Comparação das habilidades especí­ficas no futsal entre gêneros participantes da categoria sub-15 de uma cidade do sul de Santa Catarina

  • Marco Antonio Ricken Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica e Esportes pela Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ana Maria Vandressen Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rogério de Oliveira Medeiros Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica Plena pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e Pós-graduação em Organização Esportiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Roberto Almeida Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Sub-15, Habilidades especificas, Antropometria

Resumo

Objetivo: Comparar as habilidades específicas –chute, passe e condução de bola –das equipes sub-15 masculina e feminina de futsal da Comissão Municipal de Esportes de uma cidade do sul de Santa Catarina, além de relacioná-las com o perfil antropométrico. Materiais e Métodos: Foram selecionados 20 atletas de 12 a 14 anos de idade, sendo 08 atletas do sexo masculino e 12 atletas do sexo feminino, que frequentam regularmente os treinamentos. Foram coletados peso e altura corporais e, através de testes, foram verificados: o chute, o passe e a condução de bola no futsal. Para a avaliação do estudo, foi utilizado o teste “t” de Student para amostras independentes. Resultados: Na amostra, pode-se observar que, no perfil antropométrico, os dois grupos (masculinox feminino) obtiveram valores homogêneos de crescimento; nas habilidades específicas, houve diferenças significativas entre os sexos em relação ao chute (p=0,04); já no passe e na condução de bola, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas. Conclusão:Constatou-se que entre o sexomasculino e feminino só há diferenças significativas quanto ao chute.

Referências

-Andrade Júnior, J.R. O jogo do futsal técnico e tático na teoria e na prática. Curitiba. Editora Gráfica Expoente. 2000.

-Avelar, A. e colaboradores. Perfil Antropométrico e de Desempenho Motor de Atletas Paranaenses de Futsal de Elite. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 10. Núm. 1. p. 76-80. 2008.

-Barbieri, F.A.; Gobbi, L.T.B. Assimetrias Laterais no Movimento de Chute e Rendimento no Futebol e no Futsal. Motricidade. Vila Real. Portugal. Vol. 5. Núm. 2. p. 33-47. 2009.

-Barbieri, F.A. e colaboradores. Análise Cinemática da Variabilidade do Membro de Suporte Dominante e não Dominante Durante o Chute no Futsal. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Portugal. Vol. 8. Núm.1. p. 68-76. 2008.

-Barbieri, F.A. e colaboradores. Padrão Cinemático do Membro de Suporte no Chute Realizado com os Membros Dominante e não Dominante no Futsal. Revista Digital efdeportes.com, Buenos Aires. Argentina. Vol. 10. Núm. 91 2005.

-Cyrino, E.S. e colaboradores. Efeitos do Treinamento de Futsal Sobre a Composição Corporal e oDesempenho Motor de Jovens Atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm.1. p. 41-46. 2002.

-Dantas, P.M.S. e colaboradores. A Dermatoglifia do Futsal Brasileiro de Alto Rendimento. Fitness e Performance Jornal. Rio de Janeiro. Vol. 3. Núm. 3. p. 136-142. 2004.

-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de Incidência dos Gols em Equipes de Diferentes Níveis Competitivos na Copa do Mundo de Futsal. Revista Digital efdeportes.com Buenos Aires. Vol. 11. Núm. 101. 2006.

-Fernandes,F.A.; França, N.M. Desenvolvimento de Habilidades Específicas do Futebol em Jogadores Iniciantes. Educação Física em Revista. Brasília. Vol. 2. Núm. 2. 2008.

-Filho, L.A.O.R.; Alves, D.M. Análise do scout individual da equipe profissional de futebol do Londrina Esporte Clube no Campeonato Paranaense de 2003. Revista Treinamento Desportivo. Curitiba. Vol. 7. Núm. 1. p. 62-67. 2006.

-Fonseca, P.H.S. e colaboradores. Validação de Equações Antropométricas que Estimam a Densidade Corporal em Atletas Profissionais de Futebol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo. Vol. 13. Núm. 3. p. 153-156. 2007.

-Ganef, E. e colaboradores. Influência do Goleiro-linha no Resultado do Jogo de Futsal. Revista Brasileira de Futebol e Futsal, São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p.186-192. 2009.

-Gaya, A.; Silva, G. Projeto Esporte Brasil. Manual de Aplicação de Medidas e Testes, Normas e Critérios de Avaliação. PROESP-BR. Porto Alegre. 2007.

-Generosi, R.A. e colaboradores. Aspectos Morfológicos Observados em Atletas Profissionais de Futebol e Futsal Masculino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 10-20. 2009.

-Guia, N. e colaboradores. A Eficácia do Processo Ofensivo em Futebol. O Incremento do Rendimento Técnico. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 10. Núm. 69. 2004.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

-Martins, E.F. e colaboradores. Reprodutibilidade dos Testes de Condução, Chute, Passe e Recepção em Escolares Praticantes de Futsal. Revista Consciência Extensão. Montes Claros. Vol. 1. Núm. 1. p. 59-66. 2008.

-Moreira, D. e colaboradores. Abordagem Cinesiológica do Chute no Futsal e suas Implicações Clínicas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 12. Núm. 2. p. 81-85. 2004.

-Nascente, F.H.M. e colaboradores. Efeitos do Treinamento de Futsal em Atletas Juvenis sobre a Composição Corporal e Desenvolvimento da Potência dos Grupos Musculares dos Membros Superiores. Revista Brasileira de Futsal de Futebol. São Paulo. Vol. 1. n. 1. p. 44-52. 2009.

-Queiroga, M.R. e colaboradores. Perfil Antropométrico de Atletas de Futsal Feminino de Alto Nível Competitivo Conforme a Função Tática Desempenhada no Jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 7. Núm.1. p. 30-34. 2005.

-Ré, A.H.N. Desempenho de Adolescentes no Futsal: Relações com Medidas Antropométricas, Motoras e Tempo de Prática. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo. 2007.

-Santos, L.B. e colaboradores. Mulher no Esporte: uma Visão sobre a Prática no Futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.

-Voser, R.C. Iniciação ao futsal, abordagem recreativa. 3ª edição. Canoas. Ulbra. 2004.

Publicado
2012-01-25
Como Citar
Ricken, M. A., Vandressen, A. M., Medeiros, R. de O., Liberali, R., & Almeida, R. (2012). Comparação das habilidades especí­ficas no futsal entre gêneros participantes da categoria sub-15 de uma cidade do sul de Santa Catarina. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(6). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/62
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original