Análise das finalizações na fase final da liga futsal 2012

  • José Renato Bolsonaro Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Finalizações, Futsal, Jogos, Gols

Resumo

Introdução: A finalização é um importante indicador de desempenho, um dos três princí­pios operacionais de ataque dos desportes coletivos, e para estudar os parâmetros técnicos e táticos especifico do jogo de futsal se faz necessário a observação e análise do jogo antes durante e depois das partidas, permitindo as comissões técnicas detectar os pontos fortes e fracos dos adversários. Objetivo: a finalização é o objeto de estudo, tendo como objetivo analisar as finalizações em 6 setores da quadra. Materiais e Métodos: Foram analisados 6 jogos da fase final da Liga Futsal 2012 através de transmissões em tempo real do canal Sportv e utilizou-se um campograma elaborado no Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA-UFMG) dividido em 6 possí­veis zonas de finalização.Resultados: analisou-se inicialmente os aspectos como numero de jogos, total de finalizações e a eficêcia das finalizações. Posteriormente o aspecto tático que são os setores de finalização e os setores onde ocorreram os gols nas 6 partidas de futsal. Discussão: Registrou-se 28 gols em 358 finalizações e o setor 2 foi o que registrou maior numero de finalizações, e o setor 1 foi o setor da quadra ofensiva com menos finalizações porem com maior eficiência 13 gols em 44 finalizações. Conclusão: Concluindo assim que não a uma predominância de finalizações em um único setor havendo um equilí­brio entre os cinco setores ofensivos da quadra sendo o setor 1 o mais eficiente por parte dos atacantes.

Referências

-Carling, C. M. Handbook os soccer match analysis. Abringdon. Routledge. 2005.

-Chaves, B.C.; Costa, R.S.G. Caracterização das finalizações do jogo de Futsal: um estudo sobre a categoria sub-15. TCC Graduação. Centro Universitário de Belo Horizonte. Uni-BH. 2008.

-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na Copa do Mundo de Futsal. Revista Digital. Bueno Aires. Ano 11. 2006.

-Ferreira, P. Caracterização da finalização em equipas de futsal. Dissertação de Mestrado Instituto de Maia.1999.Disponível em: <http://www.futsalportugal.net/monograûa.pdf>. Acesso em: 10/09/2011.

-Greco, P.J.; Filho, E.F.; Gomes, M.V. Proposta científica para a observação e avaliação do handebol. In: Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol. Greco, P.J. (Org). Belo Horizonte. Health. p. 149-159. 2000.

-Irokawa, G. N. F. Caracterização das finalizações do jogo de Futsal: um estudo sobre a Copa do Mundo de Futsal FIFA 2008. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física. 2009.

-Lima, M. R. M. Perfil das finalizações no Futsal: um estudo do XXII Jogos da Juventude do Paraná. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.

Publicado
2015-07-02
Como Citar
Bolsonaro, J. R. (2015). Análise das finalizações na fase final da liga futsal 2012. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(24), 148-152. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/276
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original