Distribuição de pressão plantar no movimento de passe no futsal e comparação entre dois tipos de palmilhas em calçado de futsal

  • Aline Faquin Universidade de São Paulo
  • Fernando da Fonseca Faria Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Biomecânica, Futsal, Distribuição e pressão plantar

Resumo

Conhecer as cargas impostas ás estruturas do pé durante o movimento do passe, que ocorre com frequência no futsal, torna-se importante. Da mesma forma que a palmilha interna do calçado constitui um dos elementos que pode influenciar as cargas sofridas pelas estruturas do pé durante aquele movimento. Assim o objetivo do estudo foi descrever os picos de pressão plantar para o movimento do passe e comparar os picos de pressão entre dois modelos de palmilha. Participaram do estudo cinco atletas profissionais de futsal com tempo médio de prática de seis anos. Utilizaram-se dois modelos de palmilha. Palmilha A de EVA dublada em tecido poliéster com material extra de SBS na região do calcâneo e palmilha B do mesmo material contendo material extra de SBS nas regiões do calcâneo e metatarsos. A distribuição de pressão plantar foi determinada através de palmilhas sensorizadas capacitivas. Os atletas realizarem cinco movimentos de passe, para cada palmilha em ordem aleatória. As regiões dos metatarsos e dedos foram as que apresentaram os maiores picos de pressão plantar. Não houve diferença nos picos entre os dois modelos de palmilha avaliadas. As cargas impostas às estruturas anteriores do pé no passe devem ser consideradas e estudos biomecânicos devem estar incluí­dos ao se desenvolverem calçados esportivos.

Biografia do Autor

Aline Faquin, Universidade de São Paulo

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UDESC e é Doutora Ciências na área de Biodinâmica do Movimento Humano pela USP.

Referências

-Althoff, K.; Hennig, E. A comparison of futsal and outdoor soccer-consequences for footwear design. Footwear Science. Vol. 3. Supplement 1. 2011.

-Elis, E.; Streyl, M.; Linnenbecker, S.; Thorwesten, L.; Volker, K.; Rosenbaum, D. Characteristic plantar pressure distribution patterns during soccer specific movements. Am J Sports Med. Vol. 32. 2004. p. 140-145.

-Faquin, A. O calçado esportivo destinado à prática de futsal: avaliações mecânicas, biomecânicas e de percepção. Tese de Doutorado. USP-SP. São Paulo. 2012.

-Witana, C.; Goonetilleke, R.; Xiong, S.; AU, E. Effects of surface characteristics on the plantar shape of feet and subjects’ perceived sensations. Applied Ergonomics. Vol. 40. 2009. p. 267-279.

Publicado
2017-06-16
Como Citar
Faquin, A., & Faria, F. da F. (2017). Distribuição de pressão plantar no movimento de passe no futsal e comparação entre dois tipos de palmilhas em calçado de futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(33), 125-129. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/468
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original