Perspectivas para o Futebol Feminino: Um estudo a partir do Pelotas/Phoenix

  • Martina Gonçalves Burch Costa Universidade Federal de Pelotas-Pelotas, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Profissionalização, Pelotas/Phoenix, Futebol feminino

Resumo

O estudo realizado aborda algumas questões referentes a história do futebol feminino, aos problemas de gênero e a suas perspectivas de organização e profissionalização. Para realização deste estudo, utilizamos como referência empí­rica o clube Pelotas/Phoenix, da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. A metodologia seguiu os parâmetros das metodologias qualitativas, partindo de uma abordagem de estudo de caso. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com quatro atletas do atual grupo, mais uma entrevista com uma ex-atleta e outra com técnico da equipe e coordenador do projeto. Como conclusão, destacamos, principalmente, o fato de que apesar de ser possível identificar que nos últimos anos houve uma redução dos preconceitos de gênero no futebol feminino, ele continua sendo um esporte que está colocado à margem dos clubes, das federações e dos demais órgãos competentes. Desse modo, em curto prazo, ele terá dificuldades para conseguir se estruturar e se consolidar como um esporte profissional.

Referências

-Araújo, C.; e colaboradores. Estudo de caso. Métodos de Investigação em Educação. Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicologia.2008. Disponível em <http://grupo4te.com.sapo.pt/estudo_caso.pdf>

-Bardin.L. Análise de conteúdo. Ed 70. Lisboa, 2006.

-Benini, P.A.C. O Jogo da minha vida: histórias e reflexões de um atleta. São Paulo: Editora: texto editores. Leya. 2012.

-Carmona, L.; Poll, G. Almanaque do futebol. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2006.

-Fernandes, A. K. A história do futebol feminino na cidade do Rio de Janeiro. TCC de Especialização em futebol. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.1991. Disponível em: <http://www.sintrefutrj.com.br/historiafutfemininoandrea.pdf>. Acesso em: 10/08/2011.

-Goellner, S. V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 19. Núm. 2. p. 143 51. 2003.

-Martin, E. A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro. Garamond. 2006.

-Moura, E. J. L. As relações entre lazer, futebol e gênero. Dissertação de Mestrado em Educação Física. UNICAMP. Campinas. 2003.

-Mourão, L.; Morel, M. As narrativas sobre o futebol feminino: o discurso da mídia impressa em campo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 26. Núm. 2. p. 73-86. 2005.

-Oliveira, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3ª edição. Revista e Ampliada. Vozes. 2010.

-Rigo, L. C.; e colaboradores. Notas acerca do futebol feminino pelotense em 1950: um estudo genealógico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 29. Núm. 3. p. 173 -188. 2008.

-TeixeiraJunior, J. Mulheres no futebol, a inclusão do charme. Porto Alegre. Brasul Gráfic Editora. 2006.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Costa, M. G. B. (2016). Perspectivas para o Futebol Feminino: Um estudo a partir do Pelotas/Phoenix. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 379-386. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/502
Seção
Artigos: Edição Especial