Análises dos gols em jogos da Liga Futsal 2011

  • João Paulo Shyodi Fukuda Programa de Pós-graduação Lato-sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Universidade Estadual de Londrina - PR
  • Wilton Carlos de Santana Programa de Pós-graduação Lato-sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Universidade Estadual de Londrina - PR
Palavras-chave: Futsal, Gol, Liga Nacional, Análise de jogo

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como aconteceram os gols nos jogos da Liga Futsal 2011. Para tal, foram identificados os contextos técnico-táticos que os originaram e em quais períodos do jogo aconteceram. A amostra foi composta por 78 gols (5,57 ± 2,56), retirados de quatorze jogos a partir das quartas de final. Para a realização da coleta, foram utilizados os vídeos dos jogos, obtidos através do sitedo canal de televisão Sport ea súmula oficial das partidas, disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Os dados foram anotados em planilhas elaboradas especificamente para a realização deste trabalho. Foi adotado o método quantitativo, descritivo observacional e os métodos estatísticos utilizados foram medidas de ocorrência, medidas de tendência central e medidas percentuais. Verificou-se que o ataque posicional, o contra-ataque, a bola parada e o jogo do linha-goleiro são responsáveis pela maior parte dos gols, respectivamente, 24,3%, 24,3%, 23,1% e 21,8%. Quanto ao período de incidência dos gols, 27% aconteceram no primeiro período, 14% no segundo, 21% no terceiro, 37% no quarto e 1% na prorrogação. A partir dos resultadosobtidos, concluiu-se que há um equilíbrio dos tipos de ataque (posicional, contra-ataque, bola parada e jogo do linha-goleiro) que originam gols e que estes ocorrem, sobretudo, nos últimos dez minutos do tempo regulamentar de jogo.

Referências

-Andrade Junior, J.R. O jogo de futsal técnico e tático na teoria e na prática. Curitiba: Expoente, 1999.

-Bello Junior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

-Cabral, F.S. Análise da origem dos gols do Grand Prix de Futsal 2010. Disponível em <http://www.futsaltotal.com.br/artigos/65-analise-da-origem-dos-gols-do-grand-prix-de-futsal-2010> Acessado em 10/01/2012.

-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na copa do mundo de futsal. Revista Digital, Buenos Aires, Ano. 11, Núm. 101, 2006.

-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, Vol. 1, Núm. 1, p. 57-64, 2001.

-Gaya, A. Desenhos metodológicos V: delineamentos do tipo ex post facto. In: Gaya, A (org.). Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed, 2008.

-Marchi, R.V.; Silva, C.E.O.; Scramin, L.R.R.; Teixeira, A.A.; Chiminazzo, J.G.C. Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal. Revista Conexões, Campinas, Vol. 8, Núm. 3, 2010.

-Saad, M.; Costa, C. Futsal: movimentações ofensivas e defensivas. 2ª edição. Florianópolis. Visual Books, 2005.

-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2ª edição. Campinas. Autores Associados, 2008.

-Velasco Tejada, J.; Lorente Peñas, J. Entrenamiento de base en fútbol sala: fundamentos teóricos e aplicaciones prácticas. Barcelona. Paidotribo, 2003.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Fukuda, J. P. S., & de Santana, W. C. (2012). Análises dos gols em jogos da Liga Futsal 2011. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(11). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/125
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original