, e isso foi constatado no segundo teste físico. O trabalho bem elaborado e bem distribuído melhora o desempenho dos atletas de futebol, desde quando não é interrompido por lesões ou problemas durante as sessões de treinos.

Referências

-Bangsbo, J. Energy demands in competitive soccer.Journal of Sports Sciences. London. Vol. 12, p. S5-S12. 1994.

-Campiez, J.M.; Oliveira, P.R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbias de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Vol. 6.Movimento e percepção. 2006.

-Chin, M.K.; Lo, Y.S.A.; Mphil, C.T.L.; So, C.H. Physiological profiles of Hong Kong elite soccer players. British Journal of Sports Medicine. v. 26, n. 4, p. 262-266, 1992.

-Deurenberg, P.; Weststrate, J.A.; Seidell, J.C. Body mass index as a measure of body fatness: age-and sex-specific prediction formulas. British Journal of Nutrition. Vol. 65. Núm. 2. p. 105-14. 1991.

-Frisselli, A.; Montovani, M. Futebol: Teoria e Prática. São Paulo. Phorte. 1999.

-Godik, M.A. Futebol: preparação dos futebolistas de alto nível. Rio de Janeiro. Grupo Palestra Sport. 1996.

-Golomazov, S.; Shirva, B. Futebol: Preparação Física. Londrina. Lazer & Sport. 1997.

-Martureli, M.J. A organização do trabalho de treinadores de futebol. Dissertação de em Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis. 2002.

-Weineck, J. Treinamento ideal. Manole. 2003.

Publicado
2012-02-11
Como Citar
Ribeiro, W. P. (2012). Avaliação da capacidade aeróbica de jogadores juvenis de futebol no teste de Cooper de 2400. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(9). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/95
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original