Perfil e perspetivas dos jogadores das categorias sub-13 e sub-15 dos clubes profissionais de futebol de campo da cidade de Pelotas-RS
Resumo
O futebol, fenómeno sócio-económico-cultural mundial, tem vindo a ser praticado por indivíduos de diversas faixas etárias com diferentes propósitos. Crianças e adolescentes cultuam o sonho de se tornarem jogadores profissionais de sucesso, obtendo estabilidade financeira e reconhecimento. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo verificar o perfil e as perspetivas decorrentes desta prática, em crianças e adolescentes jogadoras das camadas jovens sub-13 e sub-15 do futebol de campo da cidade de Pelotas/RS. A amostra foi constituída por 78 atletas dos 12 aos 15 anos, do sexo masculino, selecionados de forma intencional. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado e auto-aplicável, composto por 28 questões referentes ao perfil sócio-demográfico, formação desportiva inicial e perspectivas de futura carreira de jogador profissional. Os entrevistados possuíam idade entre 14 e 15 anos, mais de 72% possuía até 8 anos de estudo completos, 60,3% eram de cor da pele branca e a maioria advinha de famílias que viviam com até dois salários mínimos mensais. Quase a totalidade dos adolescentes pretende seguir a carreira de jogador de futebol profissional (97,4%) e as razões mais frequentes pelas quais os inquiridos para tal são gostar de jogar (46,6%), ter um bom futuro e dinheiro ajudar a família (15,0%) e concretizar o sonho de ser jogador (11%). As perspetivas destes rapazes são tornarem-se grandes jogadores de futebol profissionais, bem-sucedidos e famosos.
Referências
-Araujo, D.M.E.; Ferreira, M.V.N; Oliveira, W.R.S. Expectativas de crianças e adolescentes que frequentam escolinhas de futebol. Anais do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF).Departamento de Educação Física. UFPI. 2008.
-Moita, M.R. Um percurso de sucesso na formação de jogadores em futebol. Estudo realizado no Sporting Clube de Portugal-Academia Sporting/Puma. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2008.
-Damo, A.S. Do dom à profissão: Uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese de Doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005.
-Linhares, R.S.; Horta, B. L.; Gigante, D.P.; Dias-da-Costa, J.S.; Olinto, M.T.A. Distribuição de obesidade geral e abdominal em adultos de uma cidade no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 28. Num. 3. p. 438-447. 2012.
-Marques, M.O. Futebol: Perspectivas de inclusão e ascensão social. São Paulo. 2008.
-Marques, M.P.; Samulsky, D.M. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. Vol. 23. Num. 1. p. 103-119. 2009.
-Moraes, L.C.; Rabelo, A.S.; Salmela, J.H. Papel dos pais no desenvolvimento de jovens futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 17. Num. 2. p. 211-222. 2004.
-Oliveira, R. Lesões nos jovens atletas: conhecimento dos factores de risco para melhor prevenir. Revista portuguesa de fisioterapia no desporto. Vol. 3. Num. 1. p. 33-38. 2009.
-Pimenta, C.A.M. O sonho na sociedade contemporânea: juventude e futebol. Revista Ponto-e-vírgula. Vol. 11. Num. 3. p. 112-129. 2008.
-Rabelo, A.S. O papel dos pais no desenvolvimento de jovens atletas de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2002.
-Rodrigues, F.X.F. Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogador de futebol no Brasil. Sociologias. Vol. 11. Num. 6 p. 260-299. 2004.
-Rosito, E.L. Níveis de ansiedade traço-estado em jogadores de futebol das categorias de base de clubes profissionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.
-Souza, E.A. A presença do futsal na formação inicial de jogadores de futebol. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação. Pelotas. Universidade Federal de Pelotas. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).