Perfil dos professores/técnicos das equipes de futsal masculino da categoria “a†dos jogos estudantis da primavera: um comparativo dos anos de 2013 com o ano de 2015
Resumo
Além de um formador desportivo, o professor/técnico é um formador educativo, ou seja, é um indivÃduo que desempenha um papel essencial no desenvolvimento da aprendizagem e no rendimento esportivo do praticante. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o perfil dos professores/técnicos de futsal masculino dos Jogos Estudantis da Primavera da cidade de Ponta Grossa-PR, nos anos de 2013 e 2015. Para tal foi utilizado um formulário de perguntas, juntamente com observações comportamentais. A amostra foi de 21 professor/técnico no ano de 2013, sendo 18 formados em Educação FÃsica três sem formação ou com formação em outras áreas; 15 com algum tipo de remuneração e seis não obtiveram qualquer remuneração realizando o mesmo papel; em relação ao gênero, 18 foram homens e três foram mulheres. Já no ano de 2015 a amostra foi de 19 professor/técnico, todos formados em Educação FÃsica; 16 com algum tipo de remuneração e três sem qualquer remuneração; em relação ao gênero 17 foram homens e duas mulheres. O que se configura como um fator motivacional na carreira de técnicos esportivos, não é exclusivamente o retorno financeiro, é o amor pela modalidade esportista trabalhada e a satisfação em formar atletas que os impulsiona a se dedicarem à carreira de professores/técnicos em competições estudantis.
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ABSTRACT
Coach profile of male futsal team from “A†category during the Spring Youth Games: A comparative between 2013 and 2015
Besides a coach, the professional is too a teacher, in other words, is an individual that action mainly in the growing of learning and in sports performance on athlete. The aim was investigated the profile of coaches of male futsal team during the spring youth games during the years of 2013 and 2015 in Ponta Grossa-PR. For that was used one inquiry form, in additional with a behavioral observation. The sample consisted of 21 coaches on year of 2013, this 18 were graduated in physical education and three not graduated or graduated in other area; 15 with some financial remuneration and six had not financial remuneration realizing the same work; 18 were men and three were women. In the year of 2015 the sample was 19 coaches, while graduated in physical education; 16 with same financial remuneration and three not financial remuneration; 17 were men and two were women. That mean a motivational factor on the sports coach career that not is specifically the money, and is the love to sports and the athlete’s development that encourages the coach in the school into in sports student competition.
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