Análise do desempenho tático de jogadores de futebol sub-17

  • Andrey Piegas Piffero Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Douglas Lubas Rodrigues Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Any Gracyelle Brum dos Santos Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Thais de Lima dos Santos dos Santos Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Esportes juvenis, Desempenho atlético

Resumo

O presente estudo, tem como objetivo analisar o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub 17 nas diferentes fases do jogo. A pesquisa foi realizada com 24 jovens atletas da categoria sub 17 de um clube de futebol amador de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O estudo caracterizou-se como descritivo de caráter quantitativo. Como instrumento para análise de dados do desempenho tático processual utilizou-se o sistema FUT-SAT, empregou-se na análise do desempenho tático processual a estatística descritiva (frequência, percentual, média e desvio padrão) e a inferencial (teste Qui-quadrado), com ní­vel de significância de 5%. Para a realização destas análises recorreu ao software Statistical Package for Social Science (SPSS). Com base nos dados encontrados, concluiu-se que os atletas meio-campistas têm maiores ações dos princí­pios táticos ofensivos, assim como, os defensores nos princí­pios táticos defensivos. Pode se inferir também, que os principais princí­pios táticos ofensivos desenvolvidos foram a Penetração pelos atacantes e os defensivos a Contenção pelos defensores.

Biografia do Autor

Andrey Piegas Piffero, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura desde o ano de 2018 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Uruguaiana; Atua na área de Esportes com ênfase no Futebol e Futsal, trabalhando principalmente os seguintes temas: Formação de atletas, ensino aprendizagem dos esportes.

Douglas Lubas Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura desde o ano de 2018 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Uruguaiana; Atua na área de Esportes com ênfase no Voleibol, trabalhando principalmente os seguintes temas: Formação de atletas, ensino aprendizagem dos esportes.

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015-2018); Cref/RS: 028789. Atua nas áreas de Ensino de Educação Fí­sica Escolar; Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Fí­sica e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Câmpus Uruguaiana; Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF); Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

Thais de Lima dos Santos dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde, Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens, Universidade Pitágoras (Unopar); Graduada em Licenciatura em Educação Fí­sica, Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Participante do Grupo de Estudo em Educação Fí­sica e Esporte; Participante do grupo de Estudo em Movimento e Ambiente.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003); especialização em Mídias na Educação (2004); mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013); Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa; Atua na área de EducaÃção Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde; Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Referências

-Barbanti, V.J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri. Manole. 2003.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 657-668. 2009.

-Costa, I. T. Análise do Comportamento Tático de Jogadores de Futebol através da aplicação do Teste “Gr3-3Grâ€, em dois períodos de jogo distintos. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 2. p. 3-11. 2009.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I.; Maia, J. Sistema de avaliação tática no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 69-84. 2011.

-Rocha, H. P. A.; Bartholo, T. L.; Melo, L.B.S.; Soares, A. J. G.; Jovens esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Motriz: Rev. Educ. Fis. Vol.17. Núm. 2. 2011.

-Silva, R. N. B. Desempenho tático de jogadores sub-15 do São Paulo Futebol Clube a partir do teste Fut-Sat. Educación Física y Deporte. Vol. 34. p.181-199. 2015.

-Duprat, E. Enseigner le football em milieu scolaire (collèges, lycées) et au club. Paris. Editions ACTIO. 2007.

-Frade, V. Entrevista. In Periodização Tática vs Periodização Tática. MBF. 2013.

-Garganta, J. Conocimiento y acción en el fútbol. Tender un puente entre la táctica y la técnica. Revista de Entrenamiento Deportivo. Vol. 15. Núm. 1. p.15-23. 2001.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Revista Digital. Buenos Aires. Año 8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Modelação táctica em jogos desportivos - A desejável cumplicidade entre pesquisa, treino e competição. In: Tavares, F.; Graça, A.; Garganta, J.; Mesquita, I. (Editores) Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Universidade do Porto. Faculdade de Desporto. 2008.

-Giacomini, D.S. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Rev. Port. Desp. Vol. 8. Núm. 1. p.126-136. 2008.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.

-Greco, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. p.210-212. 2006.

-Machado, J.C. Eficácia ofensiva e variabilidade de padrões de jogo em futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 27. Núm. 4. 2013.

-Oliveira, G. J. Conhecimento Específico em futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo de ensino-aprendizagem/treino do jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Portugal. 2004.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. A Gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz. Vol. 13. Núm. 1. p. 51-63. 2007.

-Sanfey, G. A. New directions in studies of judgmentet and decision making. Curr. Directions Psychological Sci. Decision Neuroscience. Vol. 16. p.151-155. 2007.

-Souza, C. R. B. C. Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 36. Núm. 1. p. 71-86. 2014.

Publicado
2021-05-09
Como Citar
Piffero, A. P., Rodrigues, D. L., Santos, A. G. B. dos, Santos, T. de L. dos S. dos, & Ilha, P. V. (2021). Análise do desempenho tático de jogadores de futebol sub-17. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(51), 690-696. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1024
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##