A obtenção e melhoria dos valores humanos por adolescentes de 14 a 17 anos, por meio do esporte, na modalidade basquetebol

  • Leonardo Salgado dos Santos Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos.
Palavras-chave: Educação física, Jogos desportivos coletivos, Valores humanos, Basquetebol

Resumo

Objetivo: verificar se os educandos através de avaliação externa e autoavaliação percebem alguma mudança com relação à obtenção e melhoria dos valores humanos citados e qual a importância desses valores para o seu cotidiano. Materiais e métodos: Nesse estudo participaram 10 adolescentes, estudantes da mesma Instituição de ensino, participantes dos treinamentos de basquetebol, participando de uma avaliação, onde tiveram um momento de autoavaliação, um momento de avaliação do educador e em um terceiro momento após conversa entre educador e educandos chegar a uma avaliação final, em instrumento adaptado a partir de outro utilizado pelo Instituto Passe de Mágica, no qual o educador participou do processo de elaboração do mesmo. Resultado: 100% dos educandos tiveram avanços na obtenção e melhora dos valores humanos estudados, através dos jogos aplicadosnos treinos, rodas de conversa e reflexão, apesar de alguns terem avanços todos evoluíram. Discussão: As novas tendências em Pedagogia do Esporte vêm para romper com os métodos tradicionais de se trabalhar e tratar o esporte. Os métodos utilizados no trabalho vão ao encontro daqueles utilizados nas Novas Tendências, proporcionando um ambiente vasto de possibilidades e situações, capazes de desequilibrar e causar tensões, para que o educando consiga resolver e superar as situações problema encontradas no jogo, em específico neste estudo, com atividades voltadas para a modalidade esportiva basquetebol. Conclusão: Os10 educandos avaliados perceberam mudanças em seus comportamentos após sua participação nos treinamentos e notaram a importância dos valores trabalhados e avaliados nos treinamentos da modalidade em que participam.

Biografia do Autor

Leonardo Salgado dos Santos, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos.

Professor de Educação Fí­sica, Licenciado e Bacharelado e Pós Graduado em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos.

Referências

-Castelani Filho, L. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo. Cortez. 2009.

-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação esportiva universal I, da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte. UFMG.1998.

-Paes, R. R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas. Editora ULBRA. 2001.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. Phorte. 2009.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
dos Santos, L. S. (2014). A obtenção e melhoria dos valores humanos por adolescentes de 14 a 17 anos, por meio do esporte, na modalidade basquetebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/286
Seção
Artigos: Edição Especial