A influência do futsal no desenvolvimento motor em adolescentes de 13 e 14 anos

  • Fábio Freitas UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano
Palavras-chave: Futsal, Coordenação motora, Desenvolvimento motor

Resumo

A pesquisa tem como objetivo comparar o desempenho motor em adolescentes de 13 e 14 anos de idade, praticantes e não praticantes de futsal. Justifica-se este trabalho no sentido de demonstrar a importância ou não da metodologia dos treinamentos da modalidade esportiva futsal e apresentar a importância da prática do futsal e sua contribuição para o desenvolvimento da coordenação motora de adolescentes de 13 e 14 anos. Dentre os instrumentos de avaliação encontra-se o teste de Coordenação Corporal (Körperkoordinationtest für Kinder - KTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). O teste KTK é composto por quatro atividades: equilí­brio retrocedendo, saltos monopedais, saltos laterais e transposição lateral. A amostra foi composta por 22 adolescentes de 13 e 14 anos, do sexo masculino. Foram dois grupos, os praticantes de futsal (grupo experimental) e os que não praticam o esporte (grupo controle). Ao analisar os resultados obtidos com a bateria de testes, os alunos do grupo experimental obtiveram desempenhos melhores em relação aos alunos do grupo controle. A Classificação dos alunos que não praticam futsal 9,1% foi classificada com coordenação normal, 27,3% insuficiência na coordenação e 63,6% com perturbações na coordenação motora. Porém, a classificação dos alunos que praticam a modalidade 54,5% enquadrou-se com coordenação normal e 45,5% com perturbações na coordenação. Sugerem-se mais pesquisas sobre o tema para que possam ser investigadas mais informações a respeito das modalidades esportivas e o desenvolvimento motor.

Biografia do Autor

Fábio Freitas, UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano

Graduado em Educação Fí­sica (Bacharelado), Educador Social - Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, Professor/treinador de futsal em projeto social para categorias de base, Instrutor de musculação, Idealizador de projeto social em exercí­cios fí­sicos orientados para terceira idade.

Publicado
2015-07-02
Como Citar
Freitas, F. (2015). A influência do futsal no desenvolvimento motor em adolescentes de 13 e 14 anos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(24), 158-164. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/279
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original