Torcedores de clubes de Futebol da cidade de Florianópolis: perfil sociodemográfico e comportamental

  • Walan Robert Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Kamyla Thais Dias De Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • Helton Perereira De Carvalho Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • Thiago Emannuel Medeiros Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
Palavras-chave: Futebol, Torcedores, Esporte

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar os perfis sociodemográfico e comportamental dos frequentadores de estádios de futebol, associados ao seu time e às torcidas organizadas ou não. Foi aplicado um questionário que mensurou o perfil sociodemográfico e comportamental dos torcedores de futebol. Participaram da presente pesquisa 638 torcedores, com idade média de 29,5 (dp 12,4) anos, sendo 69,6% homens e 30,4% mulheres. Os resultados mostraram que torcedores mais velhos de forma geral têm melhores condições financeiras. Os torcedores organizados, seguido pelos torcedores associados possuem maior ví­nculo com o clube, além de serem os que mais consomem produtos relacionados ao clube. Ainda, os torcedores organizados foram os que mais se mostraram irritados após uma derrota do clube. Assim, conclui-se que quanto maior a ligação do torcedor com o clube, maior são seus gastos com o mesmo, além de uma maior quantidade e intensidade de emoções vinculadas a ele e a sua performance.

Referências

-Anjos, L. A. “Vôlei masculino é para homem”: representações do homossexual e do torcedor a partir de um episódio de homofobia. Revista Movimento. Porto Alegre. Vol. 21. Núm. 1. 2015.

-Bee, C.; Kahle, L. Relationship marketing in sports: A functional approach. Sports Marketing Quarterly. Vol. 15. Núm. 2. p. 102-110. 2006.

-Biscaia, R.; Correia, A.; Rosado, A. Perfil sociodemográfico e motivos do espectador de basquetebol. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 32. Núm. 2-4. p. 199-216. 2010.

-Braga, J. As Torcidas Uniformizadas (Organizadas) de Futebol no Rio de Janeiro nos anos 1940. Esporte e Sociedade. Vol. 5. Núm. 14. 2010.

-Critcher, C. Football since the war. In: Clarke, J.; Critcher, C.; Johnson, R. (Orgs.). Working class culture: Studiesin history and theory. Londres. Hutchinson. p. 161-184. 1979.

-Damatta, R. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982.

-Fagundes, A. F. A.; Veiga, R. T. Fatores que influenciam a satisfação dos torcedores na ida aos estádios de futebol no Brasil e sua intenção de retorno. In: Anais EnANPAD. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. ANPAD. 2013.

-Hansen, V. Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamento e sociabilidade. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Departamento de Educação Física. Setor de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Paraná. 2007.

-Hollanda, B. B. B. Torcidas organizadas no Brasil e na França: considerações preliminares para uma comparação. Razón y Palabra. Núm. 69. p. 1-18, 2009.

-Huizinga,J. Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. 6ªedição. São Paulo. Perspectiva. 2010. 243 p.

-Kowalski, M. Futebol: a esportivização do brasileiro. Viçosa. Ed. da Univ. Fed. de Viçosa. 2009.

-Lagemann, F. Análise do sentimento de segurança dos torcedores no estádio de futebol: um estudo a partir da instituição do JECrim no Estádio Olímpico Monumental. TCC de Bacharel em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010.

-Laraia, R.B. Cultura: um conceito antropológico. 24ªedição. J. Zahar. 2009.

-Lima, G. E. Estudo sobre a satisfaço e associação dos frequentadores da arena do Grêmio. TCC de Bacharel em Administração. Departamento de Ciências Administrativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014.

-Lopes, F. T. P.; Cordeiro, M. P. Torcidas organizadas do futebol brasileiro: singularidades e semelhanças com outros grupos de torcedores da América do Sul e da Europa. Revista Espaço Acadêmico. Núm. 104. p. 75-83. 2010.

-Mullin, B. J.; Sutton, W. A. Marketing Esportivo. 2ªedição. Porto Alegre. Artemd. 2004.

-Pimenta, C. A. M. Violência entre Torcidas Organizadas de Futebol. São Paulo em Perspectiva. São Paulo. Vol. 14. p. 122-128. 2000.

-Rinaldi, W. Futebol: manifestação cultural e ideologização. Revista da Educação Física /UEM. Maringá. Vol. 11. Núm. 1. p. 167-172. 2000.

-Rosenfeld, A. Negro, macumba e futebol. São Paulo. Edusp/Perspectiva. 1993.

-Rubio, K. O imaginário da derrota no esporte contemporâneo. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre. Vol. 18. Núm. 1. p. 86-91. 2006.

Publicado
2017-06-17
Como Citar
Silva, W. R., Freitas, K. T. D. D., De Carvalho, H. P., Medeiros, T. E., & Cardoso, F. L. (2017). Torcedores de clubes de Futebol da cidade de Florianópolis: perfil sociodemográfico e comportamental. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(33), 197-205. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/486
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original