Taxa de ocupação das arenas após a Copa do Mundo FIFA no Brasil: uma questão de Engenharia de Empreendimentos

  • Marco Antonio Campos Labore - DRh - FEC - Unicamp
  • André Munhoz de Argollo Ferrão Professor Livre Docente, Doutor, Engenheiro Civil, FEC-UNICAMP
Palavras-chave: Estádios de futebol, Copa do Mundo FIFA, Gestão de empreendimentos, Arenas esportivas, Industria de entretenimento

Resumo

No ano de 2014 o Brasil sediou o maior campeonato de futebol do mundo, a Copa do Mundo da FIFA, evento este que reuniu as 32 melhores seleções nacionais da atualidade num torneio aguardado com empolgação por todos os amantes do esporte mais popular do planeta a cada quatro anos. Para sediar este mundial o Brasil reformou (atualizou) ou construiu 12 estádios, que passaram a ser chamados de arenas, assumindo o perfil contemporâneo de grandes espaços de uso múltiplo. Todavia, alguns questionamentos remetem ao uso original desses espaços, qual seja, abrigar jogos de futebol. Sendo assim, qual teria sido a taxa de ocupação desses estádios (ou, arenas) no principal campeonato de futebol do paí­s logo após a Copa do Mundo? Este Trabalho apresenta o resultado de um levantamento feito com base nos dados oficiais da CBF para o campeonato brasileiro de futebol da primeira divisão. Os números não parecem animadores, mas dão mostras de que há meios de reverter o quadro e atingir em determinadas circunstâncias uma taxa de ocupação nas arenas semelhante àquelas verificadas durante o mundial. Para isso há que se proceder a um adequado plano de gestão do futebol, considerado um dos maiores negócios do esporte e da indústria de entretenimento no mundo todo.

Referências

-CBF. Confederação Brasileira de Futebol. Boletins financeiros das partidas Campeonato Brasileiro da Séria A. 2014. Disponível em: <http://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a/tabela/2014#.Va_pYflViko>. Acesso em: 22/07/2015.

-OESP. O Estado de São Paulo. Arenas ficam vazias 1 ano após a Copa. Esportes, D3, 12/07/2015.

-Argollo Ferrão, A. M.; Overa, A. F. Pacaembu: Patrimonio de Sao Paulo, templo del fútbol de Brasil. Abaco: Revista de Cultura y Ciencias Sociales. Gijón [España]. Vol. 2-3. Núm. 76-77. p. 99-106. 2013.

-Overa, A.F.; Argollo Ferrão, A.M.; Campos, M.A. Um Estádio Municipal do Pacaembu competitivo: propostas de reforma física e de gestão. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia -CONTECC 2014, Anais... Teresina [PI], 71a. SOEA, 2014. 4p.

Publicado
2016-10-23
Como Citar
Campos, M. A., & Ferrão, A. M. de A. (2016). Taxa de ocupação das arenas após a Copa do Mundo FIFA no Brasil: uma questão de Engenharia de Empreendimentos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(30), 280-285. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/426
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original