Jovens atletas e as mídias sociais: percepções e alterações no contexto esportivo

Guilherme Bagni, Kauan Galvão Morão, Renato Henrique Verzani, Afonso Antonio Machado

Resumo


As mídias sociais, trouxeram modificações no ambiente esportivo, sendo que seus efeitos ainda não são claros. Esta pesquisa possui como objetivo verificar como os atletas veem as relações entre o mundo do esporte e as novas mídias. Participaram deste estudo 211 atletas de 10 equipes, todos participantes de um campeonato de âmbito nacional da categoria sub-20. Os jogadores apresentaram média de idade de 18 anos (± 0,97) e tempo de prática médio de 9 anos (± 3,27). Como instrumento foi utilizado um questionário, desenvolvido especificamente para a finalidade de entender essas relações entre mídias sociais e atletas, composto por 4 perguntas abertas. A análise de conteúdo proposta por Franco (1994) foi utilizada para análise dos dados. Como resultados, grande parte dos atletas enxergam modificações positivas quanto ao surgimento das redes sociais. Os jogadores concordam que a concentração e a atenção podem ser prejudicadas pela utilização de aparelhos celulares, especialmente em momentos importantes da competição. Porém, não é bem vista pelos atletas a retirada dos aparelhos eletrônicos em períodos competitivos, pois os mesmos indicam que isso pode ter efeito negativo. Os aparelhos eletrônicos parecem facilitar a adaptação em diferentes cidades, principalmente em relação aos conhecimentos sobre a cidade. Notamos que diversas mudanças ocorreram no âmbito esportivo promovidas pelas novas mídias sociais, entretanto ainda não há um consenso quanto aos efeitos e possibilidades do uso dessas novas tecnologias. Assim, devemos ter atenção a tais alterações e buscar trabalha-las de modo que isso não prejudique ou tenha efeitos negativo na performance esportiva.

 

ABSTRACT 

Youth athletes and social media: perceptions and changes in the sports context

Social media has brought changes in the sports environment, and its effects are still unclear. This research aims to verify how the athletes see the relationships between the sport world and the new media. This study had as participants 211 athletes from 10 teams, all participants of a national championship of the under-20 category. The players presented mean age of 18 years (± 0.97) and average practice time of 9 years (± 3.27). A questionnaire was used in this research, which was developed specifically for the purpose of understanding these relationships between social media and athletes, composed of 4 open questions. The content analysis proposed by Franco (1994) was used to data analysis. As results, most athletes see positive changes in the emergence of social networks. Players agree that concentration and attention can be hampered by the use of mobile devices, especially at important periods of competition. However, it is not well seen by athletes to withdraw electronic devices during competitive periods, as they indicate that this may have negative effects. The electronic devices seem to facilitate the adaptation in different cities, mainly in relation to the knowledge about the city. We note then that several changes occurred in the sports sphere promoted by social media, however there is still no consensus regarding the effects and possibilities of the use of these technologies. Thus, we must pay attention to such changes and seek to work them in a way that does not hinder or have negative effects on sports performance.


Palavras-chave


Psicologia do Esporte; Futebol; Mídias Sociais

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