Comparação estatística de competitividade de campeonatos nacionais de Futebol

  • Gustavo Fontoura de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal-RN, Brasil.
  • Luiz Ramiro Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil.
Palavras-chave: Equilíbrio, Competitividade, Futebol, Análise de agrupamentos, Clustering

Resumo

Introdução: Os Campeonatos de Futebol são disputados em quase todos os paí­ses do mundo e chamam a atenção pela disputa de tí­tulos em cada um deles. O Futebol é o esporte mais popular do mundo e muito dinheiro é movimentado em torno dele, contudo não é igualmente competitivo em todos os paí­ses. Objetivos: Neste artigo, aborda-se a competitividade de campeonatos nacionais de 12 paí­ses visando encontrar similaridades/diferenças entre eles. Amostra: A análise é feita com base em 60 campeonatos realizados 12 paí­ses selecionados segundo critério de desempenho. Considera-se, para cada país e ano, o campeão e o vice-campeão. Métodos: Define-se indicadores para a comparação, seleciona-se os indicadores e utilizando a técnica de clustering encontra-se grupos de similaridades. Resultados: Observa-se que existem três grupos de campeonatos, com respeito a competitividade. Em um deles, o menos competitivo, apresenta grande concentração de tí­tulos obtidos por apenas dois clubes. Conclusões: Através da análise de agrupamentos pode-se apresentar a formação dos grupos, na qual os resultados são similares a análise com o Top5.

Biografia do Autor

Gustavo Fontoura de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal-RN, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica e Estatí­stica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2017), graduação em Fí­sica pela Universidade Potiguar (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e aluno de doutorado da Eng. Biomédica da UFRN. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados, processamento de imagens coloridas, iluminação, estatí­stica aplicada e clustering.

Luiz Ramiro Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil.

Graduação em Estatística pela UFRN.

Referências

-Almeida, L. G. de; Oliveira, M. L. de; Silva, C. D. da. Uma análise da vantagem de jogar em casa nas duas principais divisões do futebol profissional brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 25. Num. 1. p. 49-54. 2011.

-Artuso, A. R. Análise do aproveitamento dos times no campeonato brasileiro a partir de uma distribuição normal. Revista Brasileira de Biomecânica, São Paulo. Vol. 25. Num. 4. p.49-63. 2007.

-Count, F. B. 270 million people active in football. FIFA Communications Division, Information Services, v. 31. 2006.

-Drummond, L.; Júnior, A. A.; Shikida, C. Campeonato brasileiro de futebol e balanço competitivo: uma análise do período 1971-2009. Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal of Soccer Science). Vol. 3. Num. 2. p. 73-87. 2013.

-Júnior, A. A.; Shikida, C.; Monasterio, L. Abrindo a “caixinha de surpresasâ€: Uma análise econométrica do futebol brasileiro. WorkingPaper (WP3). IBMEC/MG, 2003.

-Linden, R. Técnicas de agrupamento. Revista de Sistemas de Informação da FSMA. Vol. 1. Num. 4. p. 18-36. 2009.

-Michie, Jonathan, e Oughton, C. Competitive balance in football: Trends and effects. London: The sportsnexus, 2004.

-Seligman, E. Comparação entre os campeonatos de futebol brasileiro e italiano utilizando cadeias de markov. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

-Silva, C. D. d.; Moreira, D. G. A vantagem em casa no futebol: comparação entre o campeonato brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 10. Num. 2. p. 184-188. 2008.

Publicado
2018-12-18
Como Citar
de Souza, G. F., & Araújo, L. R. (2018). Comparação estatística de competitividade de campeonatos nacionais de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(40), 589-595. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/638
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original