A mulher em quadra: evidências contemporâneas do contato inicial com futsal

  • Jaqueline Elizabeth Costa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Várzea Grande-MT, Brasil
  • Nayanne Dias Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Elson Aparecido Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Layla Campos Aburachid Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • José Tarcí­sio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
Palavras-chave: Futsal, Mulher no esporte, Iniciação ao esporte

Resumo

O artigo trata a partir de um estudo concreto, a ocorrência de boas possibilidades da presença da mulher na ambiência esportiva do futsal, o que a experiência evidência é a mudança de mentalidade de que existem esportes para homens e outros para mulheres, quiça isso seja a mudança de paradigma. Com efeito, as mulheres se envolvem cada vez mais com as práticas corporais, antes restritas ao universo masculino, além de se destacarem nos resultados. O esporte feminino, tendo como foco o futsal, tem pouca visibilidade na média e entre espectadores e telespectadores. Logo, como as garotas são "fisgadas" para se interessarem pela prática do futsal? Este estudo objetivou evidenciar o iní­cio da relação das mulheres com o jogar (modalidade futsal). O texto é uma sí­ntese resultante de um estudo de caso, a amostra foi composta pelo profissional responsável pelo ensino esportivo do futsal e seu grupo de 12 alunas, com idade entre 15 a 17 anos. Os dados foram apreendidos a partir de questões demográficas; entrevista com um roteiro dinâmico de perguntas direcionadas às alunas e ao treinador e observação de campo. Os dados foram analisados e discutidos em categorias temáticas e através delas foi possí­vel concluir que a iniciação esportiva feminina normalmente se dá em espaços informais e evolui para o ensino formal tardiamente, sua vivência na modalidade é estimulada por familiares e amigos e a participação dessas meninas em competições se dá em um momento oportuno.

Biografia do Autor

Jaqueline Elizabeth Costa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Várzea Grande-MT, Brasil

Graduada no curso de Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós Graduada em Educação Fí­sica e Esporte: Métodos Contemporâneos de Ensino pela, Faculdade Cátolica Rainha da Paz. Tem experiência em esporte adaptado, trabalhando como monitora do Programa Segundo Tempo - Esporte Adaptado (2012 - 2014). Atualmente tem se dedicado aos estudos em métodos de ensino nos esportes. Professora da Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Nayanne Dias, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduada no curso de Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Atividade Fí­sica e Saúde, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em esporte adaptado, trabalhando como monitora do Programa Segundo Tempo - Esporte Adaptado (2012 - 2014). Atualmente tem se dedicado aos estudos em métodos de ensino nos esportes. Professora da Rede Municipal de Cuiabá. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Elson Aparecido Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Graduado em Educação Fí­sica e Esporte: Métodos Contemporâneos de Ensino pela Faculdade Católica Rainha da Paz. Atualmente é mestrando do PPGEF/UFMT e dedica-se a estudos da área esportiva com ênfase em formação de futebolistas.

Layla Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Esportivo pela mesma institução. Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área com ênfase nos seguintes temas: Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Técnico e Tático dos Jogos Esportivos Coletivos e Esportes Individuais, Iniciação Esportiva, Esportes de Raquete, Educação Fí­sica Escolar, Avaliação de processos cognitivos relacionados ao esporte e Validação de testes psicométricos. Professora adjunto II e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica da UFMT. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Badminton. Lí­der do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE)

José Tarcí­sio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade de Passo Fundo (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Doutor em Educação: História, Polí­tica, Sociedade pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Fí­sica - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Educação e Educação Fí­sica com ênfase em História da Educação, Educação Fí­sica e esporte. Coordena projetos de pesquisa com os seguintes temas: educação fí­sica escolar, esporte, instituições educativas, ensino militar, processo civilizador e envelhecimento humano.

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Publicado
2019-01-20
Como Citar
Costa, J. E., Dias, N., Oliveira, E. A., Aburachid, L. C., & Grunennvaldt, J. T. (2019). A mulher em quadra: evidências contemporâneas do contato inicial com futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(41), 694-702. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/665
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original