A prática do futsal feminino nas escolas públicas da cidade de Diamante-PB

  • Alana Simões Bezerra Centro Universitário de Patos - Unifip, Brasil.
  • Francisnadja Moreirra Barreiro Centro Universitário de Patos - Unifip, Brasil.
  • Fabian Queiroz Centro Universitário de Patos - Unifip, Brasil.
Palavras-chave: Futsal feminino, Gênero, Escolas Públicas

Resumo

Considerando que o futsal tem tido um crescimento significativo quanto a participação do gênero feminino, é um dos conteúdos da Educação Física e um dos esportes mais praticados no ambiente escolar. Há tempos que as mulheres já praticavam atividades físicas, hoje estão ganhando mais espaço entre os esportes que tem representação masculina. Objetiva-se verificar a participação do gênero feminino no futsal, nas escolas públicas da cidade de Diamante-PB. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de abordagem quantiqualitativa, participaram 60 alunas matriculadas nas escolas públicas da cidade de Diamante-PB, com idade entre 12 e 17 anos. Como instrumento utilizou-se um questionário semiestruturado com 7 questões objetivas e 2 subjetiva para verificar a participação do gênero feminino no futsal nas aulas de Educação Física das escolas públicas. Para a análise dos dados utilizou o Statiscal Package for the Social Sciences. Desta forma, os resultados mostraram que 90,0% das alunas participam das aulas de Educação Física e 85,0% participam da aula de EF quando é futsal. 71,7% responderam que nas escolas existe treinamento de futsal. Com relação ao esporte ministrado nas aulas de Educação Física, 100,0% afirmaram ser o futsal. 78,30% afirmaram não sofrer preconceito porque elas jogam futsal. Conclui-se que há a prática de futsal nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Diamante-PB, assim a prática desse esporte nas escolas públicas tem um papel importante, pois abre caminhos para que as meninas encontrem mais espaços no esporte, seja reconhecida e valorizada.

Referências

-Bastos, P. V.; Navarro, A. C. O futsal feminino escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Num.2. 2009. p. 144-162.

-Carvalho Filho, J. V. Metodologia do ensino do Futebol e futsal. Rio de Janeiro. Seses. 2017.

-Corrêa, L. S.; Silva, N. R. S.; Masullo, R. V. A percepção de meninas praticantes de futsal em relação ao preconceito sobre o sexo feminino na prática do esporte. Rev. Acta Brasileira do Movimento Humano. Vol.5. Num. 3. 2015. p. 1-9.

-Flores, D. S.; Silva, M. A. a participação do gênero feminino no futsal/futebol escolar da Cidade de Caxias do Sul. Do Corpo: Ciências e Artes. Caxias do Sul. Vol. 1. Num. 2. 2011.

-Jardim, J. G. Futsal feminino e educação: o que a experiência ensina?. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP. Campus de Presidente Prudente. São Paulo. 2013.

-Kotviski, J. C. Um estudo sobre a iniciação do futsal feminino na periferia de Curitiba. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol.5. Num. 18. 2013. p. 314-321.

-Moura, I. S. C.; Costa, G. C. T.; Moura, I. S. C.; Gomes, L. P. S. Prática do futsal na escola: motivação de adolescentes do sexo feminino. Revista port. Saúde e Sociedade. 2016. p. 156-168.

-Oliveira, A. B. O futsal sua história de criação e importância nas suas aulas de educação física. TCC de graduação. Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA. Ariquemes-RO. 2017.

-Santos, P. S. M.; Hirota, V. B. Futsal na Educação Física escolar: a participação das meninas. EFDeportes.com, Revista Digital. Num. 167. 2012.

-Santos, R. A.; Oliveira, A. F.; Wichi, R. B. As formas de preconceito no futebol feminino. Revista Digital Efdeportes. Buenos Aires. Num. 180. 2013.

-Silva, R. A. M. O futsal feminino na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Amazonas-UEA. Manaus-AM. 2015.

Publicado
2023-02-26
Como Citar
Bezerra, A. S., Barreiro, F. M., & Queiroz, F. (2023). A prática do futsal feminino nas escolas públicas da cidade de Diamante-PB. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(60), 541-546. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1297
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original