O efeito da restrição de passes no comportamento tático dos jogadores em atividades de treinamento do Futsal

  • Thiago André Rigon Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte, Tática, Ensino de jogos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho tático em jogos reduzidos de futsal. Estes são considerados importantes ferramentas de trabalho dos professores e treinadores, pois permitem que determinados comportamentos sejam exercitados pelos praticantes, independentemente do ní­vel de jogo. A amostra foi composta por 59 alunos, com idade entre 10 e 12 anos, integrantes de cursos extracurriculares de futsal de escolas particulares de São Paulo. Os alunos foram divididos em sete grupos de prática e participaram de sessões de treinamento nas atividades 2x1, formatos A e B, em meia quadra. Os resultados indicam que as variáveis de desempenho tático, representadas pelas ações dos jogadores, apresentaram diferenças quanto às densidades e qualidades de acordo com as proposições. Basicamente, as manipulações dos regulamentos dos jogos facilitaram, induziram ou obrigaram a ocorrência de determinadas ações, como os duelos de 1x1, as finalizações, o direcionamento para o rebote, entre outros. Entende-se, assim, que seja possí­vel conhecer e manipular, de forma intencional, as alterações do jogo formal (JF), permitindo que os jogadores exercitem determinados problemas do jogo elencados a priori.

Biografia do Autor

Thiago André Rigon, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.

Mestre em Ciências (EACH-USP)

Referências

-Bayer, C. La enseñanza de los Juegos Desportivos Colectivos. 2ª edição. Barcelona. Editora Hispano Europea. 1992.

-Castelo, J. Futebol: modelo técnico-táctico do jogo. Lisboa. FMH Edições. 1994.

-Garganta, J. O Ensino dos jogos desportivos colectivos. Porto Alegre. UFRGS. Revista Movimento. Vol. 4. Núm. 8. p. 19-27. 1998.

-Mahlo, F. O Acto Tático no Jogo. Lisboa. Compendium. 1974.

-Marques, M. P.; Samulski, D. M. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: Escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. ed. 23. p. 103-119. 2009.

-Novaes, R.B.; Rigon, T.A.; Dantas, L.E.P.B.T. Modelo do jogo de futsal e subsídios para o ensino. Revista Movimento. Vol. 20. Núm. 3. p. 1039-1060. 2014.

-Rigon, T.A. O comportamento de variáveis de desempenho tático em jogos reduzido de futsal. Dissertação de Mestrado. EACH-USP. São Paulo. 2019.

-Silva, J. P. M. B. Caracterização técnico-tática de jogos reduzidos em futebol: avaliação do impacto produzido pela alteração das variáveis espaço e número de jogadores. Dissertação de Mestrado em Ciências do

Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. 2008.

Publicado
2020-04-19
Como Citar
Rigon, T. A., & Pacheco, R. T. B. (2020). O efeito da restrição de passes no comportamento tático dos jogadores em atividades de treinamento do Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(45), 497-506. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/842
Seção
Artigos: Edição Especial