FIFA: Aspectos históricos, organizacionais e polí­ticos

  • Juliano Oliveira Pizarro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Carmen Silvia de Moraes Rial Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.
Palavras-chave: FIFA, História, Organização, Politíca

Resumo

Sendo o esporte um mecanismo cultural utilizado ao longo do século como incentivo à paz e à união dos povos, a FIFA possui um papel fundamental na sua organização em escala mundial. A presente pesquisa tem assim o objetivo geral de analisar e compreender o comportamento da FIFA na questão histórica de desenvolvimento e seus aspectos polí­ticos. Busca-se especialmente observá-la a partir dos anos 1990, devido ao contexto mundial globalizado e ao contexto interno ao qual fora submetido a organização durante a presidência do brasileiro João Havelange (1974-1998).

Biografia do Autor

Juliano Oliveira Pizarro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência Polí­tica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e graduando em Filosofia Licenciatura (EaD) pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou tutoria presencial de Inglês pela Rede e-Tec/IFSUL (Campus CAVG), estágio no Serviço de Assistência Judiciária da UFPel e monitoria de Direito Internacional Público - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC). Filiado à Associação Brasileira de Ciência Polí­tica, realiza pesquisas nas áreas de teoria polí­tica internacional e pós-colonialismo, com enfoque nas temáticas sobre governança global, soft power, decolonialidade latino-americana, futebol e economia polí­tica.

Referências

-Cruz, A. H. O. A virada econômica do futebol: observações a partir do Brasil, Argentina e uma Copa do Mundo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

-Darn, T. Reflexões sobre o território do futebol e a copa do mundo FIFA 2014 no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2011.

-Favero, P. M. Globalização, mercantilização e geopolítica do futebol. Monografia. Universidade de São Paulo. 2006.

-Fifa. Associations. Acesso em 14 de junho de 2017 em: <http://www.fifa.com/associations>. 2017.

-Fifa. Statutes. Acesso em 16 de junho de 2017 em: <http://www.fifa.com/mm/Document/AFFederation/Generic/02/58/14/48/2015FIFAStatutesEN_Neutral.pdf>. 2015.

-Giglio, S. S. COI x FIFA: a história política do futebol nos Jogos Olímpicos. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2013.

-Globo. Blatter é reeleito presidente da Fifa após desistência de concorrente. Acesso em 25 de junho de 2017 em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/05/blatter-e-reeleito-presidente-da-fifa-apos-desistencia-de-concorrente.html>. 2015.

-Globo. Blatter decide deixar presidência da Fifa e convoca novas eleições. Acesso em 25 de junho de 2017 em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/06/blatter-coloca-cargo-disposicao-e-sugere-novas-eleicoes-fifa.html>. 2015a.

-Keane, J. A Sociedade Civil: velhas imagens e novas visões. Lisboa: Temas e Debates. 2001.

-Leoncini, M. P.; Silva, M. T. Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Gestão e Produção. São Carlos. 2005.

-Magalhães, L. G. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense. 2013.

-Ramos, P. O. Por que a Fifa funciona? –Uma análise da organização internacional que controla o futebol no mundo. Monografia. Universidade de Brasília. 2011.

-Sugden, J. e Tomlinson, A. FIFA and the contest for world football: who rules the peoples’ game. Cambridge: Polity. 1998.

-Terra. Somos a organização internacional mais transparente do mundo, diz Valcke. <http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-das-confederacoes/somos-a-organizacao-internacional-mais-transparente-do-mundo-diz-valcke,c83b02a28b67f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. 2013. Acesso em 25/06/2017.

Publicado
2018-06-03
Como Citar
Pizarro, J. O., & Rial, C. S. de M. (2018). FIFA: Aspectos históricos, organizacionais e polí­ticos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(37), 186-192. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/569
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original