Comparação dos í­ndices de flexibilidade, agilidade e força em escolares praticantes de futsal da região metropolitana de São Paulo antes e após um programa de atividade fí­sica

  • Rubem Machado Filho Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Escolares, Antropometria, Futsal

Resumo

O estudo teve como objetivos analisar e comparar a antropometria e as capacidades neuromusculares de meninas escolares de 11 a 13 anos, em ambos os gêneros das 5ª e 6ª séries de uma escola pública situada no município de Guarulhos (SP). A amostra foi constituída de 24 escolares e dividida em três grupos. Para a análise estatística foi utilizado para verificar a normalidade dos dados o teste de SHAPIRO WILK. Para os dados paramétricos foi utilizado o teste “t”, e para os dados não paramétricos foi utilizado o teste de WILCOXON. Adotou-se um nível de significância de 5%. Os dados foram processados no SPSS 13.0. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que os resultados apresentados pelas crianças, de modo geral, foram satisfatórios para manutenção da saúde.

Referências

-Almeida, G. T.; Rogatto, G.P. Efeitos do método pliométrico sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento em jogadoras de futsal. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Vol. 2. Núm. 1. p. 23-38. 2007.

-Barbanti, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 2ª edição. São Paulo.Manole. 2003.

-Estigarribia, R. C. Aspectos Relevantes na Iniciação ao Futsal. Disponível em: <http://www.pucrs.br/disciplinas/fefid/voser/artigo.pdf>. Acesso em 28/06/2013.

-Faigenbaum, A.D. Comparison of 1 and 2 days per week of strength training in children. Res Q Exerc Sport. Vol. 73. p. 416-424. 2002.

-Ferreira. J. S.; Ledesma. C. N. Indicadores de flexibilidade em escolares de 11 anos de idade de uma escola de Campo Grande-MS, Brasil. Disponível em http://www.efdeportes.com. Acesso em 29/06/2013.

-Gomes, A. C.; Machado, J. A. Preparação desportiva no futsal: organização do treinamento na infância e adolescência. Revista Treinamento Desportivo. Universidade Estadual de Londrina. Vol. 4. Núm. 1. 1999.

-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P. Influência da prática da atividade física em crianças e adolescentes: uma abordagem morfológica e funcional. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. Vol. 10. Núm. 17. p. 3-25. 1995.

-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P. Associação entre variáveis do aspecto morfológico e desempenho motor em crianças e adolescentes. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 2. Núm. 10. p. 99-112. 1996.

-Noll, M.; Sá, K. B. Avaliação da flexibilidade em escolares do ensino fundamental da cidade de Westfália-RS. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 123. 2008.

-Passos, W. S.; Alonso, L. A influência do treinamento de futsal na velocidade e agilidade de escolares. Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 129. 2009.

-Weineck, E. J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Phorte. 2004.

Publicado
2015-10-31
Como Citar
Filho, R. M. (2015). Comparação dos í­ndices de flexibilidade, agilidade e força em escolares praticantes de futsal da região metropolitana de São Paulo antes e após um programa de atividade fí­sica. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 355-359. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/227
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original