Análise e caracterização de atletas e posições através das ações com bola no campeonato brasileiro de futebol série A 2013

  • Richard Dale Terrell Alves da Silva Universidade Gama Filho
  • Antonio Coppi Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Futebol, Posições, Ações com bola individuais, Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A 2013

Resumo

O Futebol é uma modalidade esportiva em constante evolução que necessita de muitos aspectos para que este processo continue. Um desses aspectos é a analise que está cada vez mais presente na literatura, ainda deixando muitas lacunas em diversos assuntos pertinentes, o objetivo deste estudo é verificar o tempo de posse de bola individual, caracterizar e diferenciar jogadores e posições através das ações com bola. A metodologia é composta pela amostra de trinta atletas de clubes de futebol profissional divididos em cinco posições. Esses atletas foram observados durante as partidas tendo suas ações com bola registradas e cronometradas. O tempo que um atleta fica com a bola é maior do que o tempo máximo dito em matéria jornalística. Em algumas posições a eficiência não foi a mesma exigida pela literatura, já as características técnicas apresentadas em ambos os lados foram semelhantes. O tempo que um atleta fica com a bola durante uma partida pode variar muito devido vários fatores. As características técnicas são praticamente as mesmas na teoria e demonstradas na prática.

Biografia do Autor

Richard Dale Terrell Alves da Silva, Universidade Gama Filho

Professor de Futsal e Futebol em Santos/SP

Referências

-Fox Sports Brasil. O Papel do Volante. Rio de Janeiro. Programa A Última Palavra. Quadro Fato em Foco. 2013.

-Roseguini, G. Esporte Espetacular compara o jogador de futebol com corredor velocista. São Paulo. Rede Globo de Televisão. Programa Esporte Espetacular. Quadro Ciência do Esporte. 2013.

-Santos Filho, J.L.A. Manual do Futebol. São Paulo. Phorte. 2002. p. 87-90.

-Scaglia, A.J. Escolinha de Futebol: Uma Questão Pedagógica. Rio Claro. Revista Motriz. Vol. 2. Num. 1. p. 40. 1996.

-Seabra, F. Identificação e análise de padrões de circulação da bola no futebol. Dissertação Mestrado em Educação Física. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

Publicado
2014-08-15
Como Citar
Alves da Silva, R. D. T., & Navarro, A. C. (2014). Análise e caracterização de atletas e posições através das ações com bola no campeonato brasileiro de futebol série A 2013. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(21). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/281
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original