Nível psicomotor de crianças praticantes de Futsal e de um projeto social da cidade de Anápolis-GO

Matheus Francisco da Silva Luz, Henrique Lima Ribeiro, Viviane Soares, Marcos Monteiro Santos, Fernanda Alves Pereira, Valdir Henrique Melo da Rocha, Cristina Gomes Oliveira Teixeira, Grassyara Pinho Tolentino, Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Resumo


O futsal e o futebol são as modalidades mais praticados entre as crianças e adolescentes, buscando desenvolver e aprimorar capacidades físicas e habilidades motoras. O presente estudo tem como o objetivo comparar o nível psicomotor entre escolaridade com um grupo praticantes de Futsal e um grupo de um projeto social. Metodologia: É um estudo de caráter transversal, quantitativo de cunho descritivo. A amostra foi composta por 65 crianças do sexo masculino, sendo 26 de uma escola de futsal e 39 de um projeto social, foi utilizada a bateria psicomotora de Oliveira, o qual avaliou coordenação motora, esquema corporal, lateralidade e estruturação espaço-temporal. Como resultado foi constatado que o grupo praticante de futsal foi superior na maioria dos quesitos motores de coordenação motora, lateralidade e estruturação temporal, quando comparados entre a escolaridade no componente lateralidade, o 2° 3° e 4° ano do futsal sobressaiu aos da AABB. Para esquema corporal, o 2° e 3°ano o grupo da AABB foram melhores e o 4º e 5º o grupo do futsal. Para a coordenação o 2°, 4° e 5° ano do Futsal foram melhores. Para a estruturação espacial, o 2°, 3°e 4°ano o grupo da AABB foram melhores comparados ao Futsal. E para a estruturação temporal, o 2° 3° e 5° o futsal foi melhor. Conclui-se que o grupo de praticantes de futsal foram melhores do que os integrantes do projeto social da AABB na maioria dos componentes.

 

ABSTRACT 

Psychomotor level of practicing children of futsal and a social project of the city of Anápolis-GO

Futsal and football are the most practiced sports among children and adolescents, seeking to develop and improve physical abilities and motor skills. The present study aims to compare the psychomotor level between schooling with a group of Futsal practitioners and a group of a social project. Methodology: This is a cross-sectional, quantitative, descriptive study. The sample consisted of 65 male children, 26 of a futsal school and 39 of a social project. Oliveira's psychomotor battery was used, which evaluated motor coordination, body schema, laterality and spatio-temporal structuring. As a result, it was verified that the futsal practitioner group was superior in most of the motor aspects of motor coordination, laterality and temporal structuration, when compared between schooling in the laterality component, 2nd and 3rd year futsal excelled those of AABB. For body layout, the 2nd and 3rd year the AABB group were better and the 4th and 5th the futsal group. For coordination, the 2nd, 4th and 5th years of Futsal were better. For the spatial structuring, the 2nd, 3rd and 4th year the AABB group were better compared to the Futsal. And for the temporal structuring, 2 ° 3 ° and 5 ° futsal was better. It is concluded that the group of futsal practitioners were better than the members of the AABB social project in most of the components.


Palavras-chave


Desempenho psicomotor; Escolaridade; Criança

Texto completo:

PDF

Referências


-Alves, F. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. Rio de Janeiro. 3ª edição. Wak. 2007.

-Carvalho, S.V. Psicomotricidade para o Desenvolvimento da Criança. Universidade Estadual de Goiás UEG. Unidade Universitária de Formosa. Curso de Pedagogia. Formosa. 2013.

-Coelho, E.V.P. A Psicomotricidade na Educação Infantil. Universidade do Contestado. UnC Campus Universitário de Curitibanos. Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar. 2012.

-Cordeiro, G.R.; Pastre, T.G.F.L. Apresentação dos métodos de ensino do futsal na escola e no treinamento: Um estudo de caso. Caderno da Escola de Educação e Humanidade. Centro Universitário Autônomo do Brasil. Vol. 1. Num. 9. 2014.

-Costa, L.C.A.; Nascimento, J.V.; Vieira, L.F. Teaching Invasive Team Sports In The School Environment: From Theory To Practice From The Perspective Of A Hybrid Model. Journal of Physical Education. Vol. 27. 2016.

-Figueiredo, W.T. As contribuições da Modalidade Futsal na Formação Integral do Educando. Universidade Estadual da Paraíba. Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Patos. 2014.

-Machado Filho, R. A importância do futsal para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Num. 22. 2014. Disponível em:

-Melo, P.R. O Futsal: Influência no Desenvolmento Corporal e Aspectos Foormativos do Adolescente. Universidade de Brasília. Pró Licenciatura. Brasília. 2013.

-Negreiros, F; Sousa, C.M; Moura, F.K.L.G. Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar. Revista Educação e Emancipação. Vol. 11 Num. 1. 2018.

-Oliane, F.F; Navarro, A.C. A influência do futsal na coordenação óculo-pedal em escolares de 8 a 10 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Num. 2. 2009. Disponível em:

-Oliveira, G. de C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 20ª edição. Petrópolis. Vozes. 2011.

-Rabelo, W.F; Amaro, D.A. Benefícios do Futsal na educação Física escolar. Num. 10. 2016.

-Ribeiro, H.L; Inocêncio, F.P; Ferreira, R.M; Venâncio, P.E.M. A Contribuição Das Aulas De Psicomotricidade Na Aprendizagem De Crianças De 8 A 9 Anos. In: VII Congresso Goiano de Ciências do Esporte Ciência & Compromisso Social: Implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte. 2012.

-Siqueira, G.D.J.; Guedes, K.M.; Tolentinho, G.P.; Silva, I.O.; Pereira, L.C.G.; Venâncio, P.E.M. Desempenho psicomotor de crianças de 05 a 06 anos de cemeis da cidade de Anápolis-GO. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Vol. 16. Num. 3. 2015.

-Venâncio, P.E.M.; Matias, D.H.S.; Tolentinho, G.P.; Siqueira, G.D.J.; Vidal, S.; Silva, I.O. Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Vol. 16. Num. 2. 2015.

-Venâncio, P.E; Junior, J.T; Teixeira, C.G; Silva, F.M; Camarço, N. Desenvolvimento Motor Com A Prática Do Futsal Em Crianças De 08 A 11 Anos De Uma Escola Particular Em Anápolis–GO. In: IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Antonio Coppi Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato:aqui