Relação entre despesas em formação de atletas das categorias de base do futebol e o desempenho esportivo de clubes cariocas em competição

  • Marco Antonio Ferreira dos Santos Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Rafael Simão Gonçalvez Programa de Pós-graduação em Gestão de Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Palavras-chave: Análise de desempenho, Análise de Jogo,, Atletas profissionais,, Formação de Atletas, Futebol

Resumo

O futebol é o esporte que figura como o mais popular, que possui maior audiência, e a maior movimentação financeira, por isto, passou a ser considerado negócio, do ramo de entretenimento com forte apelo comercial. Devido a altas cifras envolvidas em negociação de jogadores, a formação de atletas representa um dos ativos mais lucrativos dos clubes. O Brasil por ser a nação mais bem sucedida no futebol, tem um trabalho forte de formação de atletas, que é cercado de profissionais multidisciplinares que contribuem diretamente com a qualidade da formação de um atleta. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a existência de correlação, causas e efeitos entre investimento financeiro e performance esportiva de três clubes do Rio de Janeiro. Observando se a formação do atleta é mais lucrativa que a contratação de atletas profissionais pela ótica da performance desportiva em competição. Foi realizado uma pesquisa documental em demonstrações financeiras disponibilizada pelos clubes entre 2010 e 2021 em acesso público em seus websites. Foram selecionadas variáveis de despesas e receitas do departamento de formação de atletas, que foram submetidas a análises estatísticas inferenciais de normalidade, variância, correlação e efeito. Os resultados mostraram que existe correlação entre o investimento financeiro e o resultado desportivo, indicando que a formação de atletas é mais eficiente do que a contratação de atletas profissionais. Não houve efeito do investimento financeiro sobre o resultado desportivo dos clubes. Conclui-se que as equipes do Fluminense obtiveram o melhor resultado financeiro-desportivo em relação aos demais clubes analisados.

Referências

-Andrade, D. L. I. J.; Piva, T. A., Determinantes do desempenho esportivo dos clubes do futebol brasileiro. Revista intercontinental de gestão desportiva. Vol. 9. Núm. 3 p.49-66. 2019.

-Bellos, A. Futebol: O Brasil em campo. Ed. Zahar. 1ª edição. Rio de Janeiro. p.352. 2003.

-Barros, C. P., Assaf, A., Earp, F. S., Brazilian Football League Technical Efficiency: A Simar and Wilson Approach. Journal of Sports Economics. Vol. 11. Núm. 6. p.641-651. 2010.

-Câmara, H. C. R., Behavioral criterias used by coaches on evaluation of sportive performance of soccer players of base categories. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. p.125. 2009.

-Constantino, C. A. S. A Contabilização dos Jogadores de Futebol nas Sociedades Anônimas Desportivas. Tese de Mestrado em Ciências Empresariais. Faculdade de Economia. Universidade do Porto. 2009.

-Cruz, S. N. S. R. A.; Santos, L. L.; Azevedo, G. M. C. Direito desportivo resultante da formação: evidência empírica nos clubes portugueses e brasileiros. Revista Universo Contábil. Vol. 7. Núm. 1. p.122-143. 2011.

-Dantas, M. G. S.; Machado, M. A. V.; Macedo, M. A. S. Fatores Determinantes da Eficiência dos Clubes de Futebol do Brasil. VIII Congresso Anpcont, Rio de Janeiro. Anais VIII Congresso Anpcont. p.113-132. 2014.

-FIFA. Fédération International de Football Association, Circular nº. 769: Revised FIFA Regulations for the Status and Transfer of Player. 2001. disponível em < https://digitalhub.fifa.com/m/cb37201b05fe8f7/original/Regulations-on-the-Status-and-Transfer-of-Players-July-2022-edition.pdf> em 07/09/2022.

-Guimarães, M. B., Oliveira, A. M., Paoli, P. B., A prospecção do talento no futebol brasileiro: diagnóstico estrutural e financeiro do processo de captação de atletas. Editora Appris. 1ª edição. p 155. 2020.

-Guzmán, I.; Morrow. S. Measuring efficiency and productivity in professional football teams: evidence from the English Premier League. Center European jornal operations research. Vol. 15. p.309-328. 2007. https://doi.org/10.1007/s10100-007-0034-y

-Mattar, M. F. Na trave: O que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional. 1ª edição. Elsevier. p.135. 2014.

-Oldra, M. D.; Deparis, M. N.; Nez, E.; A formação de atletas torna um clube vencedor nas finanças e nos campos? Revista Panorâmica Online. Vol. 31. Núm. 1. 2020.

-Oliveira, A. S.; Martins, E. B., A relevância de investimentos em atletas: caso Ceará Sporting club na Série A. TCC de Graduação em Ciências Contábeis. Centro Universitário Fametro. Fortaleza. p.15-21. 2020.

-Pereira, A. G. C.; Júnior, A. C. B.; Kronbauer, C. A.; Abrantes, L. A. Eficiência técnica e desempenho econômico-financeiro dos clubes de futebol brasileiros. Revista Reuna. Vol. 20. Núm. 2. p.115-138. 2015.

-Silva, A. C. R. P. Metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade. UFBA. Faculdade de Ciências Contábeis. Atlas. 3ª Edição. Salvador, p.174. 2017.

-Szymanski, S.; Kuypers, T. Winners and losers: the business strategy of football. Viking, Londres. p.416. 1999.

Publicado
2023-02-26
Como Citar
Santos, M. A. F. dos, & Gonçalvez, R. S. (2023). Relação entre despesas em formação de atletas das categorias de base do futebol e o desempenho esportivo de clubes cariocas em competição. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 15(61), 53-70. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1319
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original